domingo, março 18, 2007

Notícias e Agenda - Ponto de situação

Ainda não é esta próxima quinta-feira que voltaremos às emissões regulares do "Canto Nómada", mas não é por isso que não estamos atentos, informados e actualizados sobre os assuntos da MTP e afins. Assim, apresentamos as notícias da semana e a agenda actualizada. Voltamos já... prometemos!
Notícias
- Os BANDA LARGA estarão em Itália. Começemos pelo princípio: faz-se com cinco pessoas (quatro músicos e uma actriz) e vai mostrar as nossas tradições da Quaresma em Itália, no evento "Canti di Passione". A Banda Larga, formada por Celso Bento e Luísa Correia (dos Diabo a Sete), César Prata (de Chuchurumel e Cantigas do Ceginho), Julieta Silva (dos Chuchurumel e Diabo a Sete) e a actriz Dulce Silva, vai entoar, em dois concertos, nos dias 31 de Março e 1 de Abril, martírios, encomendações das almas, xácaras e alvíssaras. "Canti di Passione" realiza-se na região de Salento (mesmo no salto da bota), entre 25 de Março e 1 de Abril. Ao longo desses dias haverá oportunidade para assistir a palestras, exibição de filmes e diversos concertos com outros grupos italianos, espanhóis e gregos. Todas as informações na página oficial do evento.
- Os concertos "Spring Experience" são um ciclo de espectáculos de entrada livre a decorrer entre os meses de Março e Junho, todas as segundas-feiras, pelas 22h30 no Arena Lounge do Casino Lisboa. Por exemplo, já dia 9 Abril, os convidados serão os DAZKARIEH.
- Tudo leva a crer que vai ser um ano em grande para os DAZKARIEH. Depois de terem começado o ano nos Açores, em Ponta Delgada, fazem agora as malas para actuarem em alguns dos mais importantes festivais de música folk de todo o mundo, continuando assim a divulgar o seu último trabalho “Incógnita Alquimia”, editado pela Hepta Trad e já com distribuição assegurada no Reino Unido, Polónia e Canadá.
- Os fantásticos UXU KALHUS têm já o seu primeiro vídeo-clip pronto, retirado do recente trabalho "A Revolta dos Badalos" e cuja faixa escolhida foi a "Erva Cidreira". O vídeo foi realizado pelo artesão do vídeo e afins Tiago Pereira e pode ser aqui visionado.
- No próximo fim-de-semana mais uma bela iniciativa, desta feita em Castro Laboreiro. Falamos de BAILOBANDO a realizar já nos próximos dias 24 e 25 de Março e que terá muita música, dança, oficinas, passeios pedestres e bailes. Todo o programa tem um objectivo: a preservação do Lobo Ibérico. A não perder...
- O cantor, compositor e guitarrista cabo-verdiano TITO PARIS edita o seu novo álbum, "Acústico", dia 26 deste mês. O álbum, gravado ao vivo na Aula Magna da Universidade de Lisboa inclui os temas «Sôdade», «Morna PPV», «Estrela Linda», «Febre di Funáná», «Nha Sina», «Ondas Di Bô Corpo», «Que Vida», «Victor», «Otília/Otilio» e «Poema Tropical» e ainda três bónus gravados em estúdio: «Tcapêau di Pdia», «Xandinha» e «Galo Bedjo». Tito Paris participou, como instrumentista e/ou produtor, em álbuns de Bana, Cesária Évora ou Maria de Barros. Com sete álbuns em nome próprio, centenas de concertos em todo o mundo, Tito Paris está agora ligado à editora holandesa World Connection, cada vez mais a casa de acolhimento de vários cantores e músicos portugueses ou de expressão portuguesa como Mariza, Sara Tavares, Tété Alhinho, Waldemar Bastos, Mário Pacheco e Jorge Fernando (Fonte: Raízes e Antenas).
- "Vinho dos Amantes" é o novo álbum de JANITA SALOMÉ. Neste disco, inteiramente dedicado à temática do vinho, o cantor e compositor alentejano é acompanhado pelos pianistas Ruben Alves, João Paulo Esteves da Silva e Ricardo Dias, os guitarristas Mário Delgado e Fernando Abreu, Hugo Marques nas percussões, Yuri Daniel no baixo eléctrico e contrabaixo, Daniel Salomé no clarinete, Vitorino no acordeão e Jacinto Santos em tuba, com participações vocais de Carlos Mota de Oliveira e de Vitorino, Jorge Palma, Rui Veloso e Zé Carvalho nos coros. (Fonte: Raízes e Antenas).
- A edição deste ano do encontro de tocadores de instrumentos tradicionais TOCAR DE OUVIDO decorre de 28 de Abril a 1 Maio no Espaço Celeiros, em Évora, com organização da Pé de Xumbo, da Associação D'Orfeu e da Associação Gaita-de-Foles. Este «encontro de velhos e novos tocadores, tendo por base a música tradicional portuguesa» pretende «uma passagem directa daquilo que são músicas tradicionais e técnicas instrumentais contidas nos repertórios dos tocadores mais antigos, para músicos mais novos, que possam de alguma maneira dar continuidade às tradições musicais das várias regiões e instrumentos», consistindo o encontro, principalmente, «em sessões de trabalho entre músicos (oficinas de instrumentos), feira de construtores de instrumentos, conversas e apresentações dos instrumentos e bailes abertos ao público», havendo ainda filmes e actividades para crianças. Este ano há oficinas de gaita-de-foles, bombo, de concertina, de flauta de tamborileiro, de flauta travessa, de rabeca chuleira e de viola campaniça.
- A cantora SARA TAVARES continua a efectuar durante este mês de Março a sua primeira digressão nacional de apresentação do álbum "Balancê", com concertos já no dia 24 no Cine Teatro de Estarreja e dia 27 no Cinema S. Jorge, em Lisboa. Depois, durante a Primavera e Verão, Sara Tavares actuará em concertos e festivais em Itália, Suécia, Noruega, Holanda, Alemanha, Polónia e Itália. Sara Tavares é acompanhada por uma banda que inclui o guitarrista e cantor com frutuosa carreira em nome próprio Boy Gê Mendes e o discreto mas seguríssimo baterista N'dú.
- O Cinema São Jorge em Lisboa recebe no próximo dia 23 de Março a iniciativa “Canções Pelo Iraque”. Uma espécie de “tomada de posição” contra a ocupação norte-americana do Iraque promovida pela secção portuguesa do Tribunal Iraque e da Associação Abril que irá contar com as presenças de JOSÉ MÁRIO BRANCO, FAUSTO, JORGE PALMA, PAULO DE CARVALHO, PEDRO ABRUNHOSA, LUÍS REPRESAS, CAMANÉ e PACMAN (dos DA WEASEL). O objectivo desta noite de duas horas (em que cada artista deverá interpretar três a quatro canções), apresentada por RITA BLANCO e JORGE SILVA MELO, “não é fazer do espectáculo um discurso político sobre a guerra, mas alertar para os aspectos mais gravosos do conflito, as consequências humanitárias”. (Fonte: Crónicas da Terra).
- A RONDA DOS QUATRO CAMINHOS prepara-se para editar novo disco, já no próximo mês de Abril. “À Beira do Sul”, registo que une as paisagens musicais das regiões do Alentejo e da Beira-Baixa, não é nova super-produção inicialmente planeada para suceder a “Terra de Abrigo”. Mas é, também, mais um álbum do grupo repleto de convidados: ADUFEIRAS DE MONSANTO, CORO POLIFÓNICO “EBORAE MVSICA” e os Grupos Corais CANTARES DE ÉVORA e GUADIANA de Mértola, para além de um quarteto clássico de cordas.
“À Beira do Sul” é o resultado de uma série de espectáculos realizados no âmbito do Projecto 3 Culturas, desenvolvido em parceria com as Câmaras Municipais de Évora, Idanha-a-Nova e Mértola, que promoveu cerca de uma centena de iniciativas culturais nestes três concelhos, durante o ano transacto. (Fonte: Crónicas da Terra).
AGENDA [Actualizada]
20 de MAR - BALL-DADO - BOURRÉE no Café Teatro "A Comuna", Praça de Espanha (Lisboa), pelas 21h.

22 de MAR - ENCONTROS DE MÚSICA & DANÇA no espaço da Pédexumbo, Espaço Celeiros (Évora), pelas 22h.

23 de MAR - KRONOS QUARTET no Centro de Artes e Espectáculos em Portalegre, pelas 21h30;
"Fête de la Francophonie 2007" concerto com MARIA RADUCANU no Instituto Franco-Português (Lisboa), pelas 21h30;
"Canções pelo Iraque" com JOSÉ MÁRIO BRANCO e AMIGOS no Cinema S. Jorge (Lisboa), pelas 21h.
24 de MAR - SARA TAVARES no Cine-Teatro de Estarreja, pelas 21h30;
ALFA ARROBA no 1º Encontro Ibérico de Educação Ambiental, na Escola Superior Agrária de Coimbra, pelas 19h e no Salão Brazil, pelas 23h;
COMVINHA TRADICIONAL no Teatro da Vilarinha no Porto, pelas 22h.
27 de MAR - SARA TAVARES no Cinema S.Jorge em Lisboa, pelas 21h30.
André Moutinho

sexta-feira, março 09, 2007

Notícias

- No próximo dia 18 de Março, o MULTIPISTAS – Músicas do Mundo assinala o seu primeiro aniversário com uma gala na noite do próximo dia 14 de Abril na Delegação Regional de Castelo Branco do IPJ. Uma oportunidade não só para passar em revista as quatro dezenas de programas emitidos durante o ano de estreia e para fazer um balanço do trabalho realizado até agora, mas também para envolver, numa primeira fase,a comunidade local e regional de forma mais aprofundada na esfera da worldmusic. Uma noite temática onde se pretende reunir não só gente ligada ao universo da música do mundo, numa espécie de tertúlia alargada, mas também músicos que se queiram associar ao evento, criando assim um primeiro encontro promovido pelo programa. O "Canto Nómada" associou-se às comemorações com um artigo e a divulgação do encontro. Os nossos parabéns!
- É já neste sábado, tal como referimos em anterior emissão, que o CD dos ERVA DE CHEIRO é publicamente apresentado. “Que viva o Zeca”, contém 12 temas que José Afonso compôs e cantou e pretende ser uma homenagem a esta importante figura da musica portuguesa, desaparecida precisamente há 20 anos. O lançamento será realizado na Academia de Santo Amaro, em Alcântara, pelas 21,30 horas. Marcação de lugares deve ser feita pelos telefones: 213636637 / 914222506 ou pelo email: academiadesantoamaro@hotmail.com.
- O multi-intrumentista experimentalista português MARCO FRANCO e o saxofonista italiano GIANNI GEBBIA irão apresentar o set musical "CricketTotems". Esta sessão será marcada pelo diálogo entre a bateria e o saxofone em ritmos alucinantes e improvisações inesperadas. O concerto, em formato acústico, proporcionará momentos musicais únicos, num ambiente intimista, proporcionado pelo espaço que o acolhe. O percurso deste dois artistas de renome internacional raramente se cruzam. O facto marcante desta iniciativa é ter conseguido juntar estes dois excepcionais músicos no mesmo espaço para uma actuação exclusiva na "Oficinas do Convento".
- SAL é o novo projecto musical do guitarrista José Peixoto, do baixista Fernando Júdice, da cantora Ana Sofia Varela e do percussionista Vicky. Um disco com lançamento marcado já para 12 de Março e com apresentação no Castelo S. Jorge em Lisboa, dia 29 deste mês.

Agenda semanal [actualizada até 22/03]

9 de MAR - MOSCA TOSCA no Salão Brazil (Coimbra), pelas 23h;
VITORINO no TAGV (Coimbra), pelas 21h30;
SARA TAVARES no Teatro José Lúcio da Silva em Leiria, pelas 21h30;
DITES 34 no Tertúlia Castelense (Castêlo da Maia), pelas 23h30;
YARD DOGS CARTOON GYPSY BAND no Theatro Circo em Braga, pelas 21h30.
10 de MAR - Lançamento do disco de homenagem a José Afonso pelos ERVA DE CHEIRO na Academia de Santo Amaro, em Alcântara (Lisboa), pelas 21h30;
AMÉLIA MUGE no Teatro da Ribeira Grande (Açores), pelas 21h30;
SARA TAVARES no Centro Artes de Portalegre, pelas 21h30;
MOSCA TOSCA no Ateneu de Leiria, pelas 21h30;
DITES 34 na Casa da Eira em Paços de Ferreira, pelas 22h;
LUÍS BAPTIS no Auditório Carlos Paredes em Lisboa, pelas 21h30;
SUSHEELA RAMAN no Centro Cultural Vila Flor em Guimarães, pelas 22h.
13 de MAR - BALL-DADO - POLSKA no Café Teatro "A Comuna", Praça de Espanha (Lisboa), pelas 21h.
14 de MAR - MUSICIANS OF THE NILE na Casa da Música (Porto), pelas 22h.
15 de MAR - MU e MANDRÁGORA no Cinema Passos Manuel (Porto), pelas 22h;
ENCONTROS DE MÚSICA & DANÇA no espaço da Pédexumbo, Espaço Celeiros (Évora), pelas 22h;
MARCO FRANCO Vs GIANNI GEBBIA no Convento de São Francisco (Montemor-o-Novo), pelas 21h30.
16 de MAR - [FEST-i-BALL] com FADO BALLDIO, OMIRI (Vasco Casais) e DANCING STRINGS no Teatro Ibérico em Lisboa, pelas 21h30.
17 de MAR - [FEST-i-BALL] com HIJAS DEL FLAMENCO, BELTANE (musica irlandesa) e DUO BERT & HARALD no Teatro Ibérico em Lisboa, pelas 21h30;
LUÍS BAPTIS no Centro Cultural de Cascais, pelas 21h30;
SARA TAVARES no Cine Teatro S. João (Entroncamento), pelas 22h;
DAZKARIEH no Espaço "Toca a Rufar" no Casal do Marco, Seixal, pelas 22h;
UXU KALHUS no Espaço "Kilombo" em Benfica (Lisboa), pelas 24h;
MU na Casa da Eira em Paços de Ferreira, pelas 23h;
QUARTO MINGUANTE no Salão Brazil (Coimbra), pelas 22h.
18 de MAR - [FEST-i-BALL] com CRAVO & FERRADURA no Teatro Ibérico em Lisboa, pelas 18h30.
20 de MAR - BALL-DADO - BOURRÉE no Café Teatro "A Comuna", Praça de Espanha (Lisboa), pelas 21h.
22 de MAR - ENCONTROS DE MÚSICA & DANÇA no espaço da Pédexumbo, Espaço Celeiros (Évora), pelas 22h.

André Moutinho

terça-feira, março 06, 2007

Sugestão - "Cantares ao Sol"

Apesar de estarmos ausentes das emissões em directo nos próximos tempos (não vai ser por muito... espero eu!), actualizaremos sempre as notícias e agenda da semana. Aproveitamos, então, para deixar por aqui uma sugestão:

Cantares ao Sol
Espectáculo músical de tradição Al-Andalus, Toques en el tiempo, com a cantora e salterista Begoña Olavide acompanhada pelo músico Ramiro Amusategui. Na segunda parte, o GEFAC apresenta um espectáculo de Cante Alentejano. Conversa com Khalid Fekhari (doutorado em Antropologia com a tese Le Melhun. Anthropologie de la poésie populaire chantée au Maroc). Integrado no programa da IX Semana Cultural da Universidade de Coimbra. Amanhã, 7 de Março, 21.30, Café Santa Cruz, Coimbra.
André Moutinho

sexta-feira, março 02, 2007

Emissão 14 - 01/03/2007

1ª Hora
[Os novos projectos da MTP, entrevista e espaço "Músicas do Mundo"]

- Diabo a Sete - Valsa da Joana e do João [Gravações ao vivo (2006)]
- Uxu Kalhus - Regadinho [A Revolta dos Badalos (2006)]
- Moderniça - Milho Verde [Maquete (2006)]
- Ginga - Borboleta Branca [Celebratio (2006)]
- Erva de Cheiro - Canto Moço [Que Viva o Zeca – Tributo (2007)]

Entrevista com Vitor Sarmento dos Erva de Cheiro

- Erva de Cheiro - O Que Faz Falta [Que Viva o Zeca – Tributo (2007)]
- Xéliba - Mariñana [Ferruñu (2000)]
- Dites 34 - Tarantella Rouge et Noir [Dites 34 (2007)] - Sugestão Rodobalho
- Luar na Lubre - Domingo Ferreiro [Saudade (2005)]
- Shooglenifty - Paranoia [Venus in Tweeds (1993)]

2ª Hora
[Música portuguesa, notícias, crónica e agenda]

- Adélia Augusta Garcia - D.Ancla [Sons da Terra – Cantos Tradicionais (2003)]
- Luís Represas e Né Ladeiras - A Vindima [Cantigas de Amigos (1999)]
- José Barros - A Ilha do Fim do Mundo [Mar Eterno (2006)]
- Moçoilas - Altinho [Qu é que tens aver com isso? (2006)]
- Realejo - Dona Infanta [Demos de um futuro álbum?]
- Sara Tavares - Planeta Sukri [Balancê (2006)]

Crónica com Sara Vidal, vocalista dos Luar na Lubre

- Janita Salomé - Saias do Freixo [Melro (1980)]
- GEFAC - Saudade [ADN - Ao vivo no TAGV a 2 de Maio (2006)]
- Rão Kyao - A Lua e Os Lobos [Porto Alto (2004)]

--------------------------------------------

NOTÍCIAS

- Música popular portuguesa no You Tube. TIAGO PEREIRA, realizador de vídeo e vídeo músico lançou recentemente as bases de um projecto de grande dimensão destinado a reunir diversos registos vídeo relacionados com a música popular portuguesa. Popularportuguesa (este é o nome do channel) é um desafio a todos os interessados. Basta entrar no You Tube, fazer o sign up com o user "popularportuguesa", introduzir a password "adufes" e fazer o upload de vídeos com recolhas, espectáculos, entrevistas ou qualquer outro material audiovisual relacionado com a música popular portuguesa. O user está ligado ao endereço de e-mail popularmusica@gmail.com, também ele com a mesma password (adufes). Alguns dos vídeos estão também disponíveis a partir do blog de Tiago Pereira. Para além de procurar reunir um grande número de registos, este projecto procura, também, partilhar recursos e informação entre músicos e outros interessados.
- O desafio arranca esta sexta-feira às 22h30, em Águeda: inúmeros projectos artísticos sairão da gaveta directamente para o palco.Responderam ao desafio do “Tetra - 4º Ciclo Experimental” e começam a ser apresentados, sexta após sexta, na renovada latada do Espaço d’Orfeu. “Tetra – 4º Ciclo Experimental”desafio de projectos artísticos com “rodas para andar”. Realização nas próximas sextas 02, 09, 16 e 23 Março, sempre às 22h30Espaço d’Orfeu em Águeda.
- O novo álbum da cantora MARIA JOÃO, desta vez sem Mário Laginha, chama-se... “João”. O álbum tem dentro catorze canções brasileiras, de «Tico Tico no Fubá», de Zequinha de Abreu, a «Canto de Ossanha», de Baden-Powell e Vinicius de Moraes, «Dor de Cotovelo», de Caetano Veloso, «No Tabuleiro da Baiana», de Ary Barroso, cinco canções de Chico Buarque (três delas em parceria com Edu Lobo) e ainda canções de Lenine, Carlinhos Brown e Marisa Monte. [Fonte: Raízes e Antenas]
- Os FREI FADO D'EL REI estão ainda em estúdio a gravar temas de José Afonso e contam lançar, dia 26, em Abril, na Casa da Música, no Porto, o novo álbum, que se intitulará "Senhor Poeta". Integram o álbum temas como «Verdes são os campos», de Luís de Camões, «No comboio descendente», de Fernando Pessoa, ou «Senhor poeta», de Manuel Alegre, que dá o título ao álbum.Outros temas do alinhamento são «Rio largo e profundo», «De não saber o que me espera», «Senhor arcanjo» ou «Canto moço», todos com letra e música de José Afonso. [Fonte: Raízes e Antenas]


André Moutinho

quinta-feira, março 01, 2007

Agenda Semanal

Por uma questão de eficiência, vamos começar a divulgar aqui no blog, a partir de hoje, a agenda semanal antes da emissão em directo do "Canto Nómada". Será esta agenda referida em todos os finais de emissão, como habitual, permitindo assim a divulgação a tempo dos eventos das sextas-feiras.

Agenda emissão 14
2 de MAR - QUARTO MINGUANTE no Salão Brazil (Coimbra), pelas 23h;
DITES 34 no espaço Tambor Q Fala (Seixal), pelas 23h;
JOSÉ BARROS no Fórum Romeu Correia (Almada), pelas 22h;

3 de MAR – GRUPO DE GAITAS “A ESPIRAL” percorre as principais artérias da cidade de Braga, pelas 10h30;
4PORTANGO em concerto no Cine Teatro em S. Pedro do Sul, pelas 21h30;
DITES 34 no salão nobre do Teatro Aveirense (Aveiro), pelas 23h30;
BALKAN BEAT BOX na Casa das Artes em Vila Nova de Famalicão, pelas 21h30;VICTOR GAMA na Casa da Música do Porto, pelas 22h;
JOANA AMENDOEIRA no Cinema S.Jorge (Lisboa), pelas 22h;
YARD DOGS CARTOON GYPSY BAND no Centro de Artes e Espectáculos em Portalegre, pelas 21h30;
MOÇOILAS na Sociedade Recreativa Artística Farense, “Os Artistas” (Faro), pelas 22h30;
YANN TIERSEN na Casa das Artes em Vila Nova de Famalicão, pelas 21h30.

7 de MAR - DITES 34 no espaço “Hot Five” (Porto), pelas 22h;
YANN TIERSEN na Aula Magna (Lisboa), pelas 21h30.

8 de MAR - DITES 34 no Contagiarte (Porto), pelas 22h;
YARD DOGS CARTOON GYPSY BAND na Aula Magna (Lisboa), pelas 21h30.
André Moutinho

Próxima Emissão do "Canto Nómada"

Hoje, pelas 22h e em directo na TNFM, a 14ª emissão do programa "Canto Nómada" e ainda a pensar e a falar sobre os 20 anos da morte de José Afonso. Isto tudo para dizer que a próxima emissão terá, como convidados especiais, os Erva de Cheiro, projecto lisboeta de tributo a Zeca. Falaremos, pois, com Vitor Sarmento na 1ª hora, como habitualmente.
Já na 2ª hora, depois da muita música e das notícias da semana, a crónica da emissão com uma convidada especial: Sara Vidal, vocalista do projecto galego Luar na Lubre e também radialista.
Não esquecer o espaço "Músicas do Mundo" e a sugestão Rodobalho na 1ª parte e a agenda da semana mesmo no final do programa.
Até logo.
André Moutinho