sexta-feira, abril 18, 2008

Notícias da Semana

Títulos

- PÉ NA TERRA e MU;
- Folk-Lore Vídeo Magazine;
- Vencedores dos prémios BBC Rádio 3;
- MELECH MECHAYA;
- Mais três festivais da World Music;

Desenvolvimento

- É sempre agradável deixar aqui notícias como estas, já que assim se mostra o vigor dos grupos portugueses e a sua contribuição para a (boa) música que vai ficando registada para a posteridade. É o caso dos MU que lançarão hoje o 2º trabalho “Casa Nostra” (após o 1º em 2005 “Mundanças”) e o lançamento, continuando no Norte e também hoje, dos PÉ NA TERRA com a estreia em edições discográficas. De referir que os PÉ NA TERRA resultam de um entrelaçado de ideias e desejos musicais que os membros do grupo transportam em si. Através de temas originais e da recolha e interpretação de temas tradicionais portugueses, este projecto procura adquirir uma sonoridade muito própria.
E pronto, juntaram-se e vão apresentar hoje os cd’s em conjunto no Cinema Passos Manuel no Porto, a partir das 21h. Parabéns a ambos!
- Um realizador de vídeo guarda imagens, pois elas são o seu material de trabalho. Depois entretém-se com elas: corta, cola, mistura, faz andar p’rá frente, p’ra trás… A ideia é contar histórias, as dos outros e a sua. TIAGO PEREIRA, realizador de vídeo (recordo os premiados filmes “Arritmia” e “11 Burros Caem no Estômago Vazio”, entre outros) e recente colaborador (videasta) dos CHUCHURUMEL, com mais de cem horas de recolhas vídeo gravadas, decidiu dar-lhes uso, usando-as de forma livre e criativa. Se as recolhas ficarem na fita ou no computador (hoje as gavetas já pouco guardam) seremos uns monstros que comem tradições mas não as digerem, não as transformam. É urgente usar as tradições e transformá-las para que não fiquem nas barrigas dos monstros. O resultado, de tudo isto, chama-se “Folk-Lore Vídeo Magazine”, como diz o nome, um vídeo magazine trimestral sobre cultura popular. O primeiro está aqui sendo o tema central as relações da dança com a Igreja. Estão convocados Benjamim Pereira, Padre Fontes, Tiago Pereira, Tia Toneca, D. Maria, Pedro Mestre e população da aldeia de Sete (em Castro Verde), senhoras de Vilar de Perdizes e Saca Sons (grupo de mulheres da Zebreira, Idanha-a-Nova). Este magazine conta, ainda, com animações de Manuela Gandra e Inês Ramos. A estreia, recordo, está marcada para o dia 3 de Maio, no festival “Sons e Ruralidades” (Vimioso) que referimos neste bloco noticioso.
- A cantora cabo-verdiana MAYRA ANDRADE venceu o Prémio Revelação BBC Rádio 3 na categoria de World Music. Para a mesma categoria em que a artista cabo-verdiana venceu estavam nomeados os BALKAN BEAT BOX, BASEKOU KOUYATE & NGONI BA e VIEUX KARKA TOURE. MAYRA tem actuado regularmente em Portugal já que o ano passado realizou uma digressão que passou por seis cidades e, ainda, participou no Festival Sudoeste e no África Festival. O seu álbum de estreia, "Navega", foi distinguido em 2007 com o Deutscheschalplatten pela crítica alemã. MAYRA iniciou a sua carreira aos 16 anos no Canadá, quando ganhou a Medalha de Ouro nos Jogos da Francofonia. Filha de cabo-verdianos e nascida em Cuba, já partilhou palcos com cantores como CESÁRIA ÉRVORA, CHICO BUARQUE, CAETANO VELOSO, ERNESTO PUENTES e ainda CHARLES AZNAVOUR, com quem gravou um duo para o seu disco "Insolitement Votre". MAYRA ANDRADE, 22 anos, considera que faz "parte de um leque de artistas que tem dado à música cabo-verdiana oportunidade de renovar e conquistar novos horizontes". Entretanto, “Segu Blue”, o álbum de estreia de BASEKOU KOUYATE & NGONI BA, ganhou o prémio de «Melhor Álbum», enquanto o seu autor ganhou também o prémio de «Melhor Artista da África Sub-Sahariana». Outros artistas vencedores: a chinesa SA DINGDING («Melhor Artista da Ásia/Pacífico»), ANDY PALACIO com o GARIFUNA COLLECTIVE («Melhor Artista das Américas»), os espanhóis SON DE LA FRONTERA («Melhor Grupo da Europa»), o argelino RACHID TAHA («Melhor Artista do Norte de África»), o duo de JUSTIN ADAMS e JULDEH CAMARA («Cruzamento de Culturas»), os TRANSGLOBAL UNDERGROUND («Dança Global») e FRANCIS FALCETO («World Shaker»). Fonte: Lusa
- Depois de andarem a desencaminhar as almas cristãs para as enormes festas de celebração de casamentos judaicos, os MELECH MECHAYA acabam de gravar o seu primeiro EP, disponível ao público nos próximos dias. O registo fonográfico foi gravado nos estúdios MusicArte de Paulo Cavaco (dos ERVA DE CHEIRO entre outros projectos), além de incluir o inevitável clássico imortalizado no filme “Pulp Fiction” de Quentin Tarantino, inclui mais quatro temas de estilo klezmer: “Noite Tribal”, “Zemerl Biffs”, “Bulgar de Odessa” e “Festa Fresca”. Para ouvirem todos estes temas e para saberem onde poderão participar numa das 11 animadas festas programadas, para já, até ao final do mês de Setembro deste ano, consultem o My Space da banda constituída por JOÃO GRAÇA (Violino), MIGUEL VERÍSSIMO (Clarinete), ANDRÉ SANTOS (Guitarra), JOÃO SOVINA (Contrabaixo) e FRANCISCO CAIADO (Percussão).
- Mais dois acontecimentos a bem da World Music em Portugal. Senão vejamos: “Mercado Mundo Mix” que decorrerá no Castelo de S. Jorge, em Lisboa, dias 9, 10 e 11 de Maio e que vai incluir este ano o Festival “World Mix Music”, com concertos de PAULO SOUSA, ex-guitarrista dos Essa Entente, em sitar indiana (dia 9), da divertidíssima trupe de italianos ANÓNIMA NOVULARI (dia 10) e dos marroquinos GNAWA SAHARA SOUL (dia 11), para além de sessões de DJing por Tiago Claro (dia 9), Raquel Bulha (dia 10), o nosso camarada Luís Rei (dia 11) e outro camarada António Pires (dias 10 e 11). Para além da música, o festival incluirá inúmeros stands de moda e artesanato e mostra exposições e filmes. 2º Festival: também em Maio e em Lisboa, mas no Teatro da Trindade, decorrerá o festival Lisboa - Porto de Abrigo, que apresenta concertos do músico e cantor angolano YAMI (dia 1), da fadista RAQUEL TAVARES (dia 7), do fadista ANTÓNIO ZAMBUJO (dia 14), da cantora cabo-verdiana TITINA (dia 21) e dos DONNA MARIA (dia 28). A organização é da HM Música e do Inatel.
Finalmente, 3º - ainda não se sabe muita coisa sobre mais um novo festival que vai aparecer no norte, mas pelo o que já se sabe, é muito bom sinal: a primeira edição do Festival Galaicofolia, que decorre no Castro de S. Lourenço, em Esposende, dias 1, 2 e 3 de Agosto, tem confirmado para o primeiro dia a presença da cantora e instrumentista escocesa JULIE FOWLIS, estrela emergente da folk cantada em gaélico, autora de dois aclamadíssimos álbuns “Mar a Tha Mo Chridhe” e “Cuilidh”. Foi ainda premiada com vários galardões, nos quais se destaca o prémio de “Folk Singer of The Year – 2008”, da BBC Radio 2. Cantando em gaélico da Escócia - e tocando vários instrumentos, de gaitas-de-foles a flautas, oboé e melodeon (acordeão diatónico), esta artista tem a sua música fortemente enraizada na tradição mas transmite-a com uma frescura rara. Para além da música, o Galaicofolia promete reconstituições históricas dos tempos castrejos, gastronomia, artesanato e um espaço infantil. Mais informações, aqui. Fonte: Raízes e Antenas.

André Moutinho

Etiquetas: