sexta-feira, janeiro 11, 2008

Notícias da Semana

- A oferta formativa da EMtrad’ da d’Orfeu está a ficar cada vez mais abrangente. Em Janeiro, há novas iniciativas na calha: arrancará o Coro Infantil, serão lançadas as Bolsas EMtrad’ e dá-se início à temporada de visitas das escolas básicas à d’Orfeu. A EMtrad’ - Escola de Música Tradicional desenvolve, em Águeda, uma oferta formativa ímpar no ensino de instrumentos tradicionais, com destaque para a concertina, a gaita-de-foles, o cavaquinho, a rabeca e a viola braguesa, entre outros. Acolhe alunos de todas as idades, garantindo o compromisso pedagógico de iniciação a muitas crianças e jovens da região. Em complemento à formação, os alunos EMtrad’ são ainda beneficiários directos do vasto leque de actividades da d’Orfeu - Associação Cultural, como o acesso a todos os festivais, concertos e espectáculos ou o usufruto das valências da associação (Teca, estúdio, espaço internet, etc). Toda a restante oferta formativa continua em reforço em 2008: as aulas grátis semanais (às quartas-feiras às 18h e 19h), os cursos mensais de instrumentos tradicionais (nos 2º e 3º fins-de-semana de cada mês) - destinam-se a músicos e tocadores de todas as idades e são um formato procurado por alunos de origens geográficas diversas e limitada disponibilidade para a formação regular. Curso Mensal de Percussão com o formador Bitocas, este Domingo, 13 Janeiro, entre as 9h30 e as 12h30.
- MAYRA ANDRADE parece ter caído no goto dos programadores dos cine-teatros. Depois de no ano transacto ter efectuado vários espectáculos no nosso país (destacando-se a prestação no Sudoeste), a cabo-verdiana que vive em França e autora do notável álbum “Navega”, prepara-se para efectuar oito concertos em Portugal. O primeiro ocorre já no dia 22 de Janeiro, no Teatro José Lúcio da Silva, em Leiria. Em Fevereiro, depois de passar por Luanda (dia 16), efectua mais cinco espectáculos: em Sintra (no centro Cultural Olga Cadaval, dia 22), em Setúbal (no renovado Fórum Municipal Luisa Todi, dia 23), em Lisboa (Teatro São Luíz, dia 24) e em Coimbra (Convento de São Francisco, dia 29). Em Março desloca-se ao norte do país para mais duas actuações, em Braga (Theatro Circo, dia 1) e no Porto (Casa da Música, dia 2). Lá mais para a frente, durante o mês de Agosto, MAYRA ANDRADE, de acordo com o site do seu agente francês deverá participar (no dia 8 ) no Festival “Sons do Atlântico” de Porches (Lagoa). Fonte: Crónicas da Terra.
- ANTÓNIO PIRES, jornalista e autor de um dos blogs mais importantes sobre música que, habitualmente consultamos, é também DJ e, por isso, estará no espaço “Café Vinil”, junto à biblioteca e muito próximo da estação dos comboios de Sintra. Desta vez num registo que vai dar primazia à folk europeia, da Península Ibérica à Rússia, passando pelas ilhas britânicas, França, Alemanha, Itália, Grécia, Balcãs, Escandinávia... A sessão de DJ, diz ele (…) muito originalmente intitulada... «Raízes e Antenas» (…) decorre já sábado dia 12 de Janeiro, integrada numa programação que inclui ainda sessões de DIOGO & JO@NA (Projecto ABÉBIA) no dia 5, FLAK (dos MICRO AUDI WAVES, numa sessão de nome... «Micro Audio Waves») no dia 19 e LUÍS VARATOJO (d'A NAIFA, com a sessão «Rock Rendez Vous») no dia 26. Também durante este mês de Janeiro, o Café Vinil apresenta a exposição de fotografia “Clandestino”, de Alexandre Nobre. Mais informações aqui.
André Moutinho