sexta-feira, fevereiro 09, 2007

Emissão 11 - 08/02/2007

1ª Hora
[Os novos projectos da MTP, entrevista e espaço "Músicas do Mundo"]

- Chuchurumel - Canção das Maias [Posta Restante (2007) - demo]
- Nem Truz Nem Muz / Fernando Guerreiro - Calmaria [Guitarra Só (2006)]
- Chamaste’mo - Nevoeiro [A inocência da noite (2002)]
- Uxu Kalhus - Sariquité [A Revolta dos Badalos (2006)]
- Lumen - Mar de Chuva Dançante [Fogo Dançante (2006)]

Entrevista com Ricardo Coelho dos Lumen

- Lumen - Ska Celta [Fogo Dançante (2006)]
- Malicanti - Oi Rosa [Sonidos del Málaga EurofolkJ’06 (2006)]
- Naragonia - Le beau Rosier [Tandem (2006)] - Sugestão Rodobalho
- Damadaká - Madonna de la Grazia [Sonidos del Málaga EurofolkJ’06 (2006)]

2ª Hora
[Música portuguesa, notícias, crónica e agenda]


- Terrakota - La Cuchara del Poder [??? (2007)]
- Galandum Galundaina - Se Tou Pai me Dera [Modas i Anzonas (2005)]
- Emiliano Toste - S. Gonçalo [Andanças do Mar (2002)]
- Dulce Pontes - Resineiro [O Coração Tem Três Portas (2006)]
- Brigada Victor Jara - Cantiga Bailada [Ceia Louca (2006)]

Crónica com Hugo Natal da Luz, doutorando em física, músico e elemento do GEFAC e dos Quarto Minguante

- Minela e Moz Carrapa - Mágoas Tamanhas [Voz e Guitarra (1997)]
- Sérgio Godinho - Marcha Centopeia [Ligação Directa (2006)]

--------------------------------------------

NOTÍCIAS

- Novo trabalho dos NEM TRUZ NEM MUZ chamado "Guitarra Só" que mostra que há ainda muito que explorar na potencialidade da Guitarra Portuguesa, e que um instrumento que se quer vivo, tem que sofrer alterações, tem de se actualizar ao nível do repertório, e tem de deixar de ser um instrumento apenas nacional para se tornar num instrumento conhecido e tocado internacionalmente.
- Curso Mensal de Concertina com o formador Artur Fernandes marcado para este fim-de-semana 10 / 11 Fevereiro 2007 inscrições abertas para os blocos: sábado 10 Fev tarde (14h30 – 17h30) domingo 11 Fev manhã (9h30 – 12h30). Organização d’ORFEU.
- JÚLIO PEREIRA está a preparar o seu próximo concerto e durante este mês (Fevereiro) fará um casting para voz feminina. Jovem cantora, urbana, (mas sem voz urbana...). Não é importante o género musical de onde venha. O mais importante dos requisitos: gostar da nossa música tradicional. E das outras... e das que não são! Enviar: nome, idade, foto, experiência, disponibilidade, se possível um mp3 e contacto para: vozcasting@gmail.com.
- Na passada segunda-feira (dia 5 de Fevereiro), os prémios da BBC Rádio 2, os “folk awards” da BBC Rádio 2, foram atribuídos os prémios de 2007 referentes a mais de uma dezena de categorias.
- Os DERVISH que abrilhantaram por diversas vezes festivais folk em Portugal foram escolhidos pela televisão RTÉ para representar a Irlanda nesta 52ª edição de um festival cuja grande final se realiza a 12 de Maio em Helsínquia que já teve como vencedores os “techno-folkers” belgas URBAN TRAD. A banda de CATHY JORDAN pode conquistar pela oita vez o troféu ganho o ano passado em Bucareste pela Finlândia, com a canção “Hard Rock Hallelujah”, pelo grupo de hardrock LORDI.
- Os YAGS DOGS ROAD SHOW estarão em Portugal a 3 de Março no Centro de Artes e Espectáculos de Portalegre, no dia 8 de Março na aula Magna da Universidade de Lisboa e nos dias 9 e 10 de Março no Theatro Circo em Braga. Um dos mais fabulosos espectáculos de circo-cabaret do mundo. Um espectáculo sensual e de risco. Mais informações em www.yarddogsroadshow.com.
- A editora Farol, reedita no próximo dia 19 de Fevereiro, uma antologia de trinta temas da carreira de JOSÉ AFONSO, abrangendo desde a canção de Coimbra à de intervenção política. O alinhamento da edição original, note-se, foi do próprio ZECA AFONSO.
- No próximo dia 23 de Fevereiro, a editora alemã Asphalt Tango edita “Queens And Kings”, da FANFARE CIOCARLIA. Depois de terem efectuado em 2006 uma digressão de 7 espectáculos por Portugal, é provável que voltemos a ver esta “brass band” no nosso país, este ano.
- A editora belga Crammed Discs prepara-se para editar, no final do mês de Março, o terceiro álbum de originais da brasileira residente em Nova Iorque BEBEL GILBERTO. De acordo com o site da editora de MARC HOLLANDER, a filha de JOÃO GILBERTO deverá apresentar “Momento” num concerto a realizar em Lisboa, no próximo dia 16 de Abril, em local a definir.
- O Município de Sines apresenta um dos programas mais interessantes de celebração do 25 de Abril. Na noite de 24 para 25, a Av. da Praia recebe, a partir das 22h30, os TOQUES DO CARAMULO (que se preparam para editar este ano um registo ao vivo) e a luso-cabo-verdiana LURA (que lançou o ano passado o seu segundo álbum “M’Bem Di Fora”).

--------------------------------------------

AGENDA

9 de FEV – O GRUPO DE GAITAS DE ESPIRAL de Braga na Feira/Mostra "Terras Do Vez - Sabores e Tradições" no Centro de Exposições - Arcos de Valdevez;
GALANDUM GALUNDAINA no Cine-Teatro São Pedro em Águeda, pelas 21h30;
MOÇOILAS no Auditório da Escola Padre António Macedo, Vila Nova de Santo André, pelas 21h30;
ALFA ARROBA no Salão Brazil em Coimbra, pelas 22h;
O’QUESTRADA na Fnac de Coimbra, pelas 22h.

10 de FEV - ALFA ARROBA no Ateneu de Leiria, pelas 21h30;
BAILEBURDIA na Passos no Ar – Escola de Danças (Castêlo da Maia), pelas 17h;
SEGUE-ME À CAPELA na Fnac de Coimbra, pelas 22h;
ENCORES no Centro Cultural do Cartaxo, pelas 22h.

11 de FEV - ALFA ARROBA no Teatro da Luz (Lisboa), pelas 17h30.

15 de FEV - OLÍVIA BYNGTON no Centro Cultural de Belém, pelas 21h.

André Moutinho