sexta-feira, dezembro 14, 2007

Notícias da Semana

- Mais um grande acontecimento musical que vai alargar o polémico conceito de “lusofonia” que tem na música e no canto (sejam cantos em português de Portugal, em crioulo cabo-verdiano, com sotaque brasileiro ou angolano, em galego) a sua face mais luminosa sempre sobre uma língua comum. Isto tudo para falar do clássico festival “Cantos na Maré”, que nasceu a partir de uma ideia da cantora galega UXÍA, e que é um dos expoentes maiores desta ligação entre povos irmãos, culturas irmãs e músicas. Este ano o “Cantos na Maré” conta com a presença de UXÍA (Galiza), MANECAS COSTA (Guiné-Bissau), MERCEDES PEÓN (Galiza), CEUMAR (Brasil), NANCY VIEIRA (Cabo Verde) e JP SIMÕES (Portugal), que serão acompanhados por uma banda formada por Paulo Borges (piano e acordeão), Paco Charlín (baixo), João Ferreira (percussão), Jon Luz (cavaquinho), Quiné (bateria), Amadeu Magalhães (cordas, flautas), Davide Zaccarías (violoncelo) e Óscar Fernández (acordeão e sanfona). O espectáculo principal decorre dia 15 de Dezembro no Pazo da Cultura de Pontevedra (Galiza). Para além do concerto, haverá ao longo dos dias anteriores encontros de músicos e projecção de documentários musicais. Mais informações aqui. Fonte: Raízes e Antenas.
- A Associação Cultural Tirsense e Os Gaiteiros da Ponte Velha, estavam nesta altura a ultimar a organização da 3ª edição do “Palheta Bendita”, evento que tem dado uma atenção particular ao processo construtivo de palhetas para gaita-de-foles, à percussão tradicional do Minho e Trás-os-Montes assim como ao convívio de gaiteiros e percussionistas.Pretende-se ainda dar uma resposta às exigências de afinação dos tocadores de gaita de fole assim como se tenciona fomentar um maior conhecimento das percussões minhotas e trasmontanas ao nível da caixa de rufo, bombo, castanholas, trancanholas e pandeiros.
Por razões alheias à organização do Palheta Bendita o evento foi adiado para Março do próximo ano.
Em breve será divulgado o programa que, nesta edição, terá oficinas destinadas a amantes da construção de percussões e aerofones.
Além disto, e levantando um pouco o véu, haverá uma oficina de serrote musical com um velho conhecido de todos nós... Informações que nos chegaram dos Gaiteiros da Ponte Velha / Associação Cultural Tirsense.
- Os portuenses LŨMEN vão representar Portugal no grande Festival do Níger, que se realiza, há três anos a esta parte, na cidade histórica de Ségou (Mali). O evento que ocorre entre os próximos dias 1 e 4 de Fevereiro de 2008, na capital do outrora reino Bambara, acolhe sobretudo nomes da música africana actual, como SALIF KEITA, ABDOULAYE DIABATÉ, CHEICK TIDIANE SECK, MANGALA CÂMARA, MADINA NDIAYE, SUPER BITON DE SÉGOU, BASSÉKOU KOUYATÉ, NAINY DIABATÉ, AFEL BOCOUM, ALOU SANGARÉ, YORO DIALLO, ESPOIRS DE CORONTHIE. Mas, porque este Festival do Níger é parceiro do Festival “Ollin Kan” do México, recebe também os mexicanos TRIBU e os portugueses LŨMEN. O projecto de José Flávio Martins (também dos FREI FADO D’EL REI) e Ricardo Coelho é agenciado por Carlos Bartilotti, que é representante em Portugal do maior evento folk da Cidade do México e que se encontra neste momento a preparar uma versão portuguesa do conhecido festival mexicano a ter lugar em 2008 num espaço do grande Porto. Entretanto dizer que o Mali tem para muitos a melhor música do mundo e isso é visível nas muitas listas de melhores discos dos últimos anos. Fica a curiosidade em saber como é que o público maliano irá reagir ao som dos LŨMEN. Fonte: Crónicas da Terra.
- Artistas africanos cantarão os maiores sucessos dos U2 de BONO VOX. ANGELIQUE KIDJO (”Mysterious Ways”), VIEUX FARKA TOURÉ (”Bullet The Blue Sky”), TONY ALLEN (”Where The Streets Have No Name”), CHEIKH LÔ (”I Still Haven’t Found What I’m Looking For”) e WALDEMAR BASTOS (”Love Is Blindness”) são alguns dos artistas do continente africano que prestam tributo à banda irlandesa U2, através do álbum “In The Name Of Love: Africa Celebrates U2”. O disco que é, sem dúvida, a forma mais generosa de gratidão por tudo o que BONO VOX tem feito para tentar reduzir o índice de pobreza e de vírus mortais (como o HIV, a tuberculose e a malária) em África, será editado pela Shout! Factory a 1 de Abril de 2008. Parte das suas receitas serão encaminhadas para a ONG The Global Fund. O alinhamento de “In The Name of Love: Africa Celebrates U2” é: 1. ANGELIQUE KIDJO – “Mysterious Ways” ; 2. VIEUX FARKA TOURÉ - “Bullet The Blue Sky”; 3. BA CISSOKO - “Sunday Bloody Sunday”; 4. VUSI MAHLASELA - “Sometimes You Can’t Make It On Your Own”; 5. TONY ALLEN - “Where The Streets Have No Name”; 6. CHEIKH LÔ - “I Still Haven’t Found What I’m Looking For”; 7. KEZIAH JONES - “One”; 8. LES NUBIANS - “With Or Without You”; 9. SOWETO GOSPEL CHOIR - “Pride (In The Name Of Love)”; 10. SIERRA LEONE ‘S REFUGEE ALL STARS - “Seconds”; 11. AFRICAN UNDERGROUND ALL-STARS FEATURING CHOSAN, OPTIMUS IYOKA - “Desire”; 12. WALDEMAR BASTOS - “Love Is Blindness”.
Fonte: Crónicas da Terra.
- A próxima passagem de ano em Torres Novas vai ser uma festa à música tradicional portuguesa e do mundo. No fundo também estará lá um bocadinho de “Canto Nómada”, mais propriamente recordando as primeiras emissões: um novo grupo da MTP e um grupo português que toca a dita música do mundo. Tudo isto para dizer que a Câmara Municipal de Torres Novas fará uma festa de passagem de ano na praça 5 de Outubro com o seguinte programa: TOQUES DO CARAMULO, pelas 22h; fogo de artifício, pelas 24h e, após este, os KUMPANIA ALGAZARRA. Os primeiros, recordo, já aqui tocaram na cidade do Almonda e os últimos estiveram aqui recentemente nas Festas da Cidade 2007. Depois, no mercado do peixe,, pelas 02h da manhã sessão de Dj’s com as presenças de TSURIKATA e LOVEMAKERS. A não perder…
- Continuam à espera de ideias os colectivos Rodobalho e Tradballs que, no entanto, continuam numa azáfama para que tudo corra bem com o Festival de Passagem de Ano 2007-2008 em Coimbra que acontecerá, recordamos, no Centro Norton de Matos, que aceitou o desafio daquele Peixe com Botas [vulgo Rodobalho e Tradballs]. Já há então mais informações sobre este festival que acontecerá dias 29, 30 e 31 Dezembro. Assim, sábado 29 Dezembro, pelas 22h os DIABO A SETE marcarão a abertura do festival para terminarem a noite os FOL&AR, a partir das 24h. Já no Domingo, 30 Dezembro subirão ao palco, pelas 22h, os belgas TRIPLE-X e para terminar, a partir das 24h, os nossos convidados especiais de hoje BAILEBÚRDIA. Na noite propriamente de passagem de ano, segunda-feira 31 Dezembro, abrirão as hostilidades os ALFA ARROBA, pelas 22h para depois da festa da meia-noite finalizarem este certame, de novo, os belgas TRIPLE-X. Mas há mais para além dos concertos, porque há semelhança do último acontecimento coimbrão denominado por “Oficinas de S. Martinho”, também haverá workshop’s de danças: irlandesas, portuguesas, tango, expressão dramática, danças de roda, danças de pares, etc. e também de instrumentos tais como sanfona, gaita-de-foles, cavaquinho, flautas e concertina. Quanto a custos, sabe-se que o bilhete geral será de 35 euros ou o preço por dia de 15 Euros mas que haverá lugar para acampamento seco e chuveiros. Fiquem atentos aos sites tradballs.blogspot.com ou www.rodobalho.com.
André Moutinho