sexta-feira, janeiro 18, 2008

Notícias da Semana

- Começamos este bloco noticioso com sugestões Let's Start a Fire. 1ª sugestão: STEPHAN MICUS este Sábado, 19 de Janeiro de 2008, pelas 21h30, no Teatro Virgínia em Torres Novas. Um autêntico eremita da música, STEPHAN MICUS é um multi-instrumentalista alemão (nascido a 1953). Viajante incansável, percorreu todo o planeta em busca do contacto directo com os sons do mundo, aprendendo a tocar uma grande variedade de instrumentos. Considerado um autêntico eremita da música, compõe, grava os seus próprios discos e toca todos os instrumentos ao vivo: o “sho” japonês, o “ki un ki” Siberiano, o “bodhran” irlandês, o “bolombatto” africano, entre outros. A sua intenção nunca foi tocar estes instrumentos da maneira tradicional, mas explorar novas possibilidades musicais. Das suas combinações instrumentais resultam belos diálogos que reflectem a sua visão sem fronteiras da música, desde a de raiz africana, passando pelo folk irlandês ou a música tradicional chinesa.
A outra sugestão vai para Guimarães e Lisboa com mais música do mundo. Desta vez para RABIH ABOU-KHALIL+JOACHIM KUHN TRIO, esta sexta-feira na cidade berço, no Grande Auditório do Centro Cultural Vila Flôr, pelas 22h e, no dia seguinte, na Culturgest em Lisboa, pelas 21h30. Compositor e mestre do oud, RABIH é um dos músicos mais prolíficos da world music. Com uma discografia extensa e mais de 500.000 cd´s vendidos em todo o mundo, é considerado um compositor e instrumentista vanguardista que se encontra entre os artistas de maior sucesso no mercado de jazz europeu. Em 1999 recebeu cinco prémios da German Phono Academy. Através de um importante trabalho de miscigenação da música islâmica com formas musicais do ocidente, ABOU-KHALIL criou uma linguagem musical universal que é apreciada e elogiada por amantes e críticos que vão desde o jazz à música clássica passando também pela world music. Neste concerto, sobe ao palco com JOACHIM KUHN, nome cimeiro do jazz europeu, e o excelente percussionista americano JARROD CAGWIN.

- MÍSIA, CAMANÉ, RODRIGO LEÃO e ROCKY MARSIANO são os artistas portugueses que marcam presença no sexto festival madrileno de músicas do mundo e de novas tendências Interparla 2008, que ocorre desde quarta-feira passada e prolongar-se-à até 17 de Fevereiro, no Teatro Jaime Salom em Madrid. O tema deste ano do festival é dedicada às propostas artísticas dos quatro cantos da Península Ibérica e inclui excelentes artistas das várias regiões de Espanha: IBÉRICA DE DANZA (com LA MUSGAÑA, JAVIER PAXARIÑO e ELISEO PARRA), MARFUL (Galiza), TEJEDOR (Astúrias), TRADERE (Castela e Leão), LIDIA PUJOL (Catalunha), CARAVASAR (Andaluzia), XARNEGE (País Basco), MERCEDES PEÓN (Galiza), CARLOS NÚÑEZ (Galiza), JOSE ANTONIO RAMOS (Canárias) e KORRONTZI (País Basco). O programa completo poderá ser consultado no site espanhol Tierra Folk. Fonte: Crónicas da Terra

- O aguardado álbum de estreia das TUCANAS chegou às lojas esta semana e chama-se "Maria Café". Este trabalho apresenta a música das TUCANAS - Ana Cláudia Gonçalves (vozes e percussão), Catarina Ribeiro (vozes e percussão), Marina Henriques (vozes e acordeão), Mónica Rocha (vozes e percussão) e Sara Jónatas (vozes e percussão) -, aqui acompanhadas por alguns convidados: o percussionista RUI JÚNIOR (em «Mãos de Calor»), AMÉLIA MUGE (em «Molhar o Pé») e KUMPANIA ALGAZARRA (em «Peruano», tema que aparece duas vezes, com e sem a participação do grupo sintrense). Os outros temas do álbum são «Tempo Perguntou ao Tempo», «Surdim», «Domingão/Niará», «Tucana», «Amor És», «Áfricca», «Lócus», «Dacanas», «Fusão», «Djidji», «Estruturas Primavera» e «Kazoo». Uma faixa multimédia com uma entrevista ao grupo completa o alinhamento do álbum, que tem edição da Spot e da Farol.

- Sobre a d'Orfeu e, mais propriamente a EMtrad', falemos esta semana das Bolsas de Estudo. Assim, como novidade absoluta na EMtrad’, é então a criação de um regime de Bolsas de Estudo, destinadas a alunos carenciados de indiscutível mérito ou potencial, por forma a frequentarem a sua formação em condições económicas especiais. Passa a ser também social a missão pedagógica da Escola de Música Tradicional. A selecção dos candidatos à bolsa será baseada em dois critérios: uma prova de aptidão e potencial musical do aluno candidato e a avaliação da situação económica familiar. A bolsa tanto pode ser atribuída a alunos já inscritos na EMtrad’ como a novos alunos. Os interessados poderão consultar as normas das Bolsas EMtrad’ no sítio internet da d’Orfeu ou na própria associação. As manifestações de interesse dos candidatos deverão ter lugar até 31 Janeiro 2008. Em Fevereiro serão realizadas as provas e feita a atribuição das bolsas. Quanto aos cursos mensais, este fim-de-semana, haverá o curso mensal de Concertina com Artur Fernandes, Sábado entre as 14h e as 17h e Domingo entre as 9h30 e as 12h30.

- Chegou o momento já há muito esperado no que respeita ao grupo RONCOS DO DIABO que vão gravar o seu primeiro álbum depois de um percurso de quatro anos repletos de vivências e momentos de verdadeira euforia. No próximo dia 26 de Janeiro, o Auditório Fernando Lopes Graça em Almada, será palco da gravação deste grupo de referência no panorama da música tradicional portuguesa. RONCOS DO DIABO, grupo cúmplice de muitas festas e romarias, representante de diferentes gerações, com um gosto comum - a música tradicional portuguesa. Tocadores de gaitas transmontanas construídas por Mário Estanislau e Victor Félix, fazem questão de montar o baile por onde passam, transformando espaços de silêncio em verdadeiros palcos de folia! Gaiteiros: André Ventura, Mário Estanislau, João Ventura e Victor Félix; Percussão: Tiago Pereira.

- Realiza-se este sábado no Clube Oriental de Lisboa a festa comemorativa do 22º Aniversário da Revista Política Operária. Com um preço de 12 €, é possível assitir-se às participações de BETTY (Cuba), CANTARES ALENTEJANOS, CANTADORES DA RUSGA, MELTING POT (Irlanda) e MINGO RANGEL. Tudo isto, a partir das 19h, em Poço do Bispo (Lisboa). Inscrições para 960 135 270 ou 931 133 066.

- O tema "Fado da Saudade", incluído na banda sonora do filme "Fados" de Carlos Saura, está nomeado para o prémio «Goya» na categoria de melhor canção original. Com autoria de Fernando Pinto do Amaral, é interpretado de forma sublime por CARLOS DO CARMO. O filme reflecte a visão do realizador espanhol sobre o Fado, contando com interpretações do próprio CARLOS DO CARMO e de tantos outros artistas como MARIZA, CAMANÉ, CAETANO VELOSO, CHICO BUARQUE, LURA ou LILA DOWNS. Foi visto em Portugal, em 2007, por cerca de 28.000 espectadores e esteve 44 dias em cartaz. A gala da XXII edição dos prémios de cinema espanhóis realiza-se dia 3 de Fevereiro em Madrid. Concorrem todos os filmes estreados em Espanha entre 1 de Dezembro de 2006 e 30 de Novembro do ano passado. O tema "Fado da Saudade" pode ser ouvido no último trabalho de Carlos do Carmo, "À Noite", recentemente editado e no disco da banda sonora do filme, ambos à venda. Fonte: Sons Vadios
- A Câmara Municipal de Coimbra anunciou que, por falta de candidatos e pela segunda vez consecutiva, não vai atribuir este ano o Prémio «Edmundo de Bettencourt», para o melhor trabalho de originais da Canção de Coimbra. «Apenas se apresentou a concurso uma proposta musical até ao prazo estipulado no regulamento, 1 de Outubro de 2007. Perante a ausência de um número de candidaturas que satisfizesse os requisitos previstos no regulamento do concurso, o Município, pela segunda edição consecutiva, não atribui o Prémio Edmundo de Bettencourt», anunciou, em comunicado, o vereador da Cultura, Dr. Mário Nunes. O prémio, de carácter bienal, é entregue aquando das Festas da Cidade de Coimbra e da Rainha Santa Isabel e vai na sua terceira edição, mas apenas foi atribuído uma vez, aquando da sua criação, ao grupo CANÇÃO DE COIMBRA, pelo trabalho "Prospecção". Criado em 2002, o prémio de homenagem ao poeta e cantor contempla o apoio financeiro à edição, promoção e comercialização do trabalho distinguido, de entre os, no mínimo, dez temas inéditos cantados e apresentados a concurso.
Edmundo de Bettencourt, que figura na toponímia da cidade, foi um importante vulto do Fado e da Canção de Coimbra e um dos mais assíduos colaboradores, na área da poesia, da revista Presença, lê-se na nota enviada pelo Departamento de Cultura da autarquia.
«Destacado poeta-cantor, responsável pelas ligações entre o movimento presencista literário e o movimento modernista da Canção de Coimbra, Bettencourt foi um dos grandes responsáveis pelo arejamento do ambiente musical coimbrão, surgindo com um novo estilo, rompendo com tabus e criando um discurso poético-musical personalizado, que se traduziu na Canção Coimbrã, quando, contra tudo e contra todos, deu uma autêntica «sapatada» no marasmo vocal e interpretativo em que se encontrava, até então, o designado Fado de Coimbra. Fonte: Diário Digital

Nota de Redacção: Ainda não tenho novidades quanto ao regresso do programa "Canto Nómada" em directo na rádio. Aguardem, por favor, mais algum tempo. No entanto, garanto que este blog estará sempre actualizado e todas as quintas-feiras, o melhor da MTP, entre a 22h e as 24h, na Torres Novas FM. Até breve...

André Moutinho