domingo, março 18, 2007

Notícias e Agenda - Ponto de situação

Ainda não é esta próxima quinta-feira que voltaremos às emissões regulares do "Canto Nómada", mas não é por isso que não estamos atentos, informados e actualizados sobre os assuntos da MTP e afins. Assim, apresentamos as notícias da semana e a agenda actualizada. Voltamos já... prometemos!
Notícias
- Os BANDA LARGA estarão em Itália. Começemos pelo princípio: faz-se com cinco pessoas (quatro músicos e uma actriz) e vai mostrar as nossas tradições da Quaresma em Itália, no evento "Canti di Passione". A Banda Larga, formada por Celso Bento e Luísa Correia (dos Diabo a Sete), César Prata (de Chuchurumel e Cantigas do Ceginho), Julieta Silva (dos Chuchurumel e Diabo a Sete) e a actriz Dulce Silva, vai entoar, em dois concertos, nos dias 31 de Março e 1 de Abril, martírios, encomendações das almas, xácaras e alvíssaras. "Canti di Passione" realiza-se na região de Salento (mesmo no salto da bota), entre 25 de Março e 1 de Abril. Ao longo desses dias haverá oportunidade para assistir a palestras, exibição de filmes e diversos concertos com outros grupos italianos, espanhóis e gregos. Todas as informações na página oficial do evento.
- Os concertos "Spring Experience" são um ciclo de espectáculos de entrada livre a decorrer entre os meses de Março e Junho, todas as segundas-feiras, pelas 22h30 no Arena Lounge do Casino Lisboa. Por exemplo, já dia 9 Abril, os convidados serão os DAZKARIEH.
- Tudo leva a crer que vai ser um ano em grande para os DAZKARIEH. Depois de terem começado o ano nos Açores, em Ponta Delgada, fazem agora as malas para actuarem em alguns dos mais importantes festivais de música folk de todo o mundo, continuando assim a divulgar o seu último trabalho “Incógnita Alquimia”, editado pela Hepta Trad e já com distribuição assegurada no Reino Unido, Polónia e Canadá.
- Os fantásticos UXU KALHUS têm já o seu primeiro vídeo-clip pronto, retirado do recente trabalho "A Revolta dos Badalos" e cuja faixa escolhida foi a "Erva Cidreira". O vídeo foi realizado pelo artesão do vídeo e afins Tiago Pereira e pode ser aqui visionado.
- No próximo fim-de-semana mais uma bela iniciativa, desta feita em Castro Laboreiro. Falamos de BAILOBANDO a realizar já nos próximos dias 24 e 25 de Março e que terá muita música, dança, oficinas, passeios pedestres e bailes. Todo o programa tem um objectivo: a preservação do Lobo Ibérico. A não perder...
- O cantor, compositor e guitarrista cabo-verdiano TITO PARIS edita o seu novo álbum, "Acústico", dia 26 deste mês. O álbum, gravado ao vivo na Aula Magna da Universidade de Lisboa inclui os temas «Sôdade», «Morna PPV», «Estrela Linda», «Febre di Funáná», «Nha Sina», «Ondas Di Bô Corpo», «Que Vida», «Victor», «Otília/Otilio» e «Poema Tropical» e ainda três bónus gravados em estúdio: «Tcapêau di Pdia», «Xandinha» e «Galo Bedjo». Tito Paris participou, como instrumentista e/ou produtor, em álbuns de Bana, Cesária Évora ou Maria de Barros. Com sete álbuns em nome próprio, centenas de concertos em todo o mundo, Tito Paris está agora ligado à editora holandesa World Connection, cada vez mais a casa de acolhimento de vários cantores e músicos portugueses ou de expressão portuguesa como Mariza, Sara Tavares, Tété Alhinho, Waldemar Bastos, Mário Pacheco e Jorge Fernando (Fonte: Raízes e Antenas).
- "Vinho dos Amantes" é o novo álbum de JANITA SALOMÉ. Neste disco, inteiramente dedicado à temática do vinho, o cantor e compositor alentejano é acompanhado pelos pianistas Ruben Alves, João Paulo Esteves da Silva e Ricardo Dias, os guitarristas Mário Delgado e Fernando Abreu, Hugo Marques nas percussões, Yuri Daniel no baixo eléctrico e contrabaixo, Daniel Salomé no clarinete, Vitorino no acordeão e Jacinto Santos em tuba, com participações vocais de Carlos Mota de Oliveira e de Vitorino, Jorge Palma, Rui Veloso e Zé Carvalho nos coros. (Fonte: Raízes e Antenas).
- A edição deste ano do encontro de tocadores de instrumentos tradicionais TOCAR DE OUVIDO decorre de 28 de Abril a 1 Maio no Espaço Celeiros, em Évora, com organização da Pé de Xumbo, da Associação D'Orfeu e da Associação Gaita-de-Foles. Este «encontro de velhos e novos tocadores, tendo por base a música tradicional portuguesa» pretende «uma passagem directa daquilo que são músicas tradicionais e técnicas instrumentais contidas nos repertórios dos tocadores mais antigos, para músicos mais novos, que possam de alguma maneira dar continuidade às tradições musicais das várias regiões e instrumentos», consistindo o encontro, principalmente, «em sessões de trabalho entre músicos (oficinas de instrumentos), feira de construtores de instrumentos, conversas e apresentações dos instrumentos e bailes abertos ao público», havendo ainda filmes e actividades para crianças. Este ano há oficinas de gaita-de-foles, bombo, de concertina, de flauta de tamborileiro, de flauta travessa, de rabeca chuleira e de viola campaniça.
- A cantora SARA TAVARES continua a efectuar durante este mês de Março a sua primeira digressão nacional de apresentação do álbum "Balancê", com concertos já no dia 24 no Cine Teatro de Estarreja e dia 27 no Cinema S. Jorge, em Lisboa. Depois, durante a Primavera e Verão, Sara Tavares actuará em concertos e festivais em Itália, Suécia, Noruega, Holanda, Alemanha, Polónia e Itália. Sara Tavares é acompanhada por uma banda que inclui o guitarrista e cantor com frutuosa carreira em nome próprio Boy Gê Mendes e o discreto mas seguríssimo baterista N'dú.
- O Cinema São Jorge em Lisboa recebe no próximo dia 23 de Março a iniciativa “Canções Pelo Iraque”. Uma espécie de “tomada de posição” contra a ocupação norte-americana do Iraque promovida pela secção portuguesa do Tribunal Iraque e da Associação Abril que irá contar com as presenças de JOSÉ MÁRIO BRANCO, FAUSTO, JORGE PALMA, PAULO DE CARVALHO, PEDRO ABRUNHOSA, LUÍS REPRESAS, CAMANÉ e PACMAN (dos DA WEASEL). O objectivo desta noite de duas horas (em que cada artista deverá interpretar três a quatro canções), apresentada por RITA BLANCO e JORGE SILVA MELO, “não é fazer do espectáculo um discurso político sobre a guerra, mas alertar para os aspectos mais gravosos do conflito, as consequências humanitárias”. (Fonte: Crónicas da Terra).
- A RONDA DOS QUATRO CAMINHOS prepara-se para editar novo disco, já no próximo mês de Abril. “À Beira do Sul”, registo que une as paisagens musicais das regiões do Alentejo e da Beira-Baixa, não é nova super-produção inicialmente planeada para suceder a “Terra de Abrigo”. Mas é, também, mais um álbum do grupo repleto de convidados: ADUFEIRAS DE MONSANTO, CORO POLIFÓNICO “EBORAE MVSICA” e os Grupos Corais CANTARES DE ÉVORA e GUADIANA de Mértola, para além de um quarteto clássico de cordas.
“À Beira do Sul” é o resultado de uma série de espectáculos realizados no âmbito do Projecto 3 Culturas, desenvolvido em parceria com as Câmaras Municipais de Évora, Idanha-a-Nova e Mértola, que promoveu cerca de uma centena de iniciativas culturais nestes três concelhos, durante o ano transacto. (Fonte: Crónicas da Terra).
AGENDA [Actualizada]
20 de MAR - BALL-DADO - BOURRÉE no Café Teatro "A Comuna", Praça de Espanha (Lisboa), pelas 21h.

22 de MAR - ENCONTROS DE MÚSICA & DANÇA no espaço da Pédexumbo, Espaço Celeiros (Évora), pelas 22h.

23 de MAR - KRONOS QUARTET no Centro de Artes e Espectáculos em Portalegre, pelas 21h30;
"Fête de la Francophonie 2007" concerto com MARIA RADUCANU no Instituto Franco-Português (Lisboa), pelas 21h30;
"Canções pelo Iraque" com JOSÉ MÁRIO BRANCO e AMIGOS no Cinema S. Jorge (Lisboa), pelas 21h.
24 de MAR - SARA TAVARES no Cine-Teatro de Estarreja, pelas 21h30;
ALFA ARROBA no 1º Encontro Ibérico de Educação Ambiental, na Escola Superior Agrária de Coimbra, pelas 19h e no Salão Brazil, pelas 23h;
COMVINHA TRADICIONAL no Teatro da Vilarinha no Porto, pelas 22h.
27 de MAR - SARA TAVARES no Cinema S.Jorge em Lisboa, pelas 21h30.
André Moutinho