domingo, setembro 23, 2007

Novidades e Emissão 25 - 20/09/2007

Regressamos em directo depois de algum tempo ausentes do contacto com os nossos ouvintes. Voltámos com algumas mudanças no programa (explicadas em pormenor nesta emissão, através dos podcasts) onde destacaremos cada vez mais apenas a música portuguesa. Findámos, por exemplo, o espaço "Músicas do Mundo" sem com isso terminar as parcerias estabelecidas ou mesmo com as rubricas habituais do programa. Mais novidades ao nível programa e da própria rádio estão para muito breve.
1ª Hora
[Os novos projectos da MTP em revista e notícias 1]

- UXU KALHUS - Erva Cidreira [Revolta dos Badalos (2006)]
- CHUCHURUMEL - Coquelhada Marralheira [Posta-Restante (2007)]
- DAZKARIEH - Vitorina [Incógnita Alquimia (2006)]
- QUARTO MINGUANTE - Oh que Calma Vai Caindo [Ao Vivo (2007)]
- MU - Vinavata [Mundanças (2005)]
- XAILE - Pintar a Verdade [Xaile (2007)]
- TERRAKOTA - Soul [Oba Train (2007)]
- TOQUES DO CARAMULO - Real Caninha [Toques do Caramulo É ao Vivo (2007)]
- MODERNIÇA - Não Quero que Vás à Monda [Demo (2006)]
- ARREFOLE - Travessia [Veículo Climatizado (2006)]
- DIABO A SETE - Chin Glin Din [Parainfernália (2007)]

2ª Hora
[Música portuguesa, notícias 2 e agenda]

- FAUSTO -E Levantou-se o Arraial [Crónicas da Terra Ardente (1994)]
- GENOVEVA FAÍSCA, JOÃO AFONSO E TONINHO AFONSO - Mira-me Miguel / Çarandilheira [Cantigas de Amigos (1999)]
- RONDA DOS 4 CAMINHOS - Linda Natália [Alçude (2000)]
- PEDRO BARROSO - A Mesa [Navegador do Futuro (2004)]
- BRIGADA VICTOR JARA - Meninas Vamos à Murta [Ceia Louca (2006)]
- MAIO MOÇO - Deita Pra Cá Esse Adufe [Canto Maior (2002)]
- GAITEIROS DE LISBOA - Chamarrita do Pico [Sátiro (2006)]
- CANTAREMOS ADRIANO - As Balas [Homenagem a Adriano Correia de Oliveira (2007)]
- GALANDUM GALUNDAINA - Se Tou Pai Me Dera [Modas i Anzonas (2005)]
- MOÇOILAS - Qu é que tens aver com isso? [Qu’ é que tens a ver com isso? (2006)]
--------------------------------------------
NOTÍCIAS
- O álbum "Ceia Louca” da BRIGADA VICTOR JARA, foi o vencedor do Prémio José Afonso 2007, atribuído pela Câmara Municipal da Amadora. Um prémio que foi atribuído por unanimidade pelo júri constituído por Olga Prats, António Victorino d'Almeida, Carlos Pinto Coelho, António Moreira e Natália Cañamero de Matos. O Prémio José Afonso, o mais prestigiado na área da folk/música tradicional em Portugal, esteve um ano sem ser atribuído, tendo voltado este ano, em boa hora. E com um justo vencedor, apesar da concorrência ser forte: a Brigada Victor Jara, já com mais de trinta anos de carreira e com um percurso ímpar na recriação e renovação do nosso cancioneiro tradicional/popular.
- Novo CD dos STOCKHOLM LISBOA PROJECT. Este novo CD combina as tradições suecas e portuguesas. Desde fado a polskas, a viagem é através da melancolia e festa, pela mão de excelentes músicos. A surpreendente voz de Liana e a combinação de mandola nórdica, bandolim português e violino fazem deste projecto uma combinação única de fortes personalidades, revelando uma mistura inesperadamente intensa. Liana, Luís Peixoto, Sérgio Crisóstomo e Simon Stålspets actuam por todo o mundo com o Stockholm Lisboa Project e outras formações.
- A partir de Sábado e até ao próximo dia 23 de Setembro, o município do Fundão realiza na aldeia de Alpedrinha a edição de 2007 do Festival Chocalhos, destinado à celebração da transumância, ancestral prática da pastorícia, enquanto valor patrimonial de excelência, cruzando a música pastoril, os produtos locais, as paisagens, a realidade e os sonhos. Entre variadas actividades como passeios pedestres com rebanho pela Serra da Gardunha, animação de rua com Chocalheiros, é possível assistir à actuação da grega SAVINA YANNATOU, com a sua banda PRIMAVERA EN SALÓNICO (no Terreiro do Palácio do Picadeiro, na noite de dia 22 de Setembro). Mais informação em http://www.fundaoturismo.pt.
- "Artes da lua d’Outono" é um encontro animado por grupos, colectivos e indivíduos do espaço alternativo que propõem fazer desta iniciativa uma afirmação da sua cidadania. A festa da liberdade, da individualidade da fraternidade, interveniente na arte, na criação, no debate, na acção. Diferentes experiências, organizações e eventos têm contribuído para uma maior visibilidade e capacidade de intervenção. Novas opções estão disponíveis, mais e maiores áreas da nossa vida podem ser saboreadas e construídas, livres dos preconceitos e mercantilismos predominantes. Este vai ser um encontro centrado na temática da Educação Alternativa mas com carácter multi-dimensional aberto à diversidade das vossas contribuições. Dias 21, 22 e 23 de Setembro 2007 na Praça da Canção (Coimbra) com entrada livre. Iniciativa do Colectivo Germinal.
- O festival "Aldeias Vinhanteiras do Douro" tem como objectivo "ressuscitar" e encher de vida as seis aldeias durienses, desde 15 de Setembro a 21 de Outubro e será, de uma só vez, uma festa, uma aula, um intercâmbio e uma viagem no tempo. Uma festa porque as ruas destas quase esquecidas Aldeias irão ser palco de surpreendentes espectáculos, com a presença da reconhecida orquestra THE FISRT VEGETABLE ORCHESTRA , a fanfarra portuguesa KUMPANIA ALGAZARRA e os BAILEBÚRDIA. As aldeias são Favaios, Provesende, Ucanha, Salzedas, Trevões e Barcos.
- Um dos mais originais e divertidos festivais portugueses, O Gesto Orelhudo, estará de volta a Águeda entre os dias 29 de Setembro e 6 de Outubro com vários espectáculos musicais, de mímica, de teatro, de humor, de fantoches, de circo e/ou isto tudo junto, mais uma vez com organização da d'Orfeu e da edilidade local. No dia 29, a abrir o festival apresenta-se a surrealista formação musical THE FISRT VEGETABLE ORCHESTRA que estarão também brevemente em Torres Novas, seguindo-se os TRUKITREK (Espanha/Brasil). Dia 30, há um concerto para "Pássaros e outros Palradores", o espectáculo "Chico Lua & Cia.", de Beto Hinça (Brasil), "Bebés com Música", por Artur Fernandes (dos DANÇAS OCULTAS) e "Unforgetable", novamente pelos TRUKITREK. Paralelamente, há uma programação especial para o público das escolas do concelho de Águeda com espectáculos dos SLAMPAMPERS e do TRIGO LIMPO - Teatro ACERT. Mais informações em http://www.blogger.com/www.dorfeu.com.
- Nos dias 22 e 23 de Setembro 2007 na Casa da Eira Longa, em Vilar, Boticas (Trás-os-Montes) acontecem os dias da criação. Nesta iniciativa estará a presença diversificada de criadores leoneses e transmontanos, nas distintas áreas da criação: Audiovisual, Escrita, Performance, Música, Pintura, Fotografia, Pensamento, Gravura, Teatro, Grafismos, Artesanato, Escultura, Conta contos. Apesar de se tratar de um encontro de âmbito regional não há qualquer segregação relativamente à presença de criadores que fisicamente tenham nascido noutras paragens. Assim, desde a Galiza ao Algarve, passando pela América Latina, este encontro é marcado pelo Aberto, pela infinitude do ómega. Todo o acontecimento é Público e tem entrada livre. Mais info em 960238922 (Casa Eira longa) e 965817337 (Incomunidade) ou pelo email: diasdacriacao@gmail.com.
- No passado dia 3 de Setembro iniciou-se a nova temporada da EMtrad, com uma série de novas propostas para o ensino da música tradicional em Águeda. As inscrições estão abertas na d’Orfeu e a sedução estende-se a toda a comunidade: além das aulas semanais (todas as idades), haverá Aulas Grátis, Bolsas de Estudo, Apoio aos Grupos Folclóricos, Cursos Mensais e até Música para Bebés. As novidades são mais que muitas na Escola de Música Tradicional, área da d’Orfeu que centra em Águeda uma oferta formativa ímpar no ensino de instrumentos tradicionais. A EMtrad’ acolhe alunos de todas as idades, garantindo o compromisso pedagógico de iniciação às crianças e jovens de Águeda com o Curso Tocata, a par de uma procura por parte de músicos de todas as gerações e origens geográficas, nomeadamente para os Cursos Mensais. Para além da forte presença da concertina no leque de instrumentos que os alunos procuram, enraizou-se já a apetência pela gaita-de-foles após os primeiros meses de experiência. São ainda aposta os vários cordofones tradicionais: o cavaquinho, a viola braguesa, a rabeca e o bandolim. A voz e a percussão completam o naipe de instrumentos, todos disponíveis tanto para iniciação como em nível avançado. O ensino da música tradicional na d’Orfeu continua, através das suas propostas, a comprovar os méritos de uma acção pedagógica virada para a vivência prática da música e para os processos dinâmicos de reinvenção do património musical tradicional, num contexto nacional de total ausência desta matéria nos programas pedagógicos oficiais, que a d’Orfeu pretende combater com o reforço da posição da EMtrad’ – Escola de Música Tradicional.
André Moutinho

2 Comments:

Blogger Carlos Norton said...

André
Ainda bem que regressas e aparentemente cheio de vontade e com ideias.
Parabéns pela decisão pelo novo formato, é uma bela demonstração do panorama actual da música tradicional portuguesa que consegue encher sem problemas 2 horas inteiras semanalmente!
Continuação do bom trabalho que tens feito pela nossa música...

12:06 da tarde  
Blogger Canto Nómada said...

Carlos,

O prazer é meu, ter colegas de rádio do teu calibre. Obrigado pelas palavras e boa continuação do teu programa que é, como sabes, uma grande referência do meu programa.

André Moutinho
(Canto Nómada)

1:43 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home