Notícias da Semana
N.R.: Espero então que tenham um grande ano de 2008 e, uma vez mais, desejo também que regressemos ao vosso convívio em directo o mais depressa possível. Para já fiquem com as notícias actualizadas, a agenda semanal no post seguinte e, em geral, um blog sempre actualizado.
- No próximo sábado realiza-se mais uma noite de danças europeias e tradicionais no Clube Oriental de Lisboa. A música é da responsabilidade de CELINA DA PIEDADE TRIO e começa às 22h30. O blhete é de 6 € por pessoa. Pode, assim, aproveitar a noite e aprender alguns passos de dança com o Matias, reconhecido impulsionador destas danças em Portugal. Se vier de transporte públicos: Autocarros: 28, 718, 755 e 210; Comboio: estação de Braço de Prata; Praça de Táxis à porta. Se optar por levar viatura própria não esqueça que há estacionamento privativo, sem custo adicional, na Verbena, a meia dúzia de metros da entrada principal.
- Tal como nos anos anteriores, com o aproximar do fim de ano, em tempo de balanço de 2007, o programa de rádio "Sopa da Pedra" de Carlos Norton, elege os melhores álbuns de música tradicional editados em Portugal. Depois de no ano passado o número de categorias ter sido aumentado, este ano esse número foi novamente alargado, passando a eleger melhores álbuns em cinco categorias: Melhor Álbum 2007 (atribuído ao melhor álbum a nível geral lançado em 2007, podendo coincidir com um ou vários dos critérios para os restantes prémios, sobrepondo-se se for o caso); Melhor Álbum Revelação (obrigatoriamente atribuído a um álbum de estreia); Melhor Álbum Carreira (atribuído a um álbum que não seja de estreia, independentemente do número de álbuns produzidos anteriormente, mas visto na sequência dos anteriores); Melhor Álbum Inovação (a um álbum que apresente som, estilo ou abordagem inovadores); Melhor Álbum Tradição (a um álbum que de alguma maneira defenda a tradição quer através das sonoridades, instrumentos ou pesquisas). Estes "prémios" Sopa da Pedra procuram contribuir para um reconhecimento do trabalho que é feito pelas bandas e gratificar de modesto modo o árduo trabalho que requer fazer música tradicional em Portugal. Não existe prémio material, apenas a nomeação, que cada um interpretará como o desejar. A escolha do Sopa da Pedra para melhores álbuns de 2007 foi a seguinte:
Melhor Álbum 2007: "Xaile" de XAILE;
Melhor Álbum Revelação: "Parainfernália" dos DIABO A SETE;
Melhor Álbum Carreira: "Geografias" de JÚLIO PEREIRA;
Melhor Álbum Inovação: "Co'as Tamanquinhas do Zeca!" dos COUPLE COFFEE & BAND;
Melhor Álbum Tradição: "Toques do Caramulo É Ao Vivo!" dos TOQUES DO CARAMULO.
Melhor Álbum 2007: "Xaile" de XAILE;
Melhor Álbum Revelação: "Parainfernália" dos DIABO A SETE;
Melhor Álbum Carreira: "Geografias" de JÚLIO PEREIRA;
Melhor Álbum Inovação: "Co'as Tamanquinhas do Zeca!" dos COUPLE COFFEE & BAND;
Melhor Álbum Tradição: "Toques do Caramulo É Ao Vivo!" dos TOQUES DO CARAMULO.
A todos eles os maiores parabéns! Nota: A escolha dos melhores álbuns de 2007 é da inteira responsabilidade do programa "Sopa da Pedra" e baseou-se numa perspectiva pessoal e como tal obviamente discutível, e tendo em conta apenas os álbuns a que o Sopa da Pedra teve acesso.
- Os MANDRÁGORA, autores de um dos mais arrojados trabalhos de fusão entre música tradicional, composição de inspiração clássica e tiques de rock progressivo editado em 2005 (e que viria a conquistar o prémio Carlos Paredes de 2006 atribuído anualmente pela Câmara Municipal de Vila Franca de Xira a obras de composição instrumental), prometem um ano de 2008 intenso, com interessantíssimas actividades. Entre os dias 3 e 13 de Abril deslocam-se à Bretanha para efectuar uma residência com músicos locais (de onde se destaca o nome da luso-francesa SIMONE ALVES da KREIZ BREIZH AKADEMI). Estes encontros que, esperemos, possam abrir ainda mais os horizontes aos MANDRÁGORA, terão a direcção artística do violinista JACKY MOLARD. A estada nesta região francesa conhecida pela prolífica produção musical e pelos históricos festivais de música celta e de danças tradicionais, permitirá ainda aos MANDRÁGORA a realização de seis espectáculos em locais a definir. Um mês depois, a banda portuense editará, a 9 de Maio, o seu segundo álbum de originais que terá honras de apresentação ao vivo em quatro auditórios da cidade do Porto, entre os dias 9 e 17 de Maio. Este novo disco terá edição Hepta Trad (a editora que lançou o último álbum dos DAZKARIEH e o "cartão de apresentação" dos UXU KALHUS). Ainda sobre a Hepta Trad, dizer que esta editora e empresa de agenciamento de alguns dos mais interessantes projectos "folk" nacionais continua a crescer e terá em 2008 um ano de grande actividade, quer ao nível de edições discográficas, quer ao nível de produção de espectáculos. No próximo mês de Maio, haverá não só a edição do segundo longa-duração dos MANDRÁGORA, como também do mais recente álbum dos FADOMORSE, “Folklore Hardcore”. O projecto do transmontano HUGO CORREIA terá a oportunidade de, nesse mesmo mês, realizar três espectáculos no festival Ollin Kan da Cidade do México. Um pouco mais à frente, mas ainda no primeiro semestre de 2008, VASCO RIBEIRO CASAIS, lança o primeiro disco do seu projecto pessoal OMIRI dedicado aos bailes de tradição europeia. Já os DAZKARIEH prevêem a continuação da bem sucedida carreira internacional tendo já confirmados 10 espectáculos na Holanda e na Suíça a terem lugar entre os dias 17 de Abril e 4 de Maio. No final de 2008, os DAZKARIEH deverão entrar em estúdio para gravar o sucessor de “Incógnita Alquimia” que será editado em 2009, altura em que a banda celebra dez anos de existência. Fonte: Crónicas da Terra
André Moutinho
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home