quinta-feira, outubro 25, 2007

Notícias da Semana

- Numa altura em que a crise na indústria discográfica aperta cada vez mais com inúmeros artistas, mesmo os de topo mundial, a apostar prioritariamente no circuito de espectáculos e a deixar para trás chorudos contratos com as editoras fonográficas, os circuitos alternativos de produção, distribuição e divulgação de música são cada vez mais importantes. E na grande área da chamada “world music” uma feira/festival como é a WOMEX, onde se cruzam músicos e outros agentes musicais de todo o mundo, é uma porta aberta para o conhecimento de novas vias de divulgação musical e, mais ainda, de projectos emergentes neste mar imenso das músicas. Este ano, a lista de concertos e showcases da WOMEX - que decorre em Sevilha, Espanha, esta semana, até 28 de Outubro - é novamente impressionante: com destaque especial, claro, para a presença dos GAITEIROS DE LISBOA (única representação portuguesa na lista). Fonte: Raízes e Antenas.
- A exposição de instrumentos musicais populares portugueses que decorre desde o passado dia 6 e que vai até 31 de Outubro no Fórum Municipal Romeu Correia em Almada, continua. Exposição de Instrumentos Musicais Populares Portugueses, organizada pela Associação Zaclitrac, apresenta a Gaita-de-Foles no contexto português, em contras te com gaitas de outros países, rodeada de aerofones, membranofones, cordofones e idiofones que fazem parte da cultura tradicional portuguesa. Construtores e tocadores estarão presentes, para partilhar o seu saber, num espaço em que os instrumento s contam histórias e suspiros melódicos deixam escapar. Depois das actividades subordinadas aos temas “O que é uma Gaita-de-foles?”, “O que é uma Ocarina?” e “O que é uma Sarronca? termina este sábado com o tema “Instrumentos tradicionais do mundo e a sua relação com os povos” por Sebastião Antunes. Sebastião Antunes mentor e vocalista do grupo QUADRILHA, tem levado a cabo várias exposições de instrumentos tradicionais de todo o mundo e, neste dia, vem-nos falar da relação dos instrumentos com os povos que os utilizam, sobre os materiais que são utilizados na sua construção e a forma como integram o seu quotidiano. Uma viagem narrada e ilustrada, sobre instrumentos e "tribos". Toda a informação em: zaclitrac.blogspot.com.
- A BARCA DOS CASTIÇOS, grupo de Coimbra, será o único representante português do já conhecido festival Eurofolk’J 07, que se realiza a partir do dia 10 de Novembro em Málaga (Espanha). Sem ter havido recentemente informação oficial sobre o festival ou mesmo a existência da eliminatória habitual em Portugal, o “Canto Nómada” foi agora apanhado de surpresa com a informação, tendo sabido a notícia através de uma press release do próprio grupo português seleccionado. O Eurofolk’J é um concurso para jovens grupos de Portugal, Espanha e Itália e nas edições anteriores catapultou vários nomes como os GINGA (vencedor da 1ª edição) e mesmo os DIABO A SETE. A edição deste ano do festival, como habitualmente, esteve marcada para o verão mas por motivos desconhecidos foi sucessivamente adiado.
- Por fim, lembramos outras actividades para estes próximos dias, primeiro convidamos todos os nossos leitores para se deslocarem à 4ª Edição do Festival Acordeões do Mundo, já aqui noticiado, de 27 Outubro a 11 de Novembro em Torres Vedras. Mais informações em http://www.torresvedrasemfesta.com/. Também em Trás-os-Montes dupla jornada cultural: o Anamnesis – Encontro de Cinema, Som e Tradição Oral no Vimioso, de 1 a 4 de Novembro com uma produção de Associartecine, da Câmara Municipal de Vimioso e do Bazar do vídeo. E, finalmente, o Congresso Internacional da Gaita-de-Foles Mirandesa subordinado ao tema "Reconhecimento e Padronização", também de 1 a 4 de Novembro em Vimioso (Miranda do Douro) com uma organização da Galandum Galundaina Associação Cultural.
André Moutinho