sexta-feira, maio 02, 2008

Notícias da Semana

Nota da Redacção: Apresentamos as notícias que estavam previstas para esta sexta-feira mas com o limite temporal noticioso reduzido para este fim-de-semana. Doravante, por motivos do novo horário do programa, produzido agora a partir de Guimarães, as notícias da semana serão publicadas às Segundas-Feiras (juntamente com a restante informação).

Títulos

- RONDA DOS QUATRO CAMINHOS;
- Festival Sons & Ruralidades 2008;
- Tocar de Ouvido 2008;
- Subscuta;

Desenvolvimento

- A RONDA DOS QUATRO CAMINHOS com as ADUFEIRAS DE MONSANTO, a ORQUESTRA SINFONIETTA DE LISBOA, o CORO POLIFÓNICO EBORAE MUSICA e as VOZES DO CANTE ALENTEJANO apresentam o álbum "Sulitânia" em dois espectáculos imperdíveis já este sábado, dia 3 de Maio, na Aula Magna, em Lisboa e, no dia 24 de Maio, no Teatro Sá da Bandeira, no Porto.
Depois de "Terra de Abrigo", álbum de 2003 que cruzou o cante alentejano com a Orquestra Sinfónica de Córdoba, e dos dois memoráveis concertos no Centro Cultural de Belém, de que resultou o registo em DVD editado em 2005, a RONDA regressou com "Sulitânia". Um trabalho que nasceu sob encomenda, integrada no projecto 3 Culturas, um programa de difusão cultural em rede partilhado pelas câmaras municipais de Évora, Idanha-a-Nova e Mértola com o apoio da União Europeia. O convite chegou na Primavera de 2006: produzir três concertos e um disco que cruzassem as tradições musicais da Beira Baixa e do Alentejo com a tradição da música erudita, reunindo o grupo a todos os convidados já referidos. A este elenco, somaram-se depois as participações especiais do QUARTETO DE CORDAS OPUS 4 e dos CANTARES DE ÉVORA. Em Novembro de 2006, os concertos: primeiro no Cine-Teatro Marques Duque, em Mértola; depois no Centro Cultural Raiano, em Idanha-a-Nova e, por fim, no Teatro Garcia de Resende, em Évora, num espectáculo que reuniu todos os grupos. Concluído este roteiro de apresentações ao vivo, foi tempo de registar o resultado desta imensa aventura em estúdio. O álbum, concluído no final de 2007, foi editado com a chancela da Ocarina.

- O Festival Sons & Ruralidades a acontecer estes 3 dias, com uma edição cheia de novidades e mais oficinas, dedicadas tanto a graúdos como a miúdos: Oficina de Cantares Tradicionais com a presença das cantadeiras da aldeia de Caçarelhos Ti Adélia, Ti Beatriz e Ti Avelina, Oficinas de Percussão orientadas Paulo Meirinhos membro do GALANDUM GALUNDAINA, Oficinas de Danças Tradicionais com Alexandre Matias membro do MOSCA TOSCA e até uma oficina de Jogos Tradicionais, dedicada ao Jogo do Pau uma arte marcial Portuguesa desenvolvida, principalmente, pelos pastores e camponeses com recurso a ferramentas do dia-a-dia. Para além destas oficinas, haverá muitas outras actividades: Exposição Fotográfica de João Pedro Marnoto "Nove meses de Inverno e três de inferno" dedicada "às gentes que se perdem para lá das encostas do rio Douro", Actividades para Crianças, Mostra de Artesãos e Instrumentos, Projecção de diversos vídeos realizados entre 2006 e 2007 no Centro de Residências Artísticas de Nodar e a estreia do filme Folk-Lore de Tiago Pereira, entre outros. Mas o Festival Sons e Ruralidades, constitui-se igualmente como um espaço para pensar e aprender. E como não podia deixar de ser, os serões desenvolvem-se ao som dos instrumentos e artefactos tradicionais… MOSCA TOSCA, TRASGO, MAYALDE e PÉ NA TERRA proporcionarão momentos de verdadeira euforia…na dança e no convívio entre todos a noite alongar-se-á ao ritmo das melodias que se irão compondo… Toda a informação aqui.

- Recordamos (porque já aqui noticiámos) que desde ontem está a acontecer mais um “Tocar de Ouvido” em Évora. Desde o dia 1 até Domingo, 4 de Maio, que há espaço para o encontro de tocadores de instrumentos tradicionais, em que se junta os tocadores mais velhos com músicos de novas gerações, em oficinas de aprendizagem informal. Cada oficina conta com a presença de um Tocador tradicional, músico que transmite não só as técnicas de execução, mas também a sua experiência e história de vida, bem como o conhecimento dos contextos da tradição. A ligação com o público far-se-á, em alguns casos, com o apoio de um pivot, um músico urbano que faz a ponte e apoia o trabalho que se desenvolve entre o Tocador e os seus aprendizes. As oficinas são: Canto Monitora: Paula Coimbra; Concertina Tocador: Julinho da Concertina Pivot: Dulce Cruz; Gaita-de-foles Tocador: João da Pena Pivot: Francisco Pimenta; Harmónica Tocador: António Caturra; Rabeca Brasileira Tocador: Zé Gomes (Brasil); Viola Braguesa e Cavaquinho Tocador: José Correia Pivot: José Barros e Estúdio de Dança Monitora: Rita Duarte. A programação detalhada poderá ser consultada no site da Associação Gaita-de-foles.

- Os conhecidos acontecimentos culturais denominados por "Subscuta" não são mais do que ciclos de som e observação onde, à música, se juntam muitas outras actividades com muito interesse. Com a co-organização da Câmara Municipal de Barcelos, o "Subscuta" vai acontecer no Auditório da Biblioteca Municipal local e, desta feita nas próximas sextas-feiras do mês de Maio, vai dar hipótese à MTP, de também se fazer mostrar por aquelas bandas. Assim, olhando para o cartaz a coisa promete com os ORIGEM (já hoje), PÉ NA TERRA, DIABO A SETE e QUADRILHA. Mais info em http://www.cm-barcelos.pt/.

André Moutinho

Etiquetas: