segunda-feira, junho 04, 2007

Emissão 19 - 31/05/2007

1ª Hora
[Os novos projectos da MTP, entrevista e espaço "Músicas do Mundo"]

- TERRAKOTA - É Verdade [Oba Train (2007)]
- GINGA - Róró [Celebratio (2006)]
- DAZKARIEH - Meninas Vamos à Murta [Incógnita Alquimia (2006)]
- CHUCHURUMEL - Canção das Maias [Posta-Restante (2007)]
- LŨMEN - Ska Celta [Fogo Dançante (2006)]
- TOQUES DO CARAMULO - Dália [Toques do Caramulo é ao Vivo (2007)]

Entrevista com Luís Fernandes dos TOQUES DO CARAMULO

- TOQUES DO CARAMULO - Dobadoira [Toques do Caramulo é ao Vivo (2007)]
- MIRANDUM MIRANDELA - Beijai o Menino e Outras Canções de Natal - Sugestão Rodobalho
- THE POGUES + DUBLINERS - The Irish Rover [The Irish Rover (1982)]
- MALICANTI - Oi Rosa [Sonidos del Málaga EurofolkJ’06 (2006)]
- KEPA JUNKERA - Napoli [Hiri (2006)]


2ª Hora
[Música portuguesa, notícias, crónica e agenda]

- SÉRGIO GODINHO - É Nosso, o S. João [Lupa (2000)]
- FREI FADO D'EL REI - Ramo Verde [Encanto da Lua (1998)]
- CANTO DA TERRA - A Moda do Entrudo [Rascunhos (2005)]
- GENOVEVA FAÍSCA, JOÃO AFONSO e TONINHO AFONSO - Mira-me Miguel / Çarandilheira [Cantigas de Amigos (1999)]
- FAUSTO - Ao Som do Mar e do Vento [Crónicas da Terra Ardente (1994)]
- TROVANTE - Balada das Sete Saias [Baile no Bosque (1981)]

Entrevista com Hugo Osga sobre o Granitos Folk

- ISABEL SILVESTRE - Santa Combinha [A Portuguesa (1997)]
- GABRIEL GOMES - De Braço Dado [Movimentos Perpétuos (2003)]
- JOSÉ MÁRIO BRANCO - Canção da Paciência [Maio Maduro Maio (1995)]

--------------------------------------------

NOTÍCIAS
- De 6 a 9 de Junho o espaço Contagiarte irá receber projectos folk nacionais. Assim, os PÉ NA TERRA terão a honra de abrir o Granitos deste ano. Na 4ª edição a programação será muito diversificada, com nomes bem conhecidos da música tradicional que se vai fazendo em Portugal. É importante referir que durante as edições anteriores o festival recebeu ao todo para cima de quatro mil pessoas e espera receber na edição deste ano cerca de mil e quinhentas pessoas no nosso espaço, durante os dias do festival.
Granitos Folk, é um bom motivo para ouvir, ver, bailar e conviver com a música tradicional, sempre em ambiente de festa e “romaria”. Mais informações no site www.contagiarte.pt
- Dias 1, 2 e 3 de Junho, a antiga fábrica da Mundet - Seixal, recebe o 3º Festival Internacional de Percussão, Música e Dança “Portugal a Rufar”, onde vários palcos esperam artistas vindos de quatro continentes, que vão cruzar ritmos e tradições, para públicos de todas as idades. Três dias, muitos mundos em palco e uma só voz: a percussão. A terceira edição do “Portugal a Rufar” insiste na promoção dos instrumentos e dos estilos desta linhagem musical e na divulgação de novas formações artísticas em seu redor. O objectivo de fazer vibrar consciências e mentalidades, a favor da cidadania, da tolerância e da diversidade étnica e cultural dos povos, é também conservado. O projecto artístico e social, Tocá Rufar, criado e conduzido por um dos pioneiros da percussão em Portugal, Rui Júnior, conta com a Câmara Municipal do Seixal na organização do “Portugal a Rufar”.
- Na Bidoeira de Cima (Leiria), haverá 24 horas de música. Música de todos os espectros. Música para todo o tipo de público... inicia-se com musica tradicional popular, passa pelo pop, rock...O amanhecer será marcada por uma arruada de tambores, culminando com um concerto de carrilhão. Inicia-se então música sacra, durante a eucaristia, prosseguindo com uma TOCATA e música de capoeira. A tarde ficará marcada com um concerto de Jazz e de 2 filarmonias.Para todos os assistentes haverá no final um porco no espeto assado.
- Tavira possui o único arraial existente no país, o arraial "Ferreira Neto", “aldeia” que em tempos acolheu as famílias dos pescadores e os aparelhos de pesca do atum. É fazendo nascer uma "aldeia" durante três dias, que se propõe o "Arraiais do Mundo" de 1 a 3 de Junho. Da programação fazem parte passeios, oficinas de danças europeias, danças e músicas algarvias com MOÇAS NAGRADAS e VELHOS DA TORRE, acordeão e bailes com UMA COISA EM FORMA DE ASSIM, UXU KALHUS e MONTE LUNAI. Mais informações no site da pé de xumbo www.pedexumbo.com.

André Moutinho