sexta-feira, fevereiro 01, 2008

Notícias da Semana

Títulos

- Entrudanças 2008;
- DIABO A SETE;
- “É Preciso Ter Galo”;
- D’Orfeu/OuTonalidades 2008;
- JOSÉ MÁRIO BRANCO;
- Caretos de Lazarim;
- Workshops de Didgeridoo;


Desenvolvimento

- O tradicional festival Entrudanças decorre já este fim-de-semana de Carnaval, uma vez mais na aldeia de Entradas (Castro Verde), numa habitual parceria da Pé de Xumbo, Câmara Municipal de Castro Verde e da Junta de Freguesia de Entradas. O programa é imenso e tem, logicamente danças, concertos, oficinas de dança, etc., começando já dia 2 de Fevereiro e terminam depois no dia 4. Dia 2, sábado, há uma caminhada, oficinas de lã, oficinas de máscaras e de música instrumental alentejana, de danças europeias, italianas e africanas, documentários, contos tradicionais, coros infantis e cante alentejano, enquanto para a noite fica um projecto de cante com crianças e concertos de violas campaniças e do grupo francês TRIO LAM. Dia 3 há um passeio de observação da fauna local, oficinas de lã e de máscaras, de danças europeias, italianas e africanas, de valsas e danças do Brasil, documentários, uma oficina de cante alentejano e outra de flauta de tamborileiro e baile com a Banda Filarmónica da Sociedade 1º de Janeiro. À noite há concerto pelos TANIRA e pelo TRIO LAM. Dia 4, segunda-feira, há uma oficina de gastronomia, de lã e de máscaras, de valsas mandadas, danças africanas, europeias, alentejanas, de Pauliteiros de Miranda, do Brasil e de danças de Carnaval do Mundo, documentários e uma oficina de pequenos instrumentos de percussão. À noite, o festival termina com a BANDA FORROZADA e os GALANDUM GALUNDAINA.

- Está confirmada oficialmente a ligação que os conimbricenses DIABO A SETE irão ter nos próximos tempos com a agência de espectáculos “Hepta Trad” de Nuno Barros, conhecida produtora, editora e consultora de grupos como DAZKARIEH, FADO MORSE, ORIMI ou mesmo os MANDRÁGORA. A “Hepta Trad” é uma empresa especializada no novo folk português e dá prioridade à nova geração de músicos folk/trad assegurando a base e todos os meios necessários ao desenvolvimento das suas carreiras. Assim, os DIABO A SETE continuarão a promover o 1º trabalho discográfico “Parainfernália” numa estrutura mais profissional. Os grupos com que aquela empresa trabalha são reconhecidos como alguns dos mais importantes na nova vaga do folk/trad português o que faz com sejam convidados com frequência para os melhores festivais nacionais e internacionais. A “Hepta Trad”, apesar da sua recente criação, já é reconhecida como um selo de qualidade quando se fala de música portuguesa.

- Para marcar o início do Entrudo, o GEFAC - Grupo de Etnografia e Folclore da Academia de Coimbra e o Ateneu de Coimbra vão celebrar o Nascimento do Entrudo seguido do Julgamento do Galo. O acontecimento chama-se “É Preciso ter Galo” e realiza-se no próximo sábado, 2 de Fevereiro, pelas 16h30 no Jardim da Sereia em Coimbra. O espectáculo começará com um desfile com início na Associação Académica de Coimbra (às 16h30m). O percurso é feito depois pela Praça da República até ao Jardim da Sereia, onde se irá assistir ao Nascimento do Entrudo. De seguida, será apresentada uma encenação do Julgamento do Galo. O desfile vai contar com a presença do GEFAC, do grupo de percussão do Ateneu de Coimbra REBIMBOMALHO e de todos quantos se quiserem associar. Como não poderia deixar de ser, no final haverá feijoada e vinho para todos. O espectáculo repete-se no dia 4, segunda-feira, no final da tarde, em Vermoil (Pombal).

- O próximo roteiro do “OuTonalidades 2008”, que vai para a sua 12ª edição, vai expandir-se também à Galiza. Isto porque a d’Orfeu estabeleceu convénio com o IGAEM para cooperação entre o circuito português e a Rede Galega de Música ao Vivo. Depois de ter chegado a 8 distritos na última edição, o OuTonalidades vai estender a sua implantação a quase toda geografia nacional, literalmente de norte a sul. Além disso, para esta 12ª edição, o OuTonalidades acaba de estabelecer um convénio com o Instituto Galego de Artes Escénicas e Musicais (IGAEM) que garante o inédito alargamento do circuito também à Galiza. Haverá lugar à participação de vários grupos portugueses do OuTonalidades na Galiza, bem como à presença no circuito português de grupos da Rede Galega de Música ao Vivo. À 12ª edição, o OuTonalidades reforça a sua rede de parcerias, num circuito que dá palco à música ao vivo nas noites de Outono. Na linha das últimas edições, é lançado um desafio de adesão a espaços com vocação cultural e hábitos de programação, como cafés-concerto, bares associativos ou de teatros e outros em que a música seja definitivamente mais importante que os copos mas não viva sem eles. A festa e a informalidade são marcas distintivas das ecléticas programações do OuTonalidades. O OuTonalidades promove, em cada nova edição, a circulação e visibilidade de muitos grupos numa grande rede, com uma divulgação cruzada que se estende a todo o circuito, no qual é cada vez mais certo encontrar projectos artísticos de qualidade. Com este formato ganham, invariavelmente, os artistas, os espaços e os públicos. O OuTonalidades é, desde sempre, um evento produzido pela d’Orfeu - Associação Cultural, estando-lhe directamente afectas as parcerias da Câmara Municipal de Águeda, do Ministério da Cultura e da Direcção-Geral das Artes, entre um largo conjunto de outros municípios, organismos e associações que, a cada edição, engrossam o contingente de parcerias em que assenta este circuito.

- Hoje teremos uma das poucas oportunidades de ver JOSÉ MÁRIO BRANCO, no seu mais puro estado acústico. Logo por isto e pelo facto de ser um dos músicos mais emblemáticos da música contemporânea portuguesa (património e memória histórica viva), o caminho é rumo a Almada. Será, exactamente, no Teatro Municipal de Almada, onde, segundo o seu site, certamente recordaremos alguns dos temas de José Mário Branco que marcaram a sua carreira, ligada à renovação da canção portuguesa nos anos 60 e 70, e à qual ficaram associados nomes como o de José Afonso”. Fonte: Sons Vadios

- Entre 2 a 5 de Fevereiro em Lazarim, no concelho de Lamego, festeja-se um Carnaval especial. A tradição dos Caretos de Lazarim volta às ruas da vila num programa festivo que inclui ainda gastronomia, música e artesanato, organizado pela Progestur, pela Câmara Municipal de Lamego e pela Junta de Freguesia de Lazarim. A saída e passeio dos Caretos é um dos acontecimentos de destaque na recriação do Entrudo de Lazarim, com raízes ancestrais na região. Na Terça-feira gorda, dia 5, os mascarados saem à rua, causando agitação, num corso marcado pela transgressão e pelo desafio entre os habitantes, em ambiente de festa e convívio. Nos dias anteriores vai ser possível assistir à actuação de grupos de música tradicional como os UXU KALHUS (dia 2) ou TOK’AVACALHAR (dias 2 e 3), entre outros. Ao longo deste período estará patente na Junta de Freguesia desta vila uma exposição fotográfica dedicada às máscaras do Entrudo de Lazarim. As Máscaras de Lazarim, bem como os fatos, são criados de forma artesanal, esculpidas em madeira de amieiro. Um trabalho de dedicação e paciência que culmina todos os anos na saída dos mascarados, os Caretos. Os Caretos são sujeitos mascarados que incorporam a figura de “pecador”, ou do diabo, e que através da máscara escondem a sua identidade. Desta forma é-lhes dada maior liberdade para provocar quem lhes aparece à frente. Mais info em http://casadopovodelazarim.com.sapo.pt/.

- E agora, para finalizar, que tal uma sugestão para realizarem um workshop? Participe nos workshops de didgeridoo que vão acontecer e encontre a sua musicalidade interior espontânea. Interaja no som dando valor às suas potencialidades por descobrir. Esta formação desenvolve o saber intuitivo e artístico numa perspectiva teórico-prática. Vai despoletar a abertura às novas abordagens activas de expressão. Venha e desperte para um melhor conhecimento do didgeridoo. Este sábado, a partir das 10h, no “Yoga Longe” na Rua do Girassol - Bairro da Torre em Carcavelos e com mais informação em http://www.yogalounge.pt/. Também se realizará sábado, 9 de Fevereiro, pelas 10h, no “Sou - Movimento e Arte” na Rua Maria de Andrade nº9 em Lisboa. Mais info em http://soumovimento.blogspot.com/.

André Moutinho