sexta-feira, outubro 19, 2007

Notícias da Semana

- A Galandum Galundaina, Associação Cultural convida-nos a estarmos presentes nos dias 1,2,3 e 4 de Novembro, em Terras de Miranda do Douro e Vimioso, onde decorrerá o Congresso Internacional da Gaita-de-foles Mirandesa “Reconhecimento e Padronização”. Padronização da Gaita-de-foles Mirandesa, objectivo de importância maior a nível de desenvolvimento regional e de interesse nacional no âmbito da salvaguarda dos valores e cultura tradicional. Para mais informações e inscrições, contactar tel. 962733045 ou o email: gaitamirandesa@gmail.com.
- Também nesta altura e no mesmo local, acontecerá o Anamnesis - Encontro de Cinema, Som e Tradição Oral no Vimioso, de 1 a 4 de Novembro 2007. É uma interessante mostra de documentários focados na música tradicional de países como Portugal, Brasil e São Tomé e Príncipe. Entre o rol de filmes a apresentar contam-se «Arritmia», de Tiago Pereira, «Cante Alentejano», da Associação Moda, «Chá da Terra», de Gonçalo Mota, «Levê Levê Non Caba Ué», de Raquel Castro, «Tocadores – Brasil Central», de Lia Marchi, «O Espírito do Lugar», de Parícia Porção, «O Rap é Uma Arma», de Kiluanje Liberdade, «International Lucky People Center», de Johan Söderberg, «Os Narradores de Javé», de Eliane Caffé, «11 Burros Caem no Estômago Vazio», de Tiago Pereira, «Tocadores- Litoral Sul», de Lia Marchi, e «Ainda há Pastores», de Jorge Pelicano. Com uma produção de Associartecine, da Câmara Municipal de Vimioso e do Bazar do vídeo, a equipa é liderada por Miguel Nóvoa e produção de Joeri Proot com a programação e os conceitos a serem realizados por Gonçalo Mota e Tiago Pereira. Para mais informações, contactar visitem os sites http://associartecine.blogspot.com/ ou http://www.associartecine.pt/.
- A exposição de instrumentos musicais populares portugueses que decorre desde opassado dia 6 e que vai até 31 de Outubro no Fórum Municipal Romeu Correia em Almada, continua. Exposição de Instrumentos Musicais Populares Portugueses, organizada pela Associação Zaclitrac, apresenta a Gaita-de-Foles no contexto português, em contras te com gaitas de outros países, rodeada de aerofones, membranofones, cordofones e idiofones que fazem parte da cultura tradicional portuguesa. Construtores e tocadores estarão presentes, para partilhar o seu saber, num espaço em que os instrumento s contam histórias e suspiros melódicos deixam escapar. Depois das actividades do passado dia 6 subordinado ao tema “O que é uma Gaita-de-foles?”, no fim-de-semana passado o tema “O que é uma Ocarina?”, eis que esta semana, dia 20 de Outubro, pelas 18h30, temos o tema “O que é uma Sarronca? por José Gavino. José Gavino, artesão, construtor de sarroncas, apresenta-nos este membranofone, exemplificando o seu processo de construção e os materiais utilizados, ao ritmo de pequenas histórias que deram origem ao instrumento. Toda a informação em: http://zaclitrac.blogspot.com/.
- Também o grupo DIABO A SETE fez chegar à nossa redacção a agenda para estes próximos dois meses de Outubro e Novembro. Na senda da apresentação do primeiro trabalho “Parainfernália”, é possível assistir já amanhã dia 19 de Outubro, pelas 22h, a um showcase na FNAC do Fórum em Coimbra e sábado 20 de Outubro, pelas 17h, showcases na FNAC Gaia Shopping em Gaia e, pelas 22h, na FNAC Norte Shopping em Matosinhos. Já no próximo dia 27 de Outubro, este grupo estará na XI Muestra de Música Tradicional "Tocando pelos Pueblos", pelas 20h, mais exactamente em Moreda de Aller, Astúrias (Espanha). Também está agendada a 3ª ida ao estrangeiro dos Diabo a Sete, mas agora para bem mais longe. De 19 a 25 de Novembro, estarão no European Youth Festival em Ankara (Turquia).
- A Associação “José Afonso” em parceria com a Câmara Municipal de Grândola, organiza no próximo dia 21 de Outubro a apresentarão do projecto "Observatório Mundial da Canção de Protesto". Esta iniciativa é constituída pela apresentação do projecto às 14,30 horas e debate sobre José Afonso às 17 horas com concerto às 22 horas com a participação de FRANCISCO FANHAIS, JOSÉ MÁRIO BRANCO e PACO IBAÑEZ.
- O Museu da Música junto à Estação do Metropolitano do Alto dos Moinhos em Lisboa apesenta um série de concertos cujas viagens nos vão levar a França. Uma viagem que nos transporta até França para ouvir o inconfundível som do acordeão, instrumento que representa o País na exposição «Culturas Musicais da União Europeia: Uma Viagem Instrumental». O cicerone será o acordeonista MICHEL, num concerto de entrada livre, organizado com o apoio do Serviço de Cooperação e de Acção Cultural do Instituto Franco-Português. Nesta viagem de homenagem ao típico som Parisiense e ao seu instrumento de excelência - o acordeão, Michel, o grande responsável pela divulgação e dinamização do sapateado em Portugal, apresentará composições originais dos seus cadernos de viagens. Também haverá sábado duos de violino, a partir da 16h30 e, por fim, uma viagem – exposição denominado por “Culturas Musicais da UE: Uma Viagem instrumental” patente até ao dia 29 de Dezembro de 2007. Não deixe de se juntar ao Museu nesta viagem de descoberta musical visitando a exposição e o blog http://museudamusica.blogspot.com/.
André Moutinho