sábado, dezembro 29, 2007

Sugestão: Passagem de ano em Coimbra

Organização:
Colectivos Rodobalho e Tradballs. Centro Norton de Matos. Ateneu de Coimbra.
Mais info:
http://www.tradballs.com/
http://www.rodobalho.com/

Contacto:
rodobalho@rodobalho.com
964401234 (André Dias)
André Moutinho

segunda-feira, dezembro 24, 2007

Boas Festas do "Canto Nómada"

Olá!
Continuo adepto das coisas simples porque nos tornam a todos mais importantes e mais bonitos.
Aproveito, assim, para desejar votos de excelentes FESTAS a todos os nossos ouvintes, leitores deste blog, famíliam, amigos, companheiros de rádio, grupos, artistas, espaços de concertos, comunicação social e demais, que nos fizeram chegar simpaticamente os seus votos de Boas Festas ao nosso programa.
E, também, a todos os outros que não disseram nada eu desejo um belo ano de 2008!
André Moutinho
(Autor do "Canto Nómada")

Emissão 33 - 20/12/2007

[N.R.: Esta foi a última emissão do ano e desta 1ª série de programas. Queremos regressar tão breve quanto possível e retomar as emissões em directo do "Canto Nómada". Este blog estará, na medida do possível, sempre actualizado. O autor.]

1ª Hora
[Os novos projectos e artistas da MTP e espaço de entrevista]

- PULA-LHE O PÉ - Erva Cidreira [Demo (2006)]
- QUARTO MINGUANTE - Oh que Calma Vai Caindo [Ao Vivo (2007)]
- XAILE - Haja Saúde [Xaile (2007)]
- GINGA - Róró [Celebratio (2006)]
- MARENOSTRUM - Perú Branco (Canção das Mentiras) [Almadrava (2005)]

Entrevista com José Francisco Vieira dos MARENOSTRUM

- MARENOSTRUM - Almadrava [Almadrava (2005)]
- BICHO DE 7 CABEÇAS - Marcha Lenta [Maquete (2005)]
- ERVA DE CHEIRO - Eunucos [Que Viva o Zeca - Tributo (2007)]
- DIABO A SETE - O Padrinho[Parainfernália (2007)]

2ª Hora
[Música portuguesa, notícias e agenda]

- GRUPO FOLCLÓRICO DE COIMBRA - Ao Menino Deus [Cantares de Coimbra (1999)]
- NÉ LADEIRAS - Beijai o Menino [Traz os Montes (1994)]
- GAITEIROS DE LISBOA - Descantiga C’Amor [Sátiro (2006)]
- VÁRIOS - Nó Tenemos Muitos Nabos [Mirandum Mirandela (????)] - Sugestão Rodobalho
- GALANDUM GALUNDAINA - 25 [Moda i Anzonas (2005)]
- FILIPA PAIS - José Embala o Menino [À Porta do Mundo (2003)]
- BRIGADA VICTOR JARA - Bento Airoso [Monte Formoso (1989)]
- FAUSTO - A Caçada [Crónicas da Terra Ardente (1994)]
- MOÇOILAS - Candeia [Qu’ é que tens a ver com isso? (2006)]

André Moutinho

sexta-feira, dezembro 21, 2007

Agenda Semanal

21 de DEZ - [OuTonalidades’07] com os PI SEM PÉ no Pizzaria Suprema Restaurante em Águeda, pelas 21h;
RODRIGO LEÃO no Jardim de Inverno do Teatro São Luiz em Lisboa, pelas 21h30;
LULA PENA e WORDSONG no Grande Auditório do CCB em Lisboa, pelas 21h30;
SAL no Pequeno Auditório do CCB em Lisboa, pelas 21h30;
ZECA MEDEIROS no Centro de Cultura e Artes de Sines, pelas 22h;
JP SIMÕES no Centro de Artes e Espectáculos de São Mamede em Guimarães, pelas 22h;
RA.IN no espaço Contagiarte no Porto, pelas 23h45.

22 de DEZ - [OuTonalidades’07] com JOÃO GENTIL & LUÍS FORMIGA no espaço d’Orfeu em Águeda , pelas 22h30;
LULA PENA no Music Box em Lisboa, pelas 22h;
RODRIGO LEÃO no Jardim de Inverno do Teatro São Luiz em Lisboa, pelas 21h30.

26 de DEZ - RODRIGO LEÃO no Jardim de Inverno do Teatro São Luiz em Lisboa, pelas 21h30;
MOSCA TOSCA no Onda Jazz Bar em Lisboa, pelas 22h30.

27 de DEZ - RODRIGO LEÃO no Jardim de Inverno do Teatro São Luiz em Lisboa, pelas 21h30;
REFILON no Onda Jazz em Lisboa, pelas 22h.

28 de DEZ - [Festival de Passagem de Ano 2007/08] em programa não oficial com uma tertúlia trad com os MOSCA TOSCA no Bar Xuven em Coimbra, pelas 23h;
JOÃO AFONSO e JOÃO LUCAS no Teatro Viriato em Viseu, pelas 21h30;
RODRIGO LEÃO no Jardim de Inverno do Teatro São Luiz em Lisboa, pelas 21h30.

29 de DEZ - [Festival de Passagem de Ano 2007/08] com os DIABO A SETE e os FOL&AR no Centro Norton de Matos em Coimbra, pelas 22h;
BAILEBÚRDIA no espaço Contagiarte no Porto, pelas 00h30;
RODRIGO LEÃO no Jardim de Inverno do Teatro São Luiz em Lisboa, pelas 21h30.

30 de DEZ - [Festival de Passagem de Ano 2007/08] com os TRIPLE-X e os BAILEBÚRDIA no Centro Norton de Matos em Coimbra, pelas 22h.

31 de DEZ - [Festival de Passagem de Ano 2007/08] com os ALFA ARROBA E TRIPLE-X no Centro Norton de Matos em Coimbra, pelas 22h;
[Passagem de Ano 2007/08] com os TOQUES DO CARAMULO e KUMPANIA ALGAZARRA na Praça 5 de Outubro em Torres Novas, pelas 22h.

1 de JAN - [Festival de Passagem de Ano 2007/08] em programa não oficial com uma jam session ano novo no Bar Xuven em Coimbra, pelas 16h.
André Moutinho

Notícias da Semana

- O Museu da Música está a realizar as chamadas “Viagens musicais pela EU” e que terminam já no próximo dia 22 com um concerto comentado de guitarra portuguesa e cavaquinho. Antes de terminarmos a viagem pelas culturas musicais da UE, tempo ainda para dar um pulinho à Bélgica e apreciar o concerto de jazz do TRIO VAIANA organizado com o apoio da Embaixada e da Comunidade Francófona de Bélgica. Tal como os demais, a entrada é livre. Sábado, pelas 16h, teremos então o final com JOSÉ LÚCIO em que se homenagearão dois dos representantes de Portugal na exposição, a guitarra portuguesa e o cavaquinho. A entrada é livre. JOSÉ LÚCIO é um apaixonado pelos cordofones portugueses, tendo dedicado mais de 40 anos à sua investigação, conhecendo de perto os grandes mestres, investigadores e construtores. Com eles aprendeu o fabrico, reparação e técnicas de interpretação, tendo procurado dar continuidade aos seus testemunhos. Começou a sua colecção de cordofones comprando instrumentos velhos, reparando-os, dando-lhes a dignidade do tempo. Fez várias exposições (Beja, Óbidos, Caldas da Rainha, Lisboa, etc.) e dezenas de cursos sobre a arte de os tocar. Colaborador da RTP canal 1 e da Rádio Comercial foi autor/apresentador de vários programas como “O Sótão do Zé”; “Plim-Plam-Plum”, “Flauta de Pã”, entre outros. Escreveu 4 livros sobre instrumentos, sendo o último dedicado ao cavaquinho. Ainda no Museu é possível ver a exposição “Culturas Musicais da União Europeia: Uma Viagem Instrumental” até 29 de Dezembro de 2007. Para animar o percurso até 29 de Dezembro prevê-se a realização de actividades de divulgação da música dos 27. Mais info em http://museudamusica.blogspot.com/.

- Começou a 4 Outubro em Lisboa e fecha a 22 Dezembro em Águeda o 11º OuTonalidades completa roteiro nacional ao fim de 32 espectáculos em oito distritos! O Outono quente de 2007 não terá sido apenas consequência das alterações climáticas e do tão falado aquecimento global. Vários distritos estiveram em alerta laranja devido a um anticiclone de música ao vivo que percorreu o país durante os últimos meses do ano: a 11ª edição do OuTonalidades. Cerca de trinta noites OuTonalidades aqueceram oito distritos do país, onde 26 grupos circularam e fizeram ouvir as músicas do mundo o rock e o jazz, o fado ou o humor, a improvisação ou o folk. Mais uma vez, a rede estabelecida com bares de vocação cultural foi decisiva para o sucesso deste circuito, onde a música ao vivo assume um papel principal, onde os copos fazem silêncio para se escutar um fado, dançar uma chula ou acompanhar com palmas a música judaica klezmer. O balanço positivo do evento suporta-se no desenvolvimento e reforço de uma múltipla parceria entre inúmeros promotores culturais públicos e privados, provocando o surgimento de novos circuitos de música ao vivo e o incremento de novas propostas de programação no mapa cultural em Portugal. O OuTonalidades multiplicou, nesta edição, não só a expansão geográfica, mas especialmente a qualidade da bolsa de grupos no programa, com ganhos importantes para os espaços, os artistas e o muito público das noites de Águeda, Cantanhede, Estarreja, Évora, Fundão, Guarda, Lisboa, Paços de Ferreira e Tondela. Os Municípios de Estarreja e de Águeda foram parceiros desta 11º edição, produzida pela d’Orfeu Associação Cultural. É a 22 de Dezembro que termina esta edição e se começa já a desenhar a próxima. Porque OuTono há todos os anos! Os números do 11º OuTonalidades: 8 distritos, 10 espaços, 26 grupos, 12 fins-de-semana e 32 espectáculos.

- O último domingo de cada mês em Águeda é dedicado a experiências vibrantes para as orelhas dos pequenotes, em “Bebés com Música”. Esta prática com inúmeros casos de sucesso por todo o país, pegou de estaca em Águeda. As sessões de Outubro e Novembro tiveram uma larga participação de bebés e famílias vindas de toda a região. A fechar o ano, mais uma sessão que promete.O próximo “Bebés com Música” terá lugar na manhã do domingo 30 de Dezembro pelas 10h30 da manhã, com uma duração mínima de 60 minutos, Casa do Parque da Alta Vila. Todas as informações estão disponíveis em http://www.dorfeu.com/. Os músicos Artur Fernandes, Bitocas e seus convidados pontuais vão promover memórias colectivas entre os bebés e os seus mais velhos, dando espaço a uma participação efectivamente familiar. A d’Orfeu Associação Cultural e a Câmara Municipal de Águeda promovem “Bebés com Música” no âmbito da cada vez mais reforçada oferta formativa da EMtrad’ - Escola de Música Tradicional.

- 1ª Sugestão de passagem de ano. O Natal em Trás-os-Montes é diferente de qualquer outro Natal no mundo. Os caminhos sinuosos da serra mantiveram as comunidades afastadas do rebuliço das grandes cidades e permitiram a sobrevivência de antigos costumes da região. É o caso da "Festa dos Moços", que ocorre em todo o Nordeste Transmontano na altura do Natal e da Passagem do Ano, como memória viva de ritos ancestrais. Durante dois dias, os rapazes solteiros comandam a vida na aldeia. A festa, com origem nos rituais pagãos do solstício de Inverno, celebrava o início de um novo ciclo agrícola, com os dias que começam a ficar mais longos, e, para os rapazes significa também a passagem para a idade adulta.
A festa começa logo de madrugada, com o gaiteiro que acorda toda a aldeia com a sua gaita-de-foles. Sucedem-no os "caretos", criaturas estranhas vestindo trajes bizarros, com chocalhos e fitas penduradas, e exibindo máscaras diabólicas. Dançam, pulam, rodopiam e fazem grande algazarra. Hoje tudo lhes é permitido e, por detrás da máscara que lhes protege a identidade, cometem os maiores impropérios… Sem qualquer cerimónia, invadem as casas onde roubam chouriços, morcelas, carnes de fumeiro, figos secos e pão para juntar à festa. Vá com a AEPGA - Associação de Estudo e Protecção do Gado Asinino - comemorar a passagem de ano a Trás-os-Montes e envolva-se numa das festividades mais antigas desta região, a "Festa dos Moços". Mas antes uma sugestão: campanha de natal com presentes originais e já agora ofereça o apadrinhamento de um burrinho das terras de Miranda!
Quanto à passagem de ano em Trás-os-Montes propriamente dita, ela aconecerá entre 27 de Dezembro e 1 de Janeiro, em Vimioso e Miranda do Douro. Venha, assim, descobrir a região Transmontana e embrenhe-se nas festividades do novo ano. O programa é:
27 de Dezembro - "Dia dos Cepos", na aldeia de Constantim pelo final da tarde. Inicio das festividades com o atear de uma grande fogueira pelos rapazes da aldeia.
28 de Dezembro - "Festa dos Moços", na aldeia de Constantim. É neste dia, logo pela manhã que encontramos o "Carocho e Velha", que juntamente com o grupo de pauliteiros e os tocadores de flauta pastoril, tamboril, gaita-de-foles, caixa e bombo, desfilam pelas ruas da povoação. O cortejo inicia-se bem cedo e percorre as ruas da aldeia, parando em todas as casas onde os pauliteiros dançam um lhaço e o carocho faz inúmeras tropelias espantando quem passa.
29 de Dezembro - Dia livre para ir descobrir as Terras Transmontanas.
30 de Dezembro – Passeio pelo vale do Rio Sabor de Vimioso a Mogadouro.
31 de Dezembro – Centro de recria e acolhimento do burro de Miranda “O Palherico", em Miranda do Douro. Animação de rua com gaiteiros das Terras de Miranda, jantar e ceia de ano novo com animação pela noite dentro.
1 de Janeiro – Almoço campestre no miradouro de S. João das Arribas
Para mais informações: http://www.aepga.pt/.

- 2ª Sugestão. TOQUES DO CARAMULO e KUMPANIA ALGAZARRA na praça 5 de Outubro em Torres Novas. Mais info em http://www.cm-torresnovas.pt/.

- 3ª Sugestão. Festival de passagem de ano, em Coimbra, nos dias 29, 30 e 31. Ambos os colectivos organizadores [Rodobalho e Tradballs] se dedicam à promoção e divulgação de música e dança tradicionais de todo o mundo, zelando por divulgar [reconstruindo] um património que, por ser tão único, pertence a todos nós. Desde a sua formação têm vindo a organizar eventos inéditos, como workshop’s de dança e instrumentos e bailes/concertos em locais inesperados e culturalmente valiosos. O seu objectivo, tão bem conseguido até agora, é seduzir as pessoas durante o dia, ensinando-lhes o abecedário da dança, de modo a que, à hora dos bailes, elas se sintam à vontade para criarem as suas próprias poesias dançantes. Cumpre-se assim o lema: “de tarde aprende-se, à noite baila-se”, fazendo com que todas as pessoas sejam agentes activos desta festa, desde os músicos àqueles que dançam, passando também por todos os que vão aparecendo, movidos pela curiosidade ou cativados pela intensidade que se faz sentir.
Haverá, portanto, bailes com algumas das melhores bandas portuguesas do universo folk e uma banda belga, os TRIPLE-X; workshop’s de danças tradicionais, de instrumentos, projecção de vídeos relativos ao tema, contos mágicos e o mais que a imaginação e a vontade quiserem. Haverá cores alegres, sons hipnotizantes, gente sorridente. Momentos intensos e únicos para partilhar entre todos num festival que aliará as raízes das melodias tradicionais (que, embora negligenciadas, nos ardem no sangue) a sons e composições do futuro. Decididamente, uma celebração que ninguém esquecerá tão cedo!

André Moutinho

quarta-feira, dezembro 19, 2007

Próxima Emissão do "Canto Nómada"

Terminamos amanhã (quinta-feira, 20 de Dezembro) uma pseudo 1ª série de emissões em directo do programa "Canto Nómada". Pois é, de repente a vida altera-se e lá temos nós que nos adaptar às novas realidades. Tudo isto, também, para dizer que amanhã irá para o ar a última emissão de 2007 na Torres Novas FM do "Canto Nómada" e com bons motivos de interesse para terminarmos em beleza mais um ano de música. A 1ª hora, os novos grupos e artistas da MTP com o último destaque a ir para os algarvios MARENOSTRUM. A 2ª hora, a música dos ditos "consagrados", dois blocos de notícias e a agenda com as melhores sugestões até ao fim do ano.
E, enquanto não regressarmos, o espaço na TNFM manter-se-á todas as quintas-feiras, entre as 22h e as 24h (emissão terrestre e emissão on-line) com o melhor da MTP escolhida a dedo e a pensar em si. Também o nosso blog oficial se manterá, apesar de tudo, sempre actualizado.
Estamos, portanto, a contar regressar muito em breve, desejando que a ausência não seja prolongada e que as emissões em directo e, consequentemente, a programação normal sejam rapidamente restabelecidas, porque só de pensar já cria saudades. Fica uma garantia: quando voltarmos haverá alterações de peso na "2ª fase" de emissões.
Espero por vós amanhã, pelas 22h nos sítios do costume.
André Moutinho

sábado, dezembro 15, 2007

Emissão 32 - 13/12/20007

1ª Hora
[Os novos projectos e artistas da MTP e espaço de entrevista]

- LŨMEN - Mar de Chuva Dançante [Fogo Dançante (2006)]
- NO MAZURKA BAND - El Vira [Demo (2007)]
- OMIRI - Repasseado [Primeira Impressão (2007)]
- TERRAKOTA - É Verdade? [Oba Train (2007)]
- BAILEBÚRDIA - Ladrão do Meio [Demo (2007)]

Entrevista com Rute Mar dos BAILEBÚRDIA

- BAILEBÚRDIA - Muinheira Ponte Sampaio [Demo (2007)]
- ANDARILHOS - Chula Andarilha [Alvorada (2004)]
- STOCKHOLM LISBOA PROJECT - Desgarrada / Toc Edits Polska [Sol (2007)] - Sugestão Rodobalho
- UXU KALHUS - Regadinho [A Revolta dos Badalos (2006)]

2ª Hora
[Música portuguesa, notícias e agenda]

- ADRIANO CORREIA DE OLIVEIRA - Charama [Adriano Correia de Oliveira (1964)]
- DANÇAS OCULTAS - Queda d’Água [Pulsar (2007)]
- JÚLIO PEREIRA - Fado Luso [Geografias (2007)]
- REALEJO - Dona Infanta [Demo (????)]
- SONS DA FALA - Venham Mais Cinco [Sons da Fala (2007)]
- CRAMOL - Moda da Farrapeira [Cantigas de Amigos (1999)]
- SARA TAVARES - Planeta Sukri [Balancê (2006)]
- RÃO KYAO - Canção do Trabalho [Estrada da Luz (1984)]
- CÉSAR PRATA - Bento Airoso [Envio de Boas Festas (2007]
André Moutinho

sexta-feira, dezembro 14, 2007

Agenda Semanal

14 de DEZ - [OuTonalidades’07] com os FADOS DO ANDARILHO no Suprema Pizzaria Restaurante em Águeda, pelas 21h;
GRUPO DE TOCADORES E CANTARES "CAMPONESES"na Fnac da Madeira, pelas 18h30;
DESBUNDIXIE na Fnac do Chiado (Lisboa), pelas 17h e na Fnac do Colombo (Lisboa), pelas 19h;
VOZES DA RÁDIO na Fnac de Alfragide (Lisboa), pelas 18h;
ROSA NEGRA na Fnac de Santa Catarina (Porto), pelas 15h e na Fnac do GaiaShopping (Gaia), pelas 22h;
ENCORES FADO ao vivo no “Viva a Música” da Antena 1, pelas 15h.
15 de DEZ - [OuTonalidades’07] com os SESTO SENSO no Piazzolla Caffé Bar em Cantanhede, pelas 22h45 e AGUSTÍN PORTALO no Bar do Novo Ciclo do Acert em Tondela, pelas 22h45;
CANTAREMOS ADRIANO no Centro de Cultura e Artes de Sines, pelas 22h;
MARIA JOÃO no Teatro Viriato em Viseu, pelas 21h30;
WILLI HUBER a tocar zither (o seu instrumento predilecto) no Museu da Música em Lisboa que organiza mais uma viagem musical pela UE, pelas 16h30;
MAZGANI na Fnac de Alfragide (Lisboa), pelas 17h e na Fnac de Almada, pelas 21h30;
VITORINO na Fnac de Cascais, pelas 17h.
16 de DEZ - XAILE no Pavilhão Municipal da Póvoa de Varzim, pelas 21h;
FREI FADO DEL REI no Pavilhão Multiusos de Vilar Formoso, pelas 21h30;
TOQUES DO CARAMULO na Fnac do Gaia Shopping (Gaia), pelas 18h.
19 de DEZ - [OuTonalidades’07] com os MU no Teatro Municipal da Guarda, pelas 22h;
RODRIGO LEÃO no Teatro São Luiz em Lisboa, pelas 21h30.
20 de DEZ - RODRIGO LEÃO no Teatro São Luiz em Lisboa, pelas 21h30;
ZECA MEDEIROS no Onda Jazz em Lisboa, pelas 22h.
André Moutinho

Notícias da Semana

- Mais um grande acontecimento musical que vai alargar o polémico conceito de “lusofonia” que tem na música e no canto (sejam cantos em português de Portugal, em crioulo cabo-verdiano, com sotaque brasileiro ou angolano, em galego) a sua face mais luminosa sempre sobre uma língua comum. Isto tudo para falar do clássico festival “Cantos na Maré”, que nasceu a partir de uma ideia da cantora galega UXÍA, e que é um dos expoentes maiores desta ligação entre povos irmãos, culturas irmãs e músicas. Este ano o “Cantos na Maré” conta com a presença de UXÍA (Galiza), MANECAS COSTA (Guiné-Bissau), MERCEDES PEÓN (Galiza), CEUMAR (Brasil), NANCY VIEIRA (Cabo Verde) e JP SIMÕES (Portugal), que serão acompanhados por uma banda formada por Paulo Borges (piano e acordeão), Paco Charlín (baixo), João Ferreira (percussão), Jon Luz (cavaquinho), Quiné (bateria), Amadeu Magalhães (cordas, flautas), Davide Zaccarías (violoncelo) e Óscar Fernández (acordeão e sanfona). O espectáculo principal decorre dia 15 de Dezembro no Pazo da Cultura de Pontevedra (Galiza). Para além do concerto, haverá ao longo dos dias anteriores encontros de músicos e projecção de documentários musicais. Mais informações aqui. Fonte: Raízes e Antenas.
- A Associação Cultural Tirsense e Os Gaiteiros da Ponte Velha, estavam nesta altura a ultimar a organização da 3ª edição do “Palheta Bendita”, evento que tem dado uma atenção particular ao processo construtivo de palhetas para gaita-de-foles, à percussão tradicional do Minho e Trás-os-Montes assim como ao convívio de gaiteiros e percussionistas.Pretende-se ainda dar uma resposta às exigências de afinação dos tocadores de gaita de fole assim como se tenciona fomentar um maior conhecimento das percussões minhotas e trasmontanas ao nível da caixa de rufo, bombo, castanholas, trancanholas e pandeiros.
Por razões alheias à organização do Palheta Bendita o evento foi adiado para Março do próximo ano.
Em breve será divulgado o programa que, nesta edição, terá oficinas destinadas a amantes da construção de percussões e aerofones.
Além disto, e levantando um pouco o véu, haverá uma oficina de serrote musical com um velho conhecido de todos nós... Informações que nos chegaram dos Gaiteiros da Ponte Velha / Associação Cultural Tirsense.
- Os portuenses LŨMEN vão representar Portugal no grande Festival do Níger, que se realiza, há três anos a esta parte, na cidade histórica de Ségou (Mali). O evento que ocorre entre os próximos dias 1 e 4 de Fevereiro de 2008, na capital do outrora reino Bambara, acolhe sobretudo nomes da música africana actual, como SALIF KEITA, ABDOULAYE DIABATÉ, CHEICK TIDIANE SECK, MANGALA CÂMARA, MADINA NDIAYE, SUPER BITON DE SÉGOU, BASSÉKOU KOUYATÉ, NAINY DIABATÉ, AFEL BOCOUM, ALOU SANGARÉ, YORO DIALLO, ESPOIRS DE CORONTHIE. Mas, porque este Festival do Níger é parceiro do Festival “Ollin Kan” do México, recebe também os mexicanos TRIBU e os portugueses LŨMEN. O projecto de José Flávio Martins (também dos FREI FADO D’EL REI) e Ricardo Coelho é agenciado por Carlos Bartilotti, que é representante em Portugal do maior evento folk da Cidade do México e que se encontra neste momento a preparar uma versão portuguesa do conhecido festival mexicano a ter lugar em 2008 num espaço do grande Porto. Entretanto dizer que o Mali tem para muitos a melhor música do mundo e isso é visível nas muitas listas de melhores discos dos últimos anos. Fica a curiosidade em saber como é que o público maliano irá reagir ao som dos LŨMEN. Fonte: Crónicas da Terra.
- Artistas africanos cantarão os maiores sucessos dos U2 de BONO VOX. ANGELIQUE KIDJO (”Mysterious Ways”), VIEUX FARKA TOURÉ (”Bullet The Blue Sky”), TONY ALLEN (”Where The Streets Have No Name”), CHEIKH LÔ (”I Still Haven’t Found What I’m Looking For”) e WALDEMAR BASTOS (”Love Is Blindness”) são alguns dos artistas do continente africano que prestam tributo à banda irlandesa U2, através do álbum “In The Name Of Love: Africa Celebrates U2”. O disco que é, sem dúvida, a forma mais generosa de gratidão por tudo o que BONO VOX tem feito para tentar reduzir o índice de pobreza e de vírus mortais (como o HIV, a tuberculose e a malária) em África, será editado pela Shout! Factory a 1 de Abril de 2008. Parte das suas receitas serão encaminhadas para a ONG The Global Fund. O alinhamento de “In The Name of Love: Africa Celebrates U2” é: 1. ANGELIQUE KIDJO – “Mysterious Ways” ; 2. VIEUX FARKA TOURÉ - “Bullet The Blue Sky”; 3. BA CISSOKO - “Sunday Bloody Sunday”; 4. VUSI MAHLASELA - “Sometimes You Can’t Make It On Your Own”; 5. TONY ALLEN - “Where The Streets Have No Name”; 6. CHEIKH LÔ - “I Still Haven’t Found What I’m Looking For”; 7. KEZIAH JONES - “One”; 8. LES NUBIANS - “With Or Without You”; 9. SOWETO GOSPEL CHOIR - “Pride (In The Name Of Love)”; 10. SIERRA LEONE ‘S REFUGEE ALL STARS - “Seconds”; 11. AFRICAN UNDERGROUND ALL-STARS FEATURING CHOSAN, OPTIMUS IYOKA - “Desire”; 12. WALDEMAR BASTOS - “Love Is Blindness”.
Fonte: Crónicas da Terra.
- A próxima passagem de ano em Torres Novas vai ser uma festa à música tradicional portuguesa e do mundo. No fundo também estará lá um bocadinho de “Canto Nómada”, mais propriamente recordando as primeiras emissões: um novo grupo da MTP e um grupo português que toca a dita música do mundo. Tudo isto para dizer que a Câmara Municipal de Torres Novas fará uma festa de passagem de ano na praça 5 de Outubro com o seguinte programa: TOQUES DO CARAMULO, pelas 22h; fogo de artifício, pelas 24h e, após este, os KUMPANIA ALGAZARRA. Os primeiros, recordo, já aqui tocaram na cidade do Almonda e os últimos estiveram aqui recentemente nas Festas da Cidade 2007. Depois, no mercado do peixe,, pelas 02h da manhã sessão de Dj’s com as presenças de TSURIKATA e LOVEMAKERS. A não perder…
- Continuam à espera de ideias os colectivos Rodobalho e Tradballs que, no entanto, continuam numa azáfama para que tudo corra bem com o Festival de Passagem de Ano 2007-2008 em Coimbra que acontecerá, recordamos, no Centro Norton de Matos, que aceitou o desafio daquele Peixe com Botas [vulgo Rodobalho e Tradballs]. Já há então mais informações sobre este festival que acontecerá dias 29, 30 e 31 Dezembro. Assim, sábado 29 Dezembro, pelas 22h os DIABO A SETE marcarão a abertura do festival para terminarem a noite os FOL&AR, a partir das 24h. Já no Domingo, 30 Dezembro subirão ao palco, pelas 22h, os belgas TRIPLE-X e para terminar, a partir das 24h, os nossos convidados especiais de hoje BAILEBÚRDIA. Na noite propriamente de passagem de ano, segunda-feira 31 Dezembro, abrirão as hostilidades os ALFA ARROBA, pelas 22h para depois da festa da meia-noite finalizarem este certame, de novo, os belgas TRIPLE-X. Mas há mais para além dos concertos, porque há semelhança do último acontecimento coimbrão denominado por “Oficinas de S. Martinho”, também haverá workshop’s de danças: irlandesas, portuguesas, tango, expressão dramática, danças de roda, danças de pares, etc. e também de instrumentos tais como sanfona, gaita-de-foles, cavaquinho, flautas e concertina. Quanto a custos, sabe-se que o bilhete geral será de 35 euros ou o preço por dia de 15 Euros mas que haverá lugar para acampamento seco e chuveiros. Fiquem atentos aos sites tradballs.blogspot.com ou www.rodobalho.com.
André Moutinho

quinta-feira, dezembro 13, 2007

Próxima Emissão do "Canto Nómada"

Voltamos em directo daqui a pouco, pelas 22h com mais uma interessante, penso eu, emissão do "Canto Nómada". Os motivos de interesse são sempre os mesmos, apenas apresentando convidados especiais da 1ª hora diferentes. Os desta semana, para a emissão 32, serão os portuenses BAILEBÚRDIA que apresentarão o seu novo EP e estarão simpaticamente à conversa connosco.

Já sabe, emissão em directo na Torres Novas FM, em directo para todo o mundo na internet em http://www.torresnovasfm.com/ e, neste blog , uns dias depois em emissão podcast. Até já...

André Moutinho

domingo, dezembro 09, 2007

Emissão 31 - 06/12/2007

1ª Hora
[Os novos projectos e artistas da MTP e espaço de entrevista]

- CHUCHURUMEL - Rico Franco [Posta-Restante (2007)]
- GINGA - Borboleta Branca [Celebratio (2006)]
- TOQUES DO CARAMULO - São João de Vila Verde [Toques do Caramulo É aoVivo (2007)]
- PULA-LHE O PÉ - Mata Aranha [Demo (2006)]
- GNOMON - Paz do Geres [EP - GNOMON (2007)]

Entrevista com Tiago Machado dos GNOMON

- GNOMON- Rosa dos Ventos [EP - GNOMON (2007)]
- DAZKARIEH - Meninas Vamos à Murta [Incógnita Alquimia (2006)]
- MANDRÁGORA - Galandum [Mandrágora (2005)]
- SEGUE-ME À CAPELA - Tu Gitana [Segue-me à Capela (2004)]
- CÉSAR PRATA (ROTUNDA) - Dorna [Demo (2007)]

2ª Hora
[Música portuguesa, notícias e agenda]

- ADIAFA - Ó Ana, Ó Ana, Ó Ana [Ó Ana, Ó Ana, Ó Ana (2004)]
- FALTRIQUEIRA - As Sete Mulheres do Minho [Faltriqueira (2002)] - Sugestão Rodobalho
- JOSÉ MÁRIO BRANCO - O Charlatão[Canções Escolhidas (1999)]
- GRUPO CORAL “OS CEIFEIROS DE CUBA” - Nossa Senhora do Carmo [Ceifeiros de Cuba (????)]
- AMÉLIA MUGE - Não Sou Daqui, Mas… [Não Sou Daqui (2006)]
- SAL - Ai Mas Ai de Mim [Sal (2007)]
- QUADRILHA - Não Dêem Cabo do Mundo [A Cor da Vontade (2003)]
- BRIGADA VICTOR JARA - A Vida do Caracol [Ceia Louca (2007)]
- JANITA SALOMÉ - Maçãs de Zagora [Vinho dos Amantes (2007)]

André Moutinho

sexta-feira, dezembro 07, 2007

Agenda Semanal

7 de DEZ - [OuTonalidades’07] com os COMCORDAS no Bar do Cine-Teatro de Estarreja, pelas 23h;
QUARTO MINGUANTE na Casa Municipal da Juventude - Ponto de Encontro, em Almada, pelas 22h;
[Festival Etnias 2007] com os DYABARA e KUMPANIA ALGAZARRA no Contagiarte (Porto), pelas 22h;
VITORINO no Teatro da Trindade em Lisboa, pelas 21h30;
ANA MOURA no Cinema de São Mamede em Guimarães, pelas 21h30;
TRADERE no V Festival de Expressões Ibéricas no Fórum Cultural de Alcochete, pelas 22h;
XAILE na Gala da Rádio Aveiro FM em Aveiro, pelas 21h;
CRISTINA BRANCO no TAGV em Coimbra, pelas 21h30;
GNAWA BAMBARA, OS N'GAPAS e FILHO ÚNICO no Teatro da Trindade em Lisboa, pelas 21h30;
EL FAD (J. PEIXOTO, C. ZINGARO, M. LEIRIA, VICKY) no Casal do Marco no Seixal, pelas 22h;
ATMA no Parque Municipal de Oeiras, pelas 22h;
NANCY VIEIRA na Fnac de Almada, pelas 21h30;
OLD JERUSALEM no Fnac do GaiaShopping (Gaia), pelas 22h;
A BARCA DOS CASTIÇOS em showcase, no átrio do Hotel Tivoli em Coimbra, pelas 18h;
ALFA ARROBA no Clube Galitos em Aveiro, pelas 22h.

8 de DEZ - [OuTonalidades’07] com os STOCKHOLM LISBOA PROJECT no Bar do Novo Ciclo Acert em Tondela, pelas 23h30;
VENTOS DA LÍRIA na Feira das Sopas em Escalos de Cima, pelas 17h e no Lagar de Proença-a-Velha, pelas 22h;
NORBERTO LOBO no ZDB em Lisboa, pelas 22h;
TERRAKOTA e KUMPANIA ALGAZARRA no “Mundo Dakar” na zona Ribeirinha de Santos, em Lisboa, pelas 22h;
AZEVEDO SILVA no Centro de Artes e Espectáculos de Portalegre, pelas 21h30;
KUSSONDULOLA na Fnac do AlgarveShopping (Guia), pelas 17h;
NANCY VIEIRA na Fnac de Alfragide, pelas 17h;
CORVOS na Fnac de Cascais, pelas 17h;
JOANA AMENDOEIRA na Fnac do Chiado (Lisboa), pelas 17h;
JACINTA na Fnac de Braga, pelas 18h;
[Festival Etnias 2007] com os BAUBO e MU no Contagiarte (Porto), pelas 22h;
ALFA ARROBA no Bar Xuvem em Coimbra, pelas 15h e no Bar do Esmae no Porto, pelas 23h.

9 de DEZ - ALFA ARROBA no Bar Chã das Eiras no Porto, pelas 16h;
STOCKHOLM LISBOA PROJECT no Auditorio Maristas da Junta de Freguesia do Estoril (Carcavelos), pelas 16h;
CORVOS na Fnac de Almada, pelas 17h;
JACINTA na Fnac de Cascais, pelas 17h;
CANTADORES DA RUSGA na Livraria Ler Devagar, na antiga Fábrica Militar de Braço de Prata, (Lisboa), pelas 22h;
NANCY VIEIRA na Fnac de Braga, pelas 18h.

10 de DEZ - XAILE na Fnac de Alfragide (Lisboa), pelas 21h30;
NANCY VIEIRA na Fnac do NorteShopping (Porto), pelas 22h;
STOCKHOLM LISBOA PROJECT ao vivo na Antena 1 no Teatro da Luz em Lisboa, pelas 15h.

12 de DEZ - MAZGANI na Fnac de Alfragide (Lisboa), pelas 21h30;
KUSSONDULOLA na Fnac de Cascais, pelas 21h30;
CORVOS na Fnac Sta.Catarina (Porto), pelas 18h e na Fnac do NorteShopping (Porto), pelas 22h.

13 de DEZ - TOR no Bar Xuven em Coimbra, pelas 22h;
CRISTINA BRANCO no Teatro Sá de Miranda em Viana do Castelo, pelas 21h30;
MAZGANI na Fnac de Coimbra, pelas 22h;
RICARDO PARREIRA na Fnac de Alfragide (Lisboa), pelas 21h30;
MONSTRO MAU na Fnac de Braga, pelas 22h;
CORVOS na Fnac do Gaia Shopping (Gaia), pelas 22h.
André Moutinho

Notícias da Semana

- O Contagiarte, espaço da Invicta e responsável pelo rejuvenescimento de algum público do universo folk no Porto, está a realizar desde hoje e até dia 8 de Dezembro (sábado) mais uma edição do Festival Etnias. O PROJECTO IARA de Helena Madeira (ex-DAZKARIEH e actual colaboradora dos MU) e os especialistas em celebrações musicais de casamentos judaicos (vulgo música klezmer) – MELECH MECHAYA – abrem hoje a primeira noite de festividades. Amanhã, repartem os palcos do Contagiarte os portuenses DYABARA e os sintrenses KUMPANIA ALGAZARRA que levam à Invicta o espírito circense e a fanfarra portátil de inspiração cigana e o repertório de um primeiro álbum cuja edição se avizinha. No sábado, depois da dança oriental de fusão com o projecto BAUBO, os MU oferecem mais um cardápio de sonoridades do leste e do centro da Europa. Este projecto, que se encontra quase a lançar o 2º trabalho, esteve no último Festival Intercéltico do Porto e no Festival Folk de Plasencia (onde partilhou o palco com HEDNINGARNA. Antes e depois das actuações há sempre um colectivo de Dj’s a tornar estas três grandes noites ainda maiores. Mais informação no site do Contagiarte.

- A Associação Cultural Voando em Cynthia promove pelo 3º ano consecutivo, o Encontro de Alternativas em Sintra, onde se promove o encontro entre pessoas, artes e energias.
Decorrerá em Sintra, nos jardins da Biblioteca Municipal, nos dias 30 e 31 de Maio e 1 de Junho de 2008, e aceitam-se propostas das mais variadas áreas, desde música, teatro, pintura, escultura, fotografia, artesanato, workshop’s, palestras, técnicas de desenvolvimento pessoal, massagens, associações, cozinha vegetariana, enfim, de tudo um pouco. Para mais informações, consultem o site http://encontroalternativas.com.sapo.pt/.

- Também às espera de ideias estão os colectivos Rodobalho e Tradballs que nos dizem que está a começar a chegar a chuva, o calendário a ficar sem folhas (electrónicas), os centros comerciais parecem hinos à parolice, o frio ataca e uma qualquer cidade tem a árvore de natal não sei o quê mais que todas as outras. Não há dúvida, está prestes a chegar mais um festival para celebrar o novo ano. Desta vez no acolhedor Centro Norton de Matos , em Coimbra, que aceitou o desafio do Peixe com Botas [vulgo Rodobalho e Tradballs]. A construção em 3 dias (ou mais) de baile, aprendizagem, partilha, sensualidade, muita música e sorriso de lés-a-lés. Passem palavra. Participem. Dêem ideias e acima de tudo, sejam felizes. Os detalhes seguem dentro de momentos.

- A Associação Gaita-de-Foles organiza, a partir de Janeiro de 2008, um curso de iniciação à Gaita-de-foles do Leste Transmontano, com a duração de 6 meses, destinado a alunos com prática anterior em Gaita-de-foles. Nele serão ensinadas técnicas de execução, ornamentação e repertório próprio dos gaiteiros tradicionais de uma área geográfica específica, procurando-se ilustrar a diversidade de géneros musicais que caracterizam as práticas instrumentais aí presentes. Também, na mesma altura, haverá a abertura de um curso de iniciação à Flauta de Tamborileiro (flauta de três buracos e tamboril) com a duração de 6 meses, numa iniciativa que pretende contribuir para a formação de uma nova geração de tocadores de um conjunto instrumental com longa tradição em Portugal. Nele serão ensinadas técnicas de execução e de coordenação entre a flauta pastoril e o tamboril, além de repertório variado, com destaque para as práticas musicais de Trás-os-Montes, onde este tipo de flauta é, conjuntamente com a gaita-de-foles, um instrumento musical preponderante.
As pré-inscrições para ambos os cursos estão abertas até 21 de Dezembro de 2007 e o número de vagas é limitado. Mais informações no site http://www.gaitadefoles.pt/.

- ANTÓNIO ZAMBUJO lançou o seu mais recente álbum “Outro Sentido”. O sucessor de “Por Meu Cante” intensifica o lado experimental do fadista alentejano de traçar percursos paralelos à canção de Lisboa. Se no álbum anterior tinha promovido um saudável encontro entre o fado e a cante alentejano, em “Outro Sentido” há arriscadas intersecções entre as misteriosas vozes búlgaras femininas ANGELITE com uma canção açoriana, há a bossa nova que foi afadistada, a guitarra eléctrica de MÁRIO DELGADO e os desvios sucessivos à guitarra portuguesa e o baixo acústico jazz na visão e direcção musical de RICARDO CRUZ.

- Começou a época de caça às listas dos melhores discos do ano. A revista britânica fROOTS, através de um painel de especialistas (jornalistas de imprensa escrita, animadores de rádio, lojistas especializados, etc.,) já elaborou as listas das mais significativas edições de 2007. Estas podem ser encontradas na edição especial nº 295 / 296 de Janeiro / Fevereiro de 2008. Refira-se que esta lista é, sem dúvida, uma das mais importantes selecções deste ano. Os quatro primeiros classificados, completam agora o «puzzle» dos Prémios de «world music» da BBC Rádio 3 na categoria (única em falta) de “Melhor disco de 2007”. Site em http://www.frootsmag.com/. Apenas deixamos os 4 melhores álbuns originais de 2007:
1. BASSEKOU KOUYATE & NGONI BA – “Segu Blue” (Edição: Out Here
2. ANDY PALACIO & THE GARIFUNA COLLECTIVE - "Watina" (Edição: Cumbancha)
3. TINARIWEN – “Aman Iman” (Edição: Independiente)
4. ORCHESTRA BAOBAB – “Made In Dakar” (Edição: World Circuit). Fonte: Crónicas da Terra

André Moutinho

quarta-feira, dezembro 05, 2007

Próxima emissão do "Canto Nómada" e agora para todo o mundo!

Regressamos às emissões em directo e com grandes notícias para todos. Há muito que anunciávamos algumas alterações na Tores Novas FM, como por exemplo, a emissão on-line da rádio para todo o mundo, via internet e que, finalmente, se concretizou. Agora, com um simples clique no site da Torres Novas FM, pode ouvir (ainda em fase experimental) toda a emissão que é transmitida nesta região e quase em simultâneo (com apenas os naturais 3 a 4 segundos de atraso).
É, assim, uma mais valia para a própria estação, para a cidade de Torres Novas, o seu concelho e, especialmente, para o programa "Canto Nómada" que vê assim uma maneira de chegar em directo a muitos ouvintes que nos ouviam já muito longe, mas apenas em podcast.
Esta quinta-feira apesar de serem os mesmos, são excelentes os motivos para nos acompanharem em directo: ou ouvindo o rádio em directo a partir das 22h, ou o diferido em podcast uns dias depois neste blog ou (e agora) a nossa emissão na internet. Fica, no entanto, a referência para os nossos convidados especiais da 1ª hora, os minhotos GNOMON.
Agora não há desculpa para não nos escutar.

André Moutinho