sexta-feira, abril 13, 2007

O regresso adiado

Infelizmente por compromisso profissional de última hora, não me foi (de novo) possível apresentar em directo o programa "Canto Nómada" na sua edição 15 . Adiaremos uma semana, se não houver mais algum contratempo, a emissão que estava programada para hoje.
No entanto, deixo aqui as notícias e a agenda previstas para divulgação do programa de ontem. Até para a semana!

Notícias
- O Grupo de Etnografia e Folclore da Academia de Coimbra (GEFAC), organiza entre os dias 13 de Abril e 28 de Maio as XII Jornadas de Cultura Popular, com diversos espectáculos, para além de um fórum de discussão denominado “A Música Tradicional Portuguesa – Velhos Trilhos, Novos Rumos”. Sexta-feira e sábado à noite, teremos espectáculos com os GAITEIROS DE LISBOA (13 de Abril) e um espectáculo musical pelo GEFAC (14 de Abril). Mais informações no site do organismo.
- Mais cursos na d'ORFEU este fim-de-semana em Águeda: curso mensal de concertina com o formador Artur Fernandes este sábado à tarde (14h30 – 17h30) e no domingo de manhã (9h30 – 12h30). E também um curso mensal de bombo com o formador Bitocas marcado apenas para domingo manhã (9h30 – 12h30). Inscrições abertas!
- Este ano assinalam-se os 25 anos da morte de ADRIANO CORREIA DE OLIVEIRA. Se fosse vivo completaria no passado dia 9 de Abril, 65 anos. Na última semana deste mês é editado um CD em sua homenagem com 11 temas seus e um tema original em sua memória. O 1º espectáculo “Cantaremos Adriano” realiza-se a 28 de Abril, em Avintes, a terra que o viu crescer e morrer com apenas 40 anos. Mais informações em http://cantaremosadriano.blogspot.com/
- A segunda edição discográfica d’Orfeu é o registo ao vivo de um dos mais brilhantes concertos de TOQUES DO CARAMULO. É pela dinâmica e riqueza do contacto com o público, tal como o disco documenta, que se diz que “Toques do Caramulo é ao vivo!”. No caso, ao vivo em disco. Na tournée de oito concertos em Abril, a que se associa o lançamento do disco, o grupo percorrerá o litoral ibérico. Os seis primeiros concertos acontecem no âmbito da Rede Galega de Música ao Vivo, circuito no qual o Toques do Caramulo é o único grupo português presente. Depois, em solo nacional, têm marcado um grande concerto na noite de 24 Abril em Sines e, na tarde do feriado, um concerto-baile para lançamento do disco na capital.
- Oito anos após o desaparecimento de AMÁLIA RODRIGUES, o seu grande amigo tenor italiano Giovanni D'Amore, em conjunto com os músicos privativos que acompanharam Amália Rodrigues nas duas últimas décadas da sua carreira - Luís Ribeiro e Lelo Nogueira – regressam aos palcos com o fim de prestar uma peculiar homenagem à diva e à amiga, através da apresentação de um espectáculo ao vivo e em palco, como Amália tanto gostava.
"Flores para Amália" é um espectáculo de grande alegria e envolvimento, onde se apresentam os maiores êxitos de AMÁLIA RODRIGUES, interpretados com o sentimento e a força de um Tenor Italiano, que tantas vezes privou com ela. A certificar a qualidade deste espectáculo, estão os músicos Lelo Nogueira e Luís Ribeiro, sempre fieis a Amália durante a sua carreira e após o seu desaparecimento.
- Depois de em 2004 ter levado à cena o espectáculo «Outras Canções» - em que interpretava canções portuguesas e brasileiras fora do espectro do fado -, CAMANÉ regressa a uma fórmula semelhante com «Outras Canções II», em que vai interpretar temas em português mas também canções em outras línguas. Nesta aventura, que ocupa o palco principal do Teatro Municipal de S.Luiz, em Lisboa, de 27 de Abril a 6 de Maio, Camané é acompanhado pela Orquestra Sinfónica Portuguesa e por uma banda de músicos vindos do jazz.
- O 8º Festival Intercéltico de Sendim decorre este ano nos dias 3, 4 e 5 de Agosto, no Parque das Eiras, com actuações, no primeiro dia, dos TRASGA (Miranda, Portugal), dos DAZKARIEH, o basco da trikitixa KEPA JUNKERA e os irlandeses FOUR OUR MAN AND A DOG. Também no dia 4 há animação de rua com a Banda de Gaitas de Ortigueira e no domingo, a encerrar o Festival, CÉLIO PIRES (gaita-de-foles, fraita e sanfona) dá o envolvimento musical a uma missa tradicional mirandesa. Mais informações no site http://www.intercelticosendim.com/ (in Crónicas da Terra)
- A cantora espanhola FÁTIMA MIRANDA é, para já, o primeiro grande nome confirmado para o II Festival Voz de Mulher, que decorre no Teatro Aveirense, em Aveiro, nos dias 6, 7 e 8 de Julho, numa co-produção entre o grupo vocal feminino Segue-me à Capela e o Teatro Aveirense. Para mais informações sobre o Teatro Aveirense e das Segue-me à Capela. (in Crónicas da Terra)
AGENDA
13 de ABR - [XII Jornadas de Cultura Popular do GEFAC] com GAITEIROS DE LISBOA no TAGV (Coimbra), pelas 21h30;
BAILEBURDIA no Espaço Contagiarte (Porto), pelas 21h;
FOL&AR no Clube dos Galitos, Aveiro, pelas 23h;

14 de ABR - [XII Jornadas de Cultura Popular do GEFAC] com o GEFAC (Cantares e Tocata) no TAGV (Coimbra), pelas 21h30;
FOL&AR no bar do Esmae (Porto), pelas 22h;
UXU KALHUS na Casa da Eira em Paços de Ferreira, pelas 22h;
PEDRO BARROSO em Setúbal num concerto privado;
ERVA DE CHEIRO na Sociedade Operária Instrução e Recreio Joaquim Augusto de Aguiar em Évora, pelas 21h30.

15 de ABR - FOL&AR no Convento de Cristo em Tomar, pelas 15h;
André Moutinho

2 Comments:

Blogger Carlos Norton said...

Típico post de sexta-feira 13...
Mas regressa em breve, não fiques pelo teu canto...
um abraço
Norton

4:30 da tarde  
Blogger Canto Nómada said...

Eles não me deixam... De qualquer maneira, eu não quero ficar a cantar sozinho.

Abraço para ti!

AM

8:50 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home