sábado, outubro 06, 2007

Notícias da Semana

- No próximo dia 5 de Outubro reabre um novo espaço para baile e dança na cidade de Lisboa. O velho e popular Clube Oriental de Lisboa, abre as portas da sua sede na Praça David Leandro da Silva (Poço do Bispo), para se voltar a organizar naquela sala matines dançantes, que já no século passado (e durante vários anos) foi ponto de encontro. A partir do próximo dia 5 de Outubro, todas as tardes de sábados, domingos e feriados, entre as 15 e as 19 horas, os amantes pelos bailes populares têm um novo espaço onde podem desenvolver o prazer da dança e o convívio fraternal.
A partir de Novembro haverá mais surpresas para as noites de sábado. Promete--se danças europeias e tradicionais, música cubana, musica brasileira e kizomba. Fique atento ao blog http://bailesparatodos.blogspot.com/.
- Foi um Cine-Teatro São Pedro com lotação mais que esgotada que acolheu o inusitado concerto THE FIRST VIENNA VEGETABLE ORCHESTRA na abertura do 6º Festival “O Gesto Orelhudo”. O 6º Festival “O Gesto Orelhudo”, que apresenta um recheado programa internacional até ao próximo sábado, já está a ser uma festa de participação inigualável, com a cidade e a região positivamente de orelhas no ar.
Com a produção nacional cada mais vez fértil no domínio da fusão artística, o festival apresenta ainda duas destacadíssimas criações ‘made in Portugal’: o soberbo novo-circo ribatejano FERLOSCARDO e a recém-estreada adaptação para teatro visual de “Novecentos, O Pianisto do Oceano” pela Peripécia Teatro. O leque completa-se com DEOLINDA, o recital castiço de um projecto musical ‘very’ lisboeta.
Em noites duplamente orelhudas, o festival divide-se entre a comodidade do Cine-Teatro São Pedro e o espírito único da Tenda do Espaço d’Orfeu, ambos os espaços no centro da cidade. Ainda até 6 de Outubro, a festa – que é, na verdade, um festival! – transfigura a pequena cidade que ousa, pela sexta vez, dar corda às orelhas. O país cultural já sabe onde o Gesto é Orelhudo.
- Fora dos grandes centros e das grandes vias rodoviárias, também existe vida e grandes dinâmicas locais.Em Alvaiázere no centro do país (a 160 km de Lisboa, 170 km do Porto, 27 km de Tomar) há cinco anos que se comemora o Chícharo num evento único, fruto da junção das vontades, saberes e vivências das gentes desta terra que em 3 dias amostram o que têm de melhor. Nos dias 5, 6 e 7 de Outubro, vai decorrer a V edição do Festival Gastronómico do Chícharo. Vão estar em Alvaiázere mais de 20 grupos vindos de todo o país, mas também gente de Marrocos, Brasil, Cabo Verde, Guiné, Argentina, Tunísia, Espanha, Moçambique, Itália e Ucrânia. Para além das referências que faremos na agenda deste programa, actuarão ainda os TOCADORES DE MANIQUE, ELSA SHAMS, Cantares ao Desafio, GRUPO DE CANTE DA ALMAALENTEJANA, Bandas Filarmónicas, Ranchos Folclóricos e Grupos Corais, SILVESTRE FONSECA, Dj’s. Ainda haverá actividades como arruadas, jogos tradicionais, alegorias de rua, etc. Fica o convite, dirigido a todos, para que venham integrar e participar nestes três dias de intensas actividades, todas de acesso livre e com Parque de Campismo gratuito. Mais informações e programa em http://www.cm-alvaiazere.pt/. Venha Provar o Património!
- De 4 Outubro a 22 Dezembro 2007 em circuito nacional, a 11ª edição do OuTonalidades. Epicentro em Águeda, como sempre. O circuito alarga-se sem dispersar. O OuTonalidades reforça a sua proposta privilegiando bares de vocação cultural ou com hábitos e condições de programação, nomeadamente espaços associativos e cafés-concerto, onde os espectáculos ultrapassem a função decorativa e assumam papel decisivo para o ambiente do espaço e do público. Recordamos os espaços: Cine-Teatro de Estarreja, Casa da Eira de Paços de Ferreira, Piazzolla Café-Bar de Cantanhede, ACERT de Tondela, Pizzaria Suprema de Águeda, Teatro Municipal da Guarda, Espaço d'Orfeu de Águeda, Sítio do Cefalópode de Lisboa, Espaço Celeiros de Évora e Alaúde Bar do Fundão.
- A fadista ANA MOURA dá um concerto especial no Grande Auditório do Centro Cultural de Belém, em Lisboa, dia 7 de Outubro, num espectáculo que encerra um ano de apresentações do álbum “Para Além da Saudade” e em que a cantora estará rodeada de alguns convidados inesperados: o cantor e compositor FAUSTO, o saxofonista TIM RIES (dos ROLLING STONES), o cantor ZÉ PATO e o guitarrista PEDRO JÓIA. E, a acompanhá-la, durante todo o espectáculo estará o trio que gravou com ela o álbum «Para Além da Saudade»: Custódio Castelo (guitarra portuguesa), Filipe Larsen (baixo) e Jorge Fernando (viola). Fonte: Raízes e Antenas.
- É já no próximo dia 6 de Outubro - sábado, no Cercal (Gesteira-Soure), que se realiza o 1º Festival de Música Popular e Tradicional – Cercal Folk. Pelo palco vão passar GTT, A BARCA DOS CASTIÇOS, TRILHOS CRUZADOS e TERRANOSTRA.A organização é do Rancho Folclórico do Cercal e da Associação Banda do Cercal.
André Moutinho