sexta-feira, novembro 09, 2007

Notícias da Semana

- A mais circulada criação d’Orfeu, o espectáculo dos TOQUES DO CARAMULO, completou esta temporada mais de 30 concertos tendo subido a palco, no passado dia 8 Novembro, ao Centro Cultural de Chaves e subirá aos palcos da Galiza, neste fim-de-semana, prosseguindo a sua participação no circuito da “Rede Galega de Música ao Vivo”. Esta agenda contínua de concertos resulta de o grupo integrar as bolsas de espectáculos de dois programas de difusão cultural, um em Portugal, outro na vizinha Galiza, ambos em ano de estreia e promovidos por organismos estatais. O Território Artes é um programa de descentralização cultural do Ministério da Cultura português e da Direcção-Geral das Artes que já levou este ano o grupo aguedense a Vila Nova de Foz Côa, Idanha-a-Nova e agora Chaves. A Rede Galega de Música ao Vivo é promovida pelo IGAEM e tem uma agenda de muitas centenas de concertos em cerca de 40 pequenas e médias salas de toda a Galiza durante o ano de 2007, na qual a banda garante oito datas, que se cumprem com actuações acima do Rio Minho desde Abril, com actuações em Santiago de Compostela, Illa de Arousa, O Porriño, Melide e agora ainda Lugo, Bueu e Vigo.
- A d’Orfeu divulga desta feita as próximas datas de Novembro dos Cursos Mensais que se realizam, como habitualmente, em Águeda e que são abertos a todos. Vejamos: Curso Mensal de Concertina com o formador Artur Fernandes este fim-de-semana, dias 10 e 11 de Novembro; Curso Mensal de Voz com o formador Bitocas, também dia 10 Novembro, Curso Mensal de Percussão com o formador Bitocas, domingo 11 de Novembro, o Curso Mensal de Cavaquinho com o formador André Jesus, dia 17 Novembro e, finalmente, o Curso Mensal de Gaita-de-Foles com a formadora Dulce Cruz, dia 18 Novembro 2007.
- Para além de uma digressão em Espanha, com alguns dos nomes mais sonantes do fado, MARIZA e CAMANÉ, entre outros, como contraponto «ao vivo» do filme “Fados” de Carlos Saura, haverá outro espectáculo que se prepara para subir ao palco à boleia do filme do realizador espanhol, segundo informa a agência Lusa: o espectáculo “Casa de Fados”, inspirado na cena que encerra o filme e que reúne vários fadistas. “Casa de Fados”, produzido pela Uguru e pela El Caiman tem estreia em Portugal marcada para dia 29 de Novembro, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, com uma cenografia que incluirá a projecção de imagens do filme de Saura. A direcção musical é do guitarrista Pedro Castro, acompanhado por José Luís Nobre Costa (guitarra portuguesa), Jaime Santos (viola) e Joel Pina (viola-baixo). O mesmo espectáculo foi anteriormente apresentado em Espanha, em Julho, no Festival de Músicas de La Mar, em Cartagena e a 19 e 21 de Outubro, em Las Palmas da Grande Canária. Fonte: Raízes e Antenas.
- No último dia de Womex do passado dia 27 de Outubro foram divulgadas as nomeações para os prémios de “world music” da Rádio 3 da BBC. Os votos dos cerca de dois mil participantes na feira de músicas do mundo de Sevilha não contemplaram um único artista português ou africano residente em Portugal, à semelhança do que vinha acontecendo sistematicamente nas anteriores edições destes prestigiados prémios. MAYRA ANDRADE, cabo-verdiana que reside em França, na categoria de artista revelação e a brasileira MARIA RITA a concorrer ao prémio de melhor artista das Américas, são as únicas representantes da "lusofonia". Em aberto, como é costume, encontram-se os prémios de melhor álbum de 2007 e o dos ouvintes da BBC. Os quatro nomeados ao primeiro galardão serão, como em anos anteriores, seleccionados através da revista fROOTS, por um grande naipe de críticos, produtores de espectáculos, músicos; o segundo, decorrerá da votação online no site da emissora estatal britânica. Fonte: Crónicas da Terra.
- O colectivo Rodobalho, também actual parceiro do “Canto Nómada”, vai realizar no próximo sábado, no Jardim da Sereia em Coimbra, as denominadas Oficinas de S. Martinho. Este dia aberto a todos os que se queiram ainda inscrever, juntará tocadores, bailadores e outros num animado conjunto de oficinas de instrumentos musicais e bailes, culminando as festividades com um magusto apropriado ao dia, sessões de dança, concertos e jam sessions. O intuito principal das oficinas é proporcionar a todos os participantes o contacto com os instrumentos musicais principais da música tradicional e intimamente ligados à nossa cultura. A não perder em Coimbra, já neste sábado, dia 10 de Novembro. Informações e/ou inscrições no site http://rodobalho.com/oficinasmartinho.html.

André Moutinho