sábado, setembro 29, 2007

Notícias da semana

- Abertura do festival “O Gesto Orelhudo” sábado 29 Setembro, pelas 21h45 no Cine-Teatro São Pedro em Águeda com os THE FIRST VIENNA VEGETABLE ORCHESTRA (Áustria). Este grupo abre, em grande estilo, a programação do 6º Festival "O Gesto Orelhudo". Surpreendem pela originalidade: pepinos, pimentos, cenouras, couves e abóboras são apenas alguns dos vegetais que esta invulgar orquestra transforma em instrumentos. A banda, que esteve também presente em Torres Nova na sexta reúne um naipe de músicos austríacos de alta formação, sendo um deles também cozinheiro. Só usam vegetais frescos e de boa qualidade na suas actuações, para garantir a afinação e resistência dos mesmos como instrumentos. Por isso, no próprio dia do concerto, no mercado semanal de Águeda, vão ser adquiridos os legumes e hortaliças que, depois de transformados, deliciarão os ouvidos dos espectadores à noite. “O Gesto Orelhudo” é um festival que marca as suas propostas pelo mais insólito e inusitado humor músico-teatral. Esta 6ª edição, que acolhe 16 espectáculos diferentes durante uma semana, é uma co-produção da d’Orfeu Associação Cultural e da Câmara Municipal de Águeda. De 29 de Setembro a 6 de Outubro, a festa que é, na verdade, um festival transfigura a pequena cidade que ousa, pela sexta vez, dar corda às orelhas. O país cultural sabe onde o gesto é orelhudo. Mais informações aqui.
-Os DAZKARIEH comemoram o primeiro ano sobre a edição do cd “Incógnita Alquimia” com a chancela da Hepta Trad. Mais de 2500 cd’s vendidos e 58 concertos depois, em 7 países e 3 continentes, os DAZKARIEH comemoram dia 30 de Setembro 1 ano sobre o lançamento do seu último trabalho discográfico “Incógnita Alquimia” com um concerto no Salão Nobre da Assembleia da República, em Lisboa, pelas 18h30, com entrada gratuita.
- O Grupo ERVA DE CHEIRO actua nos dias 28 e 29 de Setembro, em Angra do Heroísmo/Açores, nas Festas do Império S.Carlos 2007, em honra do Divino Espírito Santo.Dia 28 o espectáculo será de tributo a José Afonso, exibindo o projecto “Que Viva o Zeca”, que este grupo preparou para este ano e que inclui temas exclusivos do genial José Afonso, assinalando os 20 anos da sua morte. Este trabalho deu origem à gravação de um CD e realizou já mais de 15 espectáculos de Norte a Sul do País.No dias 29, realizam um concerto de música popular e tradicional, tendo preparado especialmente para esta noite alguns temas da musica tradicional Açoriana, com arranjos do grupo, para além dos temas do normal repertório. Toda a informação em http://www.ervadecheiro.com/.
- De 4 de Outubro a 22 de Dezembro, variadíssimos espaços acolherão inúmeros concertos de diferentes áreas musicais, mas com destaque para a folk e a música tradicional, em mais um "Festival OuTonalidades", da Associação d'Orfeu, desta vez espalhado de norte a sul de Portugal. No festival estão presentes os MANDRÁGORA, XOÁN CURIEL, ESPÍRITO NATIVO, VENTOS DA LÍRIA, MELECH MECHAYA, T3+UNS, QUARTETO DE SOFIA RIBEIRO, STOCKHOLM LISBOA PROJECT, POLITONIA, ARREFOLE, COMCORDAS, TALITHA KUM, ANDARILHOS, FÁBRICA DE SONHOS, SESTO SENSO, AGUSTIN PORTALO, GUI DUVIGNAU, FADOS DO ANDARILHO, MU, JOÃO GENTIL&LUÍS FORMIGA, SWEET PUNK JAZZ, LUFA-LUFA, MARÉ JAZZ e PLASTICINA. Os espaços são o Cine-Teatro de Estarreja, Casa da Eira de Paços de Ferreira, Piazzolla Café-Bar de Cantanhede, ACERT de Tondela, Pizzaria Suprema de Águeda, Teatro Municipal da Guarda, Espaço d'Orfeu de Águeda, Sítio do Cefalópode de Lisboa, Espaço Celeiros de Évora e Alaúde Bar do Fundão. Informações em www.dorfeu.com.
-Sesimbra revive, desde o passado dia 21 e até ao próximo dia 7 de Outubro, algumas das tradições e costumes ligados ao mar e à pesca. Durante dezassete dias, há a quinzena gastronómica do espadarte, um ciclo de cinema sobre o mar, a exposição “um areal de gente” e a recriação da antiga lota na praia, entre outras actividades. As festividades das “Marés de Outono” foram inauguradas musicalmente com o projecto que melhor se enquadra neste tipo de iniciativa: os algarvios MARENOSTRUM. Mais informações em http://www.cm-sesimbra.pt/.
André Moutinho