sexta-feira, novembro 02, 2007

Notícias de Semana

- No meio da dança, dos pulos, dos gritos e das palmas que algumas dezenas de portugueses semeavam na plateia durante o concerto dos GAITEIROS DE LISBOA na Womex de Sevilha, alguém disse «não somos mesmo nada imparciais, nós...». Pois, é que é bastante difícil ser imparcial quando, mais do que «objectos» de análise jornalística quem nós temos à nossa frente é um grupo de músicos nossos amigos. E quase todos os portugueses que estavam em Sevilha, jornalistas, músicos, produtores, editores, agentes, etc., reuniram-se para fazer claque. Os Gaiteiros deram um concerto brilhante, cheio de força, variado e seguríssimo. O concerto dos Gaiteiros foi o único oficial de artistas portugueses. Mas, dentro do recinto da Feira puderam ouvir-se pequenos showcases acústicos dos DAZKARIEH, dos STOCKHOLM LISBOA PROJECT e do fadista e pianista MÁRIO MOITA. E, com discos na bagagem, também por lá andavam artistas como VIVIANE, HÉLDER MOUTINHO e membros dos DEOLINDA, A NAIFA e TOQUES DO CARAMULO, entre outros. Para além, claro, de uma larga representação da relativa indústria musical portuguesa. Fonte: Raízes e Antenas.
- A edição deste ano do Festival Sons em Trânsito, que decorre no Teatro Aveirense, em Aveiro, de 28 de Novembro a 1 de Dezembro, tem mais um programa de luxo, ecléctico e marcado por algumas surpresas. Por exemplo, dia 28, o festival arranca, em festa, com a música cigana de raiz dos romenos FANFARE CIOCARLIA; dia 29 preenchida com concertos do fado renovado dos DEOLINDA e a arte imensa de SÉRGIO GODINHO; dia 30 há lugar para a nova música cabo-verdiana com TCHEKA e para a anglo-francesa JANE BIRKIN e dia 1, o festival tem mais uma surpresa, o pianista e mestre da electrónica canadiano GONZALES. O festival termina com a música inclassificável e completamente imperdível do italiano VINICIO CAPOSSELA. A organização do SET é da empresa Sons em Trânsito, do Teatro Aveirense, da Câmara Municipal de Aveiro e da Rota da Luz.
- De hoje até Domingo, realiza-se o Anamnesis - Encontro de Cinema, Som e Tradição Oral no Vimioso (Miranda do Douro). A tradição oral nesta luta contra a extinção, passa também, pela carga emocional que carrega. O lado interpretativo de cada som, melodia ou mesmo cantiga, traz consigo uma forma muito pessoal e reveladora da forma em que se está na vida. As senhoras isoladas nas aldeias do planalto Mirandês ou da serra da Arada, são autoras e simultaneamente intérpretes de cantigas e histórias; que algumas vem com os seus pais e com os seus avós e outras que aprenderam no outro dia; o que as torna singular é a sua visão única e pessoal daquele som, ou daquela história. Ora nas artes visuais é a mesma coisa, o cinema de autor, o documentário de autor é também a interpretação única de um tema ou de uma realidade. Com este encontro, procura-se fomentar uma interacção real destes dois exemplos, durante quarto dias podemos ver, discutir, observar, criar e principalmente ouvir. Mais informações em http://www.associartecine.blogspot.com/.
- Até Domingo terá lugar em Miranda do Douro e Vimioso o 1º Congresso Internacional da Gaita-de-foles Mirandesa. Uma iniciativa da Associação Cultural Galandum Galundaina que, entre debates, teorias e demonstrações, terá actuações de TRASGA, LENGA-LENGA e GALANDUM GALUNDAINA. Este congresso é o corolário de um projecto de investigação que decorre formalmente desde há cerca de um ano, no entanto, fundamentado no trabalho de especialistas que desde há mais de 20 anos investigam e trabalham com este instrumento tradicional popular português. Estarão, por isso, presentes alguns dos mais reconhecidos especialistas nacionais e estrangeiros no campo da música tradicional e da etnomusicologia para conhecer alguns dos resultados e conclusões do “Projecto Gaita Mirandesa”, levado a cabo pela Associação Cultural Galandum Galundaina, e para debater a padronização da gaita-de-foles mirandesa num congresso internacional onde se falarão 6 línguas, oficiais e minoritárias, mas todas ligadas à tradição das gaitas-da-fole europeias: português, castelhano, francês, occitano, galego e mirandês, num ciclo de 4 dias de trabalho. Os interessados em participar neste evento podem consultar o programa completo através da página disponibilizada na web em http://www.galandum.co.pt/congresso.pdf.
- No passado dia 23 de Outubro, saiu à venda o novo disco "Camiños da fin da Terra" do grupo galego LUAR NA LUBRE, e já podemos ouvir e ver o single "Os Animais” no site e no Youtube. O grupo LUAR NA LUBRE é actualmente o grupo de música folk mais importante da Galiza. Os seus últimos cinco discos para Warner Music venderam mais de 300.000 cópias. Depois de nove trabalhos no mercado, apresentam "Camiños da Fin da Terra". Nele, o grupo galego embarca-se noutra aventura musical apaixonante gravada na sua Corunha natal no verão de 2007, contemplando a sua costa, o seu mar e as suas origens. Aproximam-nos, ainda, às chaves dos movimentos que conformaram a identidade galega e celta, catorze canções que aportam uma enorme sensação de mar, terra e beleza, de imagens sugerentes e cúmplices, através da liderança de Bieito Romero e da voz portuguesa de Sara Vidal."Camiños da fin da Terra” é o seu disco definitivo até que nos voltem a surpreender, porque Luar na Lubre não pára nunca, como a história, como a cultura. Um grupo que sabe fazer a fusão como ninguém da tradição e da modernidade para reler a música e desfrutá-la sem preconceitos.Site: www.luarnalubre.com e Myspace em www.myspace.com/luarnalubregaliza.
- Oficinas de S. Martinho, no próximo dia 10 de Novembro em Coimbra. Uma organização do colectivo Rodobalho que quer assim proporcionar a todos o contacto com vários workshop’s de instrumentos tradicionais como o cavaquinho, a gaita-de-foles, a flauta de tamborileiro ou mesmo a sanfona. Haverá, ainda, oficinas de percussão e de pauliteiros. Está previsto uma projecção de um documentário e, para o final, um magusto com baile e jam session. Mais informações/inscrições em www.rodobalho.com.
André Moutinho