segunda-feira, julho 02, 2007

Emissão 22 - 26/06/2007

1ª Hora
[Os novos projectos da MTP, entrevista e espaço "Músicas do Mundo"]

- UXU KALHUS - Malhão [A Revolta dos Badalos (2006)]
- RONCOS DO DIABO - Carvalhesa de Vinhais [Ao Vivo (2005)]
- DIABO A SETE - Diabos no Corpo [Parainfernália (2007)]
- COMVINHA TRADICIONAL - Alforjas Bruxa [Ao vivo (2006)]
- CHUCHURUMEL - O Vos Omnes [Posta-Restante (2007)]
- CLAUD - Viva a Vida Disse a Vida [Contradições (2006)]

Entrevista com CLAUD

- CLAUD - Sou Desta Terra [Contradições (2006)]
- REALEJO - Valsa de Dois Passos [Sanfonia (1995)]
- AMSTERDAM KLEZMER BAND + DJ SHANTEL - Sadagora Hot Dub [Remixed (2006)] - Sugestão Rodobalho
- LA JAMBRE - El Terebol [Sonidos del Málaga EurofolkJ’06 (2006)]
- JACKY MOLARD - Nishka Bania [Acoustic Quartet (2005)]

2ª Hora
[Música portuguesa, notícias, crónica e agenda]

- JOSÉ MÁRIO BRANCO - Qual é a Tua, Ó Meu? [Canções Escolhidas (1999)]
- NÉ LADEIRAS - Milho Verde [Cantigas de Amigos (1999)]
- JÚLIO PEREIRA - Areias de Sal [Geografias (2007)]
- GAITEIROS DE LISBOA - O Fim da Picada [Sátiro (2006)]
- FAUSTO - O Barco Vai de Saída [Atrás dos Tempos Vêm Tempos (1996)]
- AMÉLIA MUGE - Transparência [Não Sou Daqui (2006)]
Crónica do músico dos UXU KALHUS, co-fundador do Andanças e biólogo Paulo Pereira
- BRIGADA VICTOR JARA - Ao Romper da Bela Aurora [Eito Fora (1977)]
- VITORINO - Sul [As Mais Bonitas (1993)]
- JANITA SALOMÉ - Ode ao Vinho [Vinho dos amantes (2007)]
--------------------------------------------
NOTÍCIAS
- O II Festival Voz de Mulher terá lugar nos dias 5, 6, 7 e 8 de Julho, no Teatro Aveirense. Este Festival trata-se duma co-produção entre o grupo feminino SEGUE-ME À CAPELA e o Teatro Aveirense. Tem como principais objectivos promover o papel da Mulher na música, centrado na Voz, criando momentos específicos de apresentação e desenvolvimento artísticos. O Festival pretende reunir Cantoras que usam a Voz como forma principal da sua expressão artística. Mulheres que tenham desenvolvido investigação e ou experimentação em torno da Voz, não só como fonte sonora do canto e da palavra, mas também como instrumento capaz de criar uma linguagem musical e artística própria. O Festival reúne um conjunto diverso de actividades: Espectáculos, Workshop’s, Colóquios e uma Feira de Discos, visando atrair novos públicos, formar públicos profissionais e estudantis e incentivar novas abordagens no panorama musical português.
- De 27 de Junho a 1 de Julho, realiza-se mais uma edição do Festival Med. Este ano a expressão musical do mediterrâneo estará, uma vez mais, em foco.Este ano o Festival Med conquista o centro histórico de Loulé e também recebe um quarto palco, onde irão desfilar vários nomes da música de raízes tradicionais e de fusão.
- O regresso de JÚLIO PEREIRA aos discos com o álbum "Geografias” e também ao bandolim, um instrumento que acompanha o músico desde a infância, foi editado no dia 18 de Junho. Este disco conjuga de forma inédita o som do bandolim com a guitarra portuguesa e onde demonstra o seu virtuosismo como intérprete e autor. Nos onze temas de "Geografias" o músico viaja para várias latitudes, combinando sonoridades e ritmos que à partida podem não fazer sentido juntos. São geografias recriadas por Júlio Pereira a partir de uma memória pessoal e da combinação entre bandolim, guitarra portuguesa, viola, bouzouki e sintetizadores. Para "Geografias", o músico abdicou de tocar todos os instrumentos em estúdio, repartindo as despesas com Miguel Veras (viola acústica) e Bernardo Couto (guitarra portuguesa). Para Setembro, Júlio Pereira prepara uma digressão por Portugal e Espanha, onde "Geografias" também será também editado. A digressão, ainda sem datas anunciadas, será a primeira em nome próprio ao cabo de dez anos, marcados apenas por actuações como convidado de outros músicos.No portal www.myspace.com/juliopereira, o músico apresenta algumas das suas composições.
- Regressa o África Festival, integrado nas Festas de Lisboa e que este ano estende o seu programa a outras expressões, como é o caso do cinema. Primeiro na Torre de Belém, depois no Cinema S. Jorge, o África Festival veio para ficar e para marcar a diferença. Este ano é a terceira edição do África Festival e, para além dos espectáculos na Torre de Belém, onde se apresentam hoje a MAYRA ANDRADE e os MÚSICOS DO NILO, depois ainda há PAULO FLORES e BASSEKOU KOUYATÉ & NGONI BA, SALLY NYOLO e BAABA MAAL.
- Depois de KIMI DJABATÉ e do OUT FEST realizados recentemente há agora um novo motivo especial de interesse para este fim-de-semana ir ao Barreiro. A Praia de Alburrica recebe no próximo sábado, dia 30 de Junho, a 2ª edição do ETC – Encontro de Talentos Criativos. Do programa fazem parte o ensemble de percussão liderado por RUI JÚNIOR (O Ó QUE SOM TEM), um recente mas interessante projecto que se movimenta em águas bem definidas da música klezmer - MELECH MECHAYA, a música de meditação e de transe e o xamanismo do didgeridoo pelo OCO “SERES DO VENTO”, e nova dose de sonoridades aborígenes electrónica pelo DIDGIN, para além do tecno hipnótico da dupla de Dj’s TURNDTABLE. Consultem o blog do Gabinete de apoio à Juventude do Barreiro [http://espaco-j.blogspot.com] onde terão oportunidade de visionar vários vídeos dos intervenientes.
André Moutinho