domingo, abril 22, 2007

Emissão 15 - 19/04/2007

1ª Hora
[Os novos projectos da MTP, entrevista e espaço "Músicas do Mundo"]

- Nem Truz Nem Muz - Sol Poente [Místico (2007)]
- Chuchurumel - Era uma vez um Burrinho [Posta-Restante (2007)]
- Uxu Kalhus - Regadinho [A Revolta dos Badalos (2006)]
- Terrakota - É Verdade [Oba Train (2007)]

Excepcionalmente não tivemos a presença do nosso convidado. Retomamos na próxima edição. Neste espaço houve notícias.

- Mayra Andrade - Lapidu Na Bo [Navega (2006)]
- Korrontzi - Arabian Kuu [Kinaporin Kalifaatti (2006)]
- Toques do Caramulo - Dália, Ó Linda Idália [Toques do Caramulo é ao vivo (2007)] - Sugestão Rodobalho
- Zao - L’Aiguille [L’Aiguille (2000)]

2ª Hora
[Música portuguesa, notícias, crónica e agenda]

- Mãos que Cantam [Saca-Sons + Chuchurumel] - Concerto ao vivo a 6 de Janeiro de 2007 em Idanha-a -Nova
- Gaiteiros de Lisboa - As Freiras de Santa Clara [Sátiro (2006)]
- Maria João - São Macaio [Cantigas de Amigos (1999)]
- Claud - Sou desta terra [Contradições (2006)]
- Janita Salomé - Saias do Freixo [Melro (1980)]
- José Afonso - Já o Tempo se Habitua
- Adriano Correia de Oliveira - Canção com Lágrimas [Cantaremos (1970)]

Crónica com Adérito Araújo, Professor da Universidade de Coimbra, elemento do GEFAC e co-organizador das XII Jornadas de Cultura Popular.

- Dazkarieh - Vitorina [Incógnita Alquimia (2006)]
- Sérgio Godinho - Marcha Centopeia [Ligação Directa (2006)]
- Rão Kyao - Deus Também Gosta de Fado [Fado Virado a Nascente (2001)]
- José Mário Branco - Eu Vim de Longe, Eu Vou para Longe (“Chulinha”) [Ser solidário (1982)]

--------------------------------------------

NOTÍCIAS
- O Grupo de Etnografia e Folclore da Academia de Coimbra (GEFAC) está a organizar desde o passado dia 13 de Abril e até 28 de Maio as XII Jornadas de Cultura Popular, com diversos espectáculos a não perder. Mais informações no site do organismo.
- Este ano assinalam-se 25 anos da morte de ADRIANO CORREIA DE OLIVEIRA. Se fosse vivo completaria no passado dia 9 de Abril, 65 anos. A partir do dia 25 de Abril é editado um CD em sua homenagem com 11 temas seus e um tema original em sua memória. O 1º espectáculo “Cantaremos Adriano” realiza-se em 28 de Abril, em Avintes, a terra que o viu crescer e morrer com apenas 40 anos. Mais informações em http://cantaremosadriano.blogspot.com/.
- "Oba Train", o terceiro trabalho discográfico dos TERRAKOTA, nasce com inspirações de várias geografias - Jamaica, Cuba ou Brasil - e com uma diversidade de sonoridades - árabes, flamencas ou indianas - que recorre à musicalidade própria de muitas línguas - português, yoruba, wollof, francês, inglês ou o espanhol. A mensagem é de mestiçagem, respeito pela natureza e de crença num Planeta melhor. O disco tem o apoio da Rádio Fazuma e será editado em Maio! “É Verdade” é o primeiro single!
- No próximo sábado, dia 21 de Abril, a partir das 21h30, o MULTIPISTAS – MÚSICASDO MUNDO assinala o seu primeiro aniversário com uma noite temática noauditório da delegação regional do Instituto Português da Juventude, em CasteloBranco. Em palco estarão as Batuque, os Bissa Guiné, os albicastrenses Cibo Mosari, os Ocaia e os fundanenses Trebaruna. Excertos do espectáculo serão depois emitidos no MULTIPISTAS – MÚSICAS DOMUNDO, que pode ser escutado na versão radiofónica e na Internet.
- No próximo dia 21 de Abril a festa está garantida com a RGG – Reunião Geral da Gaita no Espaço Kilombo. No encontro pretende-se prestar um espécie de tributo ao instrumento, promover a troca de experiências musicais, conhecer e aproximar novos e velhos gaiteiros, aproveitando a ocasião para reunir várias e instituições que desenvolvem objectivos semelhantes.
- O colectivo de música STEEL DRUMMING vai fazer uma extensa digressão com o espectáculo "Steel Drumming Toca Zeca Afonso", em que o grupo interpreta temas de José Afonso, acompanhado pelos cantores JP Simões, Miguel Guedes e a cantora de jazz Sofia Ribeiro. Os temas têm arranjos de Mário Laginha, António Augusto Aguiar, Pedro Moreira, Bernardo Sassetti, Vasco Mendonça e Telmo Marques e, para além das versões de temas de José Afonso, o espectáculo incluirá ainda peças originais inspiradas na obra do autor de «Cantigas do Maio» compostos por Nuno Côrte-Real, Carlos Guedes e Jeffery Davis [Fonte: Raízes e Antenas]


André Moutinho