domingo, junho 10, 2007

Emissão 20 - 07/06/2007

1ª Hora
[Os novos projectos da MTP, entrevista e espaço "Músicas do Mundo"]

- MU - Bosque dos Ausentes [Mundanças (2005)
- DIABO A SETE - Baile da Meia Volta [Parainfernália (2007)]
- ERVA DE CHEIRO - A Morte Saiu à Rua [Que Viva o Zeca (2007)]
- ANDARILHOS - Chula Andarilha [Alvorada (2004)]
- XAILE - Ai Linda, Ai Linda [Xaile (2007)]
- TERRAKOTA - Watch Gonna Dub [Oba Train (2007)]

Entrevista com Junior dos TERRAKOTA

- TERRAKOTA - Soul [Oba Train (2007)]
- FANFARE CIOCARLIA - Born To Be Wild [Queens and Kings (2007)]
- AMANIDA FOLK - Sona Viola [Remena la Vinagreta (2006)] - Sugestão Rodobalho
- SHOOGLENIFTY - Paranoia [Venus in Tweeds (1993)]

2ª Hora
[Música portuguesa, notícias, crónica e agenda]

- CANTAREMOS ADRIANO - Lágrima de Preta [Homenagem a Adriano Correia de Oliveira (2007)]
- TOQUE DE CAIXA - Aula de Música [Histórias do Som (1993)]
- RÃO KYAO - Fado Nascente [Fado Virado a Nascente (2001)]
- BRIGADA VICTOR JARA - Lenga-Lenga [Ceia Louca (2006)]
- JÚLIO PEREIRA - As 7 Mulheres do Minho [Braguesa (1983)]
- GALANDUM GALUNDAINA - Chin-Glin-Din [Modas i Anzonas (2005)]

Recuperação de parte da entrevista com Mário Correia dos Sons da Terra

- NÉ LADEIRAS - Milho Verde [Cantigas de Amigos (1999)]
- GAITEIROS DE LISBOA - Nem Fraco nem Forte [Sátiro (2006)]
- EMILIANO TOSTE - Chamarrita Zaragateira [Andanças do Mar (2002)]

--------------------------------------------

NOTÍCIAS
- A Casa da Música organiza, até ao próximo sábado, a II edição do Festival Mestiço. O local para os espectáculos volta a ser o parque de estacionamento, local que apresentou no ano passado alguns problemas de som. Os ORCHESTRE NATIONAL DE BARBÈS (que estiveram no Festival Med de Sines 2006), SHANTEL, SERGENT GARCIA e FERNANDA ABREU constituem-se como as principais atracções desta edição.
- A iniciativa “L Burro e l Gueiteiro” realiza-se este ano de 29 de Julho a 1 de Agosto em Mirando do Douro, juntando mais uma vez num enorme passeio pedestre (e de burro), a música das gaitas-de-foles, das percussões e a preocupação pela preservação do gado asinino. Para já, estão confirmados os COMVINHA TRADICIONAL e os GALANDUM GALUNDAINA, mas já se sabe que muitos outros músicos vão participar, organizada ou espontaneamente, na festa. Para a edição deste ano, a organização promete workshops, intervenções culturais, jogos tradicionais, arraiais, gastronomia, música, dança, flora, fauna, o cheiro do campo, aulas no terreno sobre: o Burro de Miranda, instrumentos musicais, danças tradicionais e muito mais, com partida de Fonte de Aldeia e chegada, três dias depois, a Miranda do Douro, passando por Duas Igrejas e Cércio, sempre pelas arribas do planalto mirandês. Mais informações no site www.aepga.pt.
- A Associação d'Orfeu está já a preparar o seu festival temático das Músicas do Mundo, marcado para 16, 17 e 18 de Julho, no Largo 1º de Maio, em Águeda. Para já, a d'Orfeu tem asseguradas as presenças no Festival Temático do grupo TALISMAN (formado por músicos da Ucrânia, Moldávia, Bielorrúsia e Alemanha), que actuam dia 16 de Julho na secção dedicada às «Músicas do Mundo Cigano», dos MARENOSTRUM, dia 17, na secção «Mestiçal Peninsular» e do grupo ABNOBA, dia 18, na «Cimeira do Fole». Mas há mais....
A d'Orfeu apresenta, dias 13 e 14, o projecto Rio Povo, uma criação inter-associativa efémera, com dois espectáculos a ter lugar em pleno Rio Águeda, marcando de forma indelével a síntese entre a tradição local e o discurso artístico contemporâneo que se lhe quer associar pela acção e reacção dos novos agentes culturais, numa confluência de várias estruturas, organizações e associações de Águeda, incluindo uma orquestra, coros, uma banda filarmónica, tocatas, músicos, actores, dançarinos e bailarinos, outros performers e ainda toda uma série de recursos visuais e multimédia (vídeo-projecção sobre volumes, pintura em tempo real e pirotecnia), numa produção de grande impacto. Mais informações sobre esta iniciativa no site riopovo.blogspot.com. Fonte: Raízes e Antenas
- Por fim, um abraço especial ao António Pires do blog “Raízes e Antenas” que no passado dia 6 de Junho fez um ano à frente deste blog de referência sobre a chamada world music, folk, música tradicional, étnica e as suas margens e fusões. Deixamos o convite para uma visita mais atenta a este blog.
André Moutinho

1 Comments:

Blogger António Pires said...

Olá André:

Tenho andado tão ocupado com umas coisas - o tempo que me sobra é para ir «postando» no blog e pouco mais - que só agora vi a tua referência ao primeiro aniversário do Raízes e Antenas. Que eu muito agradeço, claro!!!

Um abraço

7:38 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home