Notícias da Semana
- O Contagiarte, espaço da Invicta e responsável pelo rejuvenescimento de algum público do universo folk no Porto, está a realizar desde hoje e até dia 8 de Dezembro (sábado) mais uma edição do Festival Etnias. O PROJECTO IARA de Helena Madeira (ex-DAZKARIEH e actual colaboradora dos MU) e os especialistas em celebrações musicais de casamentos judaicos (vulgo música klezmer) – MELECH MECHAYA – abrem hoje a primeira noite de festividades. Amanhã, repartem os palcos do Contagiarte os portuenses DYABARA e os sintrenses KUMPANIA ALGAZARRA que levam à Invicta o espírito circense e a fanfarra portátil de inspiração cigana e o repertório de um primeiro álbum cuja edição se avizinha. No sábado, depois da dança oriental de fusão com o projecto BAUBO, os MU oferecem mais um cardápio de sonoridades do leste e do centro da Europa. Este projecto, que se encontra quase a lançar o 2º trabalho, esteve no último Festival Intercéltico do Porto e no Festival Folk de Plasencia (onde partilhou o palco com HEDNINGARNA. Antes e depois das actuações há sempre um colectivo de Dj’s a tornar estas três grandes noites ainda maiores. Mais informação no site do Contagiarte.
- A Associação Cultural Voando em Cynthia promove pelo 3º ano consecutivo, o Encontro de Alternativas em Sintra, onde se promove o encontro entre pessoas, artes e energias.
Decorrerá em Sintra, nos jardins da Biblioteca Municipal, nos dias 30 e 31 de Maio e 1 de Junho de 2008, e aceitam-se propostas das mais variadas áreas, desde música, teatro, pintura, escultura, fotografia, artesanato, workshop’s, palestras, técnicas de desenvolvimento pessoal, massagens, associações, cozinha vegetariana, enfim, de tudo um pouco. Para mais informações, consultem o site http://encontroalternativas.com.sapo.pt/.
- Também às espera de ideias estão os colectivos Rodobalho e Tradballs que nos dizem que está a começar a chegar a chuva, o calendário a ficar sem folhas (electrónicas), os centros comerciais parecem hinos à parolice, o frio ataca e uma qualquer cidade tem a árvore de natal não sei o quê mais que todas as outras. Não há dúvida, está prestes a chegar mais um festival para celebrar o novo ano. Desta vez no acolhedor Centro Norton de Matos , em Coimbra, que aceitou o desafio do Peixe com Botas [vulgo Rodobalho e Tradballs]. A construção em 3 dias (ou mais) de baile, aprendizagem, partilha, sensualidade, muita música e sorriso de lés-a-lés. Passem palavra. Participem. Dêem ideias e acima de tudo, sejam felizes. Os detalhes seguem dentro de momentos.
- A Associação Gaita-de-Foles organiza, a partir de Janeiro de 2008, um curso de iniciação à Gaita-de-foles do Leste Transmontano, com a duração de 6 meses, destinado a alunos com prática anterior em Gaita-de-foles. Nele serão ensinadas técnicas de execução, ornamentação e repertório próprio dos gaiteiros tradicionais de uma área geográfica específica, procurando-se ilustrar a diversidade de géneros musicais que caracterizam as práticas instrumentais aí presentes. Também, na mesma altura, haverá a abertura de um curso de iniciação à Flauta de Tamborileiro (flauta de três buracos e tamboril) com a duração de 6 meses, numa iniciativa que pretende contribuir para a formação de uma nova geração de tocadores de um conjunto instrumental com longa tradição em Portugal. Nele serão ensinadas técnicas de execução e de coordenação entre a flauta pastoril e o tamboril, além de repertório variado, com destaque para as práticas musicais de Trás-os-Montes, onde este tipo de flauta é, conjuntamente com a gaita-de-foles, um instrumento musical preponderante.
As pré-inscrições para ambos os cursos estão abertas até 21 de Dezembro de 2007 e o número de vagas é limitado. Mais informações no site http://www.gaitadefoles.pt/.
- ANTÓNIO ZAMBUJO lançou o seu mais recente álbum “Outro Sentido”. O sucessor de “Por Meu Cante” intensifica o lado experimental do fadista alentejano de traçar percursos paralelos à canção de Lisboa. Se no álbum anterior tinha promovido um saudável encontro entre o fado e a cante alentejano, em “Outro Sentido” há arriscadas intersecções entre as misteriosas vozes búlgaras femininas ANGELITE com uma canção açoriana, há a bossa nova que foi afadistada, a guitarra eléctrica de MÁRIO DELGADO e os desvios sucessivos à guitarra portuguesa e o baixo acústico jazz na visão e direcção musical de RICARDO CRUZ.
- Começou a época de caça às listas dos melhores discos do ano. A revista britânica fROOTS, através de um painel de especialistas (jornalistas de imprensa escrita, animadores de rádio, lojistas especializados, etc.,) já elaborou as listas das mais significativas edições de 2007. Estas podem ser encontradas na edição especial nº 295 / 296 de Janeiro / Fevereiro de 2008. Refira-se que esta lista é, sem dúvida, uma das mais importantes selecções deste ano. Os quatro primeiros classificados, completam agora o «puzzle» dos Prémios de «world music» da BBC Rádio 3 na categoria (única em falta) de “Melhor disco de 2007”. Site em http://www.frootsmag.com/. Apenas deixamos os 4 melhores álbuns originais de 2007:
1. BASSEKOU KOUYATE & NGONI BA – “Segu Blue” (Edição: Out Here
2. ANDY PALACIO & THE GARIFUNA COLLECTIVE - "Watina" (Edição: Cumbancha)
3. TINARIWEN – “Aman Iman” (Edição: Independiente)
4. ORCHESTRA BAOBAB – “Made In Dakar” (Edição: World Circuit). Fonte: Crónicas da Terra
André Moutinho
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home