terça-feira, junho 19, 2007

Emissão 21 - 14/06/2007

1ª Hora
[Os novos projectos da MTP, entrevista e espaço "Músicas do Mundo"]

- QUARTO MINGUANTE - Danças das Palmas [Ao Vivo em Coimbra (2006)]
- MANDRÁGORA - Galandum [Mandrágora (2005)]
- TOQUES DO CARAMULO - Chapéu ao Lado [Toques do Caramulo é ao Vivo (2007)]
- ALMAPLANA - Cor em Mim [Almaplana (2007)]
- CÉLIO PIRES - Filando no Terreiro [Molinos del Brosque (2006)]
- DIABO A SETE - Chin-Glin-Din [Parainfernália (2007)]

Entrevista com Pedro Damasceno dos DIABO A SETE

- DIABO A SETE - En Tu Puerta [Parainfernália (2007)]
- KLASK - Mazurka [Les Hoblous d'Poumes (2000)] - Sugestão Rodobalho
- VACHIN’TON - Bigoudi [La melodie de la vache folk (2004)]
- MAYRA ANDRADE - Comme S’il En Pleuvait [Navega (2006)]
- AYNUR - Yarê [Nupel (2006)]
- AMANIDA FOLK - Sona Viola [Remena la Vinagreta (2006)]
- SHOOGLENIFTY - Paranoia [Venus in Tweeds (1993)]

2ª Hora
[Música portuguesa, notícias, crónica e agenda]

- VÁRIOS - A Garrafa Vazia de Manuel Maria [Cantigas de Amigos (1999)]
- VAI DE RODA - Quadrilha Mandada [Vai de Roda (1983)]
- QUADRILHA - Não Dêem Cabo do Mundo [A Cor da Vontade (2003)]
- JANITA SALOMÉ - Maçãs de Zagora [Vinho dos Amantes (2007)]
- AMÉLIA MUGE - Sete Portas Tenho em Casa [Não Sou Daqui (2007)]
- SAL - Ai Mas Ai De Mim [Sal (2007)]
Recuperação da crónica de Hugo Natal da Luz
- CLAUD - Sou Desta Terra [Contradições (2006)]
- AT-TAMBUR - Arabesca [At-tambur (2004)]
- REALEJO - Dona Infanta [Demos de um futuro álbum]

--------------------------------------------

NOTÍCIAS
- Os DIABO A SETE vão apresentar o seu 1º trabalho discográfico “Parainfernália”. Com a chancela da Açor, o álbum conta com doze temas, nos quais a sanfona, o cavaquinho, a gaita-de-foles, o bandolim, as flautas ou a concertina balançam entre as referências à tradição musical portuguesa e as incursões em territórios mais modernos. A apresentação do trabalho será dia 22 de Junho no Teatro Académico Gil Vicente. O espectáculo contará com a presença dos REBIMBOMALHO - grupo de percussões do Ateneu de Coimbra, que irão encaixar a sua habitual "festa ritmada" num dos momentos do concerto. Os elementos dos Da7 são Celso Bento – flauta e gaita-de-foles; Eduardo Murta – baixo eléctrico; Julieta Silva – voz, concertina e sanfona; Luísa Correia – guitarra; Miguel Cardina – bateria e percussões; Pedro Damasceno – bandolim, cavaquinho, concertina e flautas. Para o espectáculo ainda contarão com Hugo Natal da Luz (músico convidado) – percussões.
- Natural do Ribatejo, JOANA COSTA, cujo o fado surgiu enquadrado no seu ambiente cultural e da forte influência que o mesmo exercia e exerce bem no coração do Ribatejo é detentora de uma grande energia em palco e de um invulgar poder de interacção com o público. Joana Costa alinha-se na nova vaga de fadistas, que trazem frescura e sentido a esta arte que, segundo considera, é a par de outras, património representativo da Historia Portuguesa. Mais info em http://www.cantigasdarua.com/.
- Realiza-se, desde ontem e até ao próximo domingo, o V Festival FolkNova na Freguesia de Vila Nova, Concelho de Miranda do Corvo. Para além de não haver a habitual eliminatória portuguesa do concurso Eurofolk'J destinado a jovens bandas, o festival tem agora quatro dias de celebração folk (e não dois como anteriormente acontecia) com inúmeras concertinas e desenrola-se num novo ‘folkódromo’.
- Em jeito de nota de imprensa, o Departamento de Comunicação da Equipa Espiral - Associação Humanitária, Cultural e Recreativa de Braga vem por este meio informar, que por questões alheias à nossa vontade que são da responsabilidade da organização do evento, o Grupo de Gaitas da Equipa Espiral não vai participar no V FolkNova 2007 no próximo dia 16 de Junho tal como foi opotunamente anunciado. A Equipa Espiral alheia-se de qualquer responsabilidade relacionada com o V FolkNova 2007.
- A colecção dos discos de música portuguesa na posse do britânico Bruce Bastin vai ser adquirida por Portugal. O Ministério da Cultura e a Câmara de Lisboa aceitaram reforçar em 100.000 euros cada um, a sua participação, de modo a cobrir o valor pedido por Bruce Bastin. O Ministério, a quem caberá a guarda e tratamento do espólio, participará com 400 mil euros, tal como a Câmara de Lisboa, e os restantes 300 mil euros são assegurados por um mecenas. O estudo deste espólio, maioritariamente constituído por discos de fado, é considerado essencial por vários investigadores. A colecção inclui registos fonográficos efectuados entre 1904 e 1945 pela His Master’s Voice, Columbia, Homokord, Victor ou Grammophone, estando, na sua maioria, dados como perdidos.Entre os cerca de oito mil discos encontram-se algumas das primeiras gravações de artistas nacionais como José Bastos, Isabel Costa, Almeida Cruz, Eduardo de Souza, Rodrigues Vieira ou Delfina Victor. Além dos fados, são igualmente importantes do ponto de vista musical e etnográfico registos mais tardios de Maria Alice, Manasses de Lacerda, Avelino Baptista, Estêvão Amarante, Madalena de Melo, Maria Emília Ferreira, Júlia Florista e Maria do Carmo Torres, bem como dos mais conhecidos Ercília Costa, Berta Cardoso, António Menano, Edmundo de Bettencourt, Armandinho e o popular Alfredo Marceneiro.
- Próximos acontecimentos relevantes em termos de festivais: Festival "Músicas do Mar" na Póvoa de Varzim. O "Músicas do Mar" tem lugar entre 30 de Agosto e 2 de Setembro na Póvoa do Varzim; Sons do Altântico na Nossa Senhora da Rocha - O belíssimo promontório de Nossa Senhora da Rocha, situado em Porches, Município da Lagoa, recebe entre os dias 10 e 12 de Agosto mais uma edição do Festival Sons do Atlântico e o II Festival Voz de Mulher no Teatro Aveirense - O colectivo feminino SEGUE-ME À CAPELA e o Teatro Aveirense organizam, entre os dias 5 e 8 de Julho, a segunda edição do Festival Voz de Mulher.
André Moutinho