domingo, maio 27, 2007

Emissão 18 - 24/05/2007

1ª Hora
[Os novos projectos da MTP, entrevista e espaço "Músicas do Mundo"]

- MODERNIÇA - Ribeira Vai Cheia [Maquete (2006)]
- INTERVENÇÕES SOBRE O CANTE TRADICIONAL - Florentina [Cantarolices (2004)]
- PÉ NA TERRA - Chapeloise [Maquete (2006)]
- UXU KALHUS - Mat’aranha [A Revolta dos Badalos (2006)]
- NEM TRUZ NEM MUZ - Alegria [Místico (2007)]
- BANDA FUTRICA - Canarinho [Com Zeca no Coração (2007)]

Entrevista com Santos Simões da BANDA FUTRICA

- BANDA FUTRICA - Que Amor Não me Engana [Com Zeca no Coração (2007)]
- LUAR NA LUBRE - Domingo Ferreiro [Saudade (2005)]
- GALANDUM GALUNDAINA - Cirigoça [L Purmeiro (2003)] - Sugestão Rodobalho
- BELLOWHEAD - Hopkinson's Favourite [Burlesque (2002)]
- OFICINA ZOE - Canuscu na Carusa [Terra (1993)]

2ª Hora
[Música portuguesa, notícias, crónica e agenda]

- TOCÁNDAR - O Pôr-do-sol a Nascer [Tocándar (2004)]
- PEDRO BARROSO - A Mesa [Navegador do Futuro (2004)]
- MAIO MOÇO - Deita Pra Cá Esse Adufe [Canto Maior (2002)]
- ADIAFA - Ó Ana, Ó Ana, Ó Ana [Ó Ana, Ó Ana, Ó Ana (2004)]
- AMÉLIA MUGE - Chamaram-me Cigano [Maio Maduro Maio (1995)]
- TROVAS AO VENTO - Laurinda D’Airo [Moinhos de Vento (2004)]

Crónica do realizador e videasta Tiago Pereira


- QUADRILHA - Vade Retro Satanás [Deixa Que Aconteça (2006)]
- ROLDANA FOLK - Cirigoça [Gincana (2005)]
- GAITEIROS DE LISBOA - Chamarrita do Pico [Sátiro (2006)]

--------------------------------------------

NOTÍCIAS
- A 9ª edição do Festival Músicas do Mundo de Sines - que decorre de 20 a 28 de Julho já foi oficialmente apresentada e acontecerá como sempre em Porto Covo e, em Sines, no Castelo, na Avenida da Praia e no Centro de Artes. Com organização da Câmara Municipal de Sines, a programação do FMM deste ano inclui concertos dos GALANDUM GALUNDAINA (Portugal), RÃO KYAO & KARL SEGLEM (Portugal/Noruega), LULA PENA (Portugal), BELLOWHEAD (Inglaterra), CARLOS BICA & AZUL (Portugal/Estados Unidos/Alemanha), entre muitos. E ainda há uma exposição de fotografia, um ciclo de cinema dedicado, conversas com alguns dos artistas presentes e workshops para crianças coordenados, também, por alguns dos artistas! Mais informações no site http://www.fmm.com.pt/
- A 4ª edição do Festival MED de Loulé apresenta o melhor cartaz de todas as que até agora se realizaram, com concertos de importantes grupos e artistas vindos de variadíssimas zonas do globo e não só da baía do Mediterrâneo, mote do primeiro do festival. De 27 de Junho a 1 de Julho, a zona do antigo castelo de Loulé acolhe concertos de SARA TAVARES (Portugal/Cabo Verde), NATACHA ATLAS (Bélgica/Egipto), DJ SHANTEL (Alemanha), TINARIWEN (Mali), VINICIO CAPOSSELA (Itália), L´HAM DE FOC (Espanha), entre outros. Mais informações http://www.festivalmed.com.pt/.
- Os PÉ NA TERRA foram os vencedores do primeiro concurso Folk & Roll, que decorreu no passado domingo à noite no espaço portuense Contagiarte. Justos vencedores, diga-se, em decisão unânime do júri. Assim como unânime foi o segundo prémio, para os PULGA NA PALHA. Os Pé na Terra farão uma actuação no Festival Granitos Folk e tiveram direito a um cabaz de produtos biológicos.
- A "Oficinas do Convento" transformará, uma vez mais, a paisagem do moinho do Ananil (Montemor-o-Novo) nos próximos dias 1, 2 e 3 de Junho com a 3ª edição do eventocultural ANANIL. A programação já está definida e promete ser bastante estimulante ediversificada. Conta com exposições no interior do moinho, show room paraa exibição de trabalhos em vídeo, concertos de pequeno e grande formato,DJ’s e VJ’s no espaço tenda, performances e instalações/intervenções noespaço. De destacar a presença já confirmada dos ENA PÁ 2000, TROPICAL ROOTS, TCHAKARÉ KANYEMBÉ, KUMPANIA ALGAZARRA, entre outros. Para consultar a programação visite www.ananil.com.
- "Oba Train" dos TERRAKOTA é o primeiro álbum a ser editado pela Gumalaka e chega às lojas na próxima segunda-feira. A Gumalaka surge da união de esforços entre a editora Matarroa e a Radio Fazuma. Sendo ambas as entidades referências ao nível da música independente nacional, dentro de áreas mais ou menos específicas, da simpatia existente ao nível musical surgiu a amizade, sendo de certa forma espontânea (e extremamente rápida), a ideia de união de esforços entre ambas. O objectivo da Gumalaka é a edição de música independente de cariz enrolado, tendo sempre como missão prioritária, o prazer de divulgar música e artistas que, de outra forma, dificilmente conseguiriam ver a sua arte exposta. Este 3º álbum de originais dos Terrakota é uma viagem musical pelos diversos trajectos da viagem do Oba Train, cheio de sons quentes com tempêro africano que vai passando por diferentes estados de espírito da sua tripulação.
André Moutinho