1ª Hora
[Os novos projectos da MTP, entrevista e espaço "Músicas do Mundo"]
- XAILE - Ai Linda, Ai Linda [Xaile (2007)]
- DIABO A SETE - Ponte Nova do Algarve [Parainfernália (2007)]
- MODERNIÇA - Milho Verde [Demo (2006)]
- TOQUES DO CARAMULO - Real Caninha [Toques do Caramulo é ao Vivo (2007)]
- MU - Ciganadamu [Mundanças (2005) ]
- GALANDUM GALUNDAINA - Se Tou Pai me Dera [Modas i Anzonas (2005)]
Entrevista com Paulo Preto dos GALANDUM GALUNDAINA
- GALANDUM GALUNDAINA - Chin-Glin-Din [Modas i Anzonas (2005)]
- LES AMINCHES - La Tchetcha [La Tchetcha (2003)] - Sugestão Rodobalho
- BELLOWHEAD - Hopkinson's Favourite [Burlesque (2002)]
- JACKY MOLARD - Nishka Bania [Acoustic Quartet (2006)]
- NORKST - Dañs Tro [Kreiz Breizh Akademi (2006)]
2ª Hora
[Música portuguesa, notícias, crónica e agenda]
- RÃO KYAO - A Lua e os Lobos [Porto Alto (2004)]
- CRAMOL - Rouxinol [Cantigas de Amigos (1999)]
- MAIO MOÇO - Deita Pra Cá Esse Adufe [Canto Maior (2002)]
- MOÇOILAS - Quero Ir Para o Altinho [Qu’ é que tens a ver com isso? (2006)]
- JÚLIO PEREIRA - Areias de Sal [Geografias (2007)]
- EMILIANO TOSTE - Cá Sei, Meu Bem [Andanças do Mar (2002)]
Crónica de Raquel Lains, promotora discográfica e fundadora da Let's start a fire!
- BRIGADA VICTOR JARA - Arruada [Ceia Louca (2006)]
- SARA TAVARES - Planeta Sukri [Balancê (2006)]
- CANTAREMOS ADRIANO - Fala de Um Homem Nascido [Homenagem a Adriano Correia de Oliveira (2007)]
--------------------------------------------
NOTÍCIAS
- Festival Músicas do Mundo de Sines tem, em 2007, o seu mais vasto programa de sempre, com 32 concertos e muitas iniciativas paralelas. Porto Covo e o Centro de Sines recebem aquele que é já o maior festival de Músicas do Mundo em Portugal. O FMM, como é conhecido, tornou-se, nos últimos anos, o maior festival da área da “world music” realizado em Portugal e num dos mais populares eventos culturais, em qualquer área, que têm lugar no nosso país. É um festival cuja identidade se define na qualidade e diversidade do programa apresentado, no charme dos espaços onde se realiza, no espírito único que, com o seu público, foi conquistando aos longo dos anos, e no facto de ser encarado, em primeiro lugar, como um serviço público cultural. A programação do FMM2007 reparte-se por quatro espaços: na aldeia de Porto Covo, um palco junto ao Porto de Pesca; na cidade de Sines, o palco da Avenida da Praia, o Castelo e o Centro de Artes de Sines.
- A Associação Cultural e Recreativa de Tondela -
ACERT tem estado a realizar desde ontem e até sábado, a 17ª edição do festival de músicas do mundo “Tom de Festa”. O primeiro dia foi preenchido com SAM THE KID e UXU KALHUS. Hoje, além dos TOQUES DO CARAMULO há a música cigana europeia dos TALISMAN (que reúnem músicos da Ucrânia, Bielo-Rússia, Moldávia e Alemanha) e os austríacos DOBREK BISTRO. O brasileiro IVAN LINS e o cubano PEDRO LUIS FERRER tocam amanhã neste festival, que termina sábado com a música centrada no cavaquinho do cabo-verdiano JON LUZ e a mistura explosiva ska-punk-merengue dos mexicanos PANTEÓN ROCOCÓ
- O
Centro Cultural Vila Flor de Guimarães tem estado a organizar, nos jardins do Palácio, concertos ao ar livre com entradas gratuitas. A banda cigana romena FANFARE CIOCARLIA, a brasileira CIBELLE, os TORA TORA BIG BAND e os ANÓNIMA NUVOLARI, constituem as principais atracções do cartaz. Amanhã, ANÓNIMA NUVOLARI TALISMAN (sábado, 21), TORA TORA BIG BAND (sexta-feira, 27) e CIBELLE (sábado, 28).
- E tudo indica que vamos ter a 2ª edição de mais um festival de verão de folk, o IBERFOLK, desta feita marcado para os dias 7 e 9 de Setembro, agora na aldeia histórica de Sortelha (mesmo junto a Belmonte). À semelhança do programa do ano passado, cujas festividades ocorreram no Sabugal, haverá muito do novo sangue da música tradicional portuguesa e das danças europeias, com os já confirmados
PÉ NA TERRA,
MOSCA TOSCA, TOR,
COMCORDAS e, provavelmente, NO MAZURKA BAND, para além de diversos workshops de dança e de teatro, percursos pedestres e várias actividades de ar livre.
- Entre os dias 30 de Julho e 5 de Agosto, regressa mais um
Andanças - o mais alternativo festival de verão em Portugal, na localidade de Carvalhais (São Pedro do Sul). O Andanças é provavelmente o espaço onde é possível aprender maior variedade de danças por metro quadrado. Contudo, a organização do Festival disponibiliza muitas actividades para além da dança, uma tendência que se tem afirmado ano após ano, através de uma crescente oferta de actividades paralelas. A ideia é cada um ser livre a desenhar o seu próprio programa, o seu próprio Andanças. Ao nível da programação, este ano a
PÉ DE XUMBO irá aumentar a oferta de danças portuguesas como a chula ou o corridinho. Vai também ser aumentado o número de oficinas especificamente destinadas a ensinar a tocar instrumentos musicais populares portugueses, como a viola campaniça ou o adufe, ou os vários tipos de canto popular.
Ainda sobre o Andanças, o realizador de cinema Tiago Pereira, videasta dos CHUCHURUMEL e realizador de trabalhos para JÚLIO PEREIRA, CHUCHURUMEL e UXU KALHUS está quase a estrear o seu filme sobre o festival Andanças, “Arritmia”, amanhã à noite, pelas 22h, no bar “Água Benta” em Viseu. Neste filme dedicado ao Andanças participam vários músicos e/ou monitores de dança como Osga e Diana Azevedo (ambos dos MU), Celina da Piedade e Paulo Pereira (ambos UXU KALHUS), Mercedes Prieto (MONTE LUNAI), Vasco Ribeiro Casais (DAZKARIEH), Julieta Silva (CHUCHURUMEL e DIABO A SETE), Luís Fernandes (TOQUES DO CARAMULO) e os irmãos Meirinhos (GALANDUM GALUNDAINA), entre alguns outros.
André Moutinho
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home