domingo, abril 29, 2007

Emissão 16 - 26/04/2007

1ª Hora
[Os novos projectos da MTP, entrevista e espaço "Músicas do Mundo"]

- Lúmen - Alquimia da Lua [Fogo Dançante (2006)]
- Mandrágora - Contra a Noite [Mandrágora (2005)]
- Mu - Vinavata [Mundanças (2005)]
- Quarto Minguante - Nossa Senhora da Graça [Ao Vivo em Coimbra (2006)]
- Pedro Barroso - Amor Tranquilo [Navegador do Futuro (2004)]

Entrevista com Pedro Barroso.

- Pedro Barroso - A Mesa [Navegador do Futuro (2004)]
- The Pogues + Dubliners - The Irish Rover [The Irish Rover (1982)]
- Reviyat a Markidim Ensemble - Zemer Atik ou Nigun Atik [Flute d'Israel (1995)] - Sugestão Rodobalho
- Téada - The Green Blanket/Up Sligo/Up Leitrim [Lá an Dreoilín (2006)

2ª Hora
[Música portuguesa, notícias, crónica e agenda]

- Francisco Fanhais - Cantilena [Cantilenas (1969)]
- José Mário Branco - Engrenagem [Margem de Certa Maneira (1973)]
- José Afonso - Já o Tempo se Habitua [Contos Velhos Rumos Novos (1969)]
- Manuel Freire - Pedro Soldado [EP (1968)
- Sérgio Godinho - Que Força É Essa [Sobreviventes (1971)]
- Carlos Mendes - Calçada de Carriche [Fala do Homem Nascido (1972)]

Crónica com Vítor Sarmento, elemento dos Erva de Cheiro e do projecto Cantaremos Adriano.

- Adriano Correia de Oliveira - Trova do Vento que Passa [Trova ao vento que passa (1963)]
- Samuel - Fala do Homem Nascido [Fala do Homem Nascido (1972) ]
- Fernando Tordo - Tourada [Festival da RTP de 1973 onde obteve o 1º lugar]

--------------------------------------------

NOTÍCIAS
- O Festival Sons e Ruralidades, na sua 2ª Edição acontece de 27 de Abril a 1 de Maio de 2007 em Vimioso e com entrada livre no Pavilhão Multiusos de Vimioso. Um belo programa em que destacamos um concerto com os FOL&AR, arraiais tradicionais noite dentro, conversas na taberna, oficinas de dança, jogo do pau, palestras, concerto com os UXU KALHUS, concerto com os LA BAZANCA (Espanha) e, também, o concerto "Las bielhas, ls rapaçs i ls burros" (Cantares Tradicionais com CHUCHURUMEL e vídeo de Tiago Pereira.
- A BANDA FUTRICA, apresenta no próximo dia 30 de Abril, no Convento de SãoFrancisco em Coimbra, pelas 22.30h, o seu primeiro disco, “Com Zeca nocoração”, uma óbvia homenagem a Zeca Afonso. Para esta apresentação vão contar com a presença de muito amigos e com o apoio da Associação Camaleão e da Câmara Municipal de Coimbra.
- O 16º Intercéltico do Porto realiza-se no renovado Cinema Batalha entre os dias 27 e 28 de Abril. A abrir a primeira noite do Batalha teremos os LUMEN. Segue-se o quinteto irlandês TÉADA. Sábado, os PEPE VAAMONDE. Depois dos espectáculos no Batalha há BAILEBURDIA no Folk Club (Café Concerto), a partir da meia-noite. À semelhança dos últimos anos, esta edição inclui também a extensão na Casa das Artes em Arcos de Valdevez, com a BRIGADA VICTOR JARA (a 27 de Abril) e os TÉADA (no dia seguinte).
- Aí está finalmente mais uma edição do projecto "TOCAR DE OUVIDO" que consiste num Encontro de tocadores de instrumentos tradicionais, que junta os tocadores mais velhos com músicos de novas gerações, em oficinas de aprendizagem informal. De 28 de Abril a 1 de Maio, em Évora. Para além das oficinas, há muito mais: filmes, exposições, debates, bailes e sessões de música durante o dia e pela noite dentro, feira de construtores de instrumentos, Oficinas para crianças e actividades paralelas.
- GALANDUM GALUNDAINA, DAZKARIEH, MARENOSTRUM, MUSICALBI, MANUEL OLIVEIRA, LUMEN, MARGARIDA GUERREIRO e o projecto de poesia A MUSA AO ESPELHO (de JOSÉ CARLOS TINOCO) participam na semana portuguesa da quarta edição do Festival mexicano Ollin Kan, que se realiza entre 26 de Abril e 20 de Maio, na Cidade do México. Este é um mega-festival, ao nível daqueles que se realizam em países mais abastados (Europa do Norte), “das culturas em resistência” que, em 22 dias, apresentará 72 grupos internacionais, 37 nacionais que irão efectuar mais de duas centenas de espectáculos de rock, rap, flamenco, folk “celta”, son cubano, rumba, salsa, calypso, música mandinga, bossanova, tango, etc, em mais de uma dezenas de palcos / espaços tão díspares quanto auditórios em fóruns culturais, esplanadas, bosques, parques ecológicos, complexos desportivos, etc. [Fonte: Crónicas da Terra]


André Moutinho