sexta-feira, março 14, 2008

Notícias da Semana

Títulos

- CAMANÉ;
- Mulher Passa a Palavra;
- Uma Casa Portuguesa;
- JÚLIO PEREIRA;
- A NAIFA;

Desenvolvimento

- CAMANÉ estreia temas do novo disco no próximo concerto de 14 Março que dará em Águeda. O novo disco que CAMANÉ acaba de gravar, com lançamento previsto para o próximo mês de Abril, é praticamente todo ele constituído por inéditos, além de incluir no alinhamento um fado pouco conhecido de Amália Rodrigues. Uma parte desses temas terá estreia em público no concerto do fadista no Cine-Teatro São Pedro, em Águeda, no âmbito das Sextas Culturais 2008. O fado masculino da actualidade é CAMANÉ, que cantou também António Variações (nos HUMANOS) e recentemente seduziu-se pelas canções de BREL, SINATRA e tantos outros. Mas o fado não perde o espaço, antes se renova e se apura, em leves mestiçagens, na voz do fadista. A Águeda vem cantar com a universalidade dos grandes intérpretes. Tem o enfoque na palavra do letrista, a autenticidade da voz cúmplice da guitarra: em suma, a maturidade do fadista.
- Numa acção inédita que pretende chamar a atenção das mulheres portuguesas para o problema do cancro do colo do útero, 17 cantoras nacionais juntaram as suas vozes no CD "Mulher passa a palavra". ADELAIDE FERREIRA, ANA MOURA, DULCE PONTES, CLAUD, JACINTA, JOANA PESSOA, KÁTIA GUERREIRO, LÚCIA MONIZ, SUSANA FÉLIX, MANUELA AZEVEDO, NANCY VIEIRA, RITA GUERRA, TERESA SALGUEIRO e XANA são as artistas que participam no projecto solidário. Cada cantora escolheu um tema para integrar o CD e para além disso, foi incluída uma versão inédita da música “Woman”, de JOHN LENNON, interpretada por dez cantoras. Parte da receita da venda do álbum reverte para a Liga Portuguesa Contra o Cancro, que age no âmbito da prevenção da doença. Todos os dias, uma mulher portuguesa morre vítima do cancro do colo do útero. Esta é a segunda causa de morte por cancro na Europa, em mulheres entre os 15 e 44 anos.
- Espaço agora para mais uma (boa) notícia avançada pelas Crónicas da Terra: a Casa da Música, no Porto, vai acolher um festival denominado por “Uma Casa Portuguesa”, que decorre de 15 a 18 de Maio e que junta projectos musicais portugueses com músicos nórdicos. Este festival será inserido na temática alargada deste ano na Casa da Música: Focus Nórdico. Com concertos dos REALEJO e de RÃO KYAO com o saxofonista norueguês KARL SEGLEM, o guitarrista JOSÉ PEIXOTO e o percussionista RUCA REBORDÃO (dia 15); dos GALANDUM GALUNDAINA e do quarteto vocal sueco KRAJA (dia 16); dos TOQUES DO CARAMULO e do duo da fabulosa cantora finlandesa ANNA KAISA-LIEDES com TIMO VAANANEN, no kantele electrificado (dia 17); de JÚLIO PEREIRA e do duo de música tradicional dinamarquesa HAUGAARD & HOIRUP (dia 18). Mais informações aqui. Fonte: Crónicas da Terra.
- Aproveitamos para lembrar todos os nossos internautas que é já no próximo dia 15 de Março, às 21h30, que JÚLIO PEREIRA vai finalmente apresentar, em espectáculo, o seu último trabalho discográfico "Geografias", onde será acompanhado por Miguel Veras (viola) e Sofia Vitória (voz e teclados). Este ansiado regresso terá como palco o Auditório Municipal do Fórum Cultural do Seixal, podendo-se reservar os bilhetes através do nº de telefone 210976103, tendo o custo de 12,50 €. Uma sugestão, claro está, a não perder!
- Mais um ponto de situação da música nacional para não vos fazer esquecer que depois dos excelentes álbuns “Canções Subterrâneas” e “3 Minutos Antes de a Maré Encher”, a A NAIFA edita agora um novo álbum denominado por “Uma Inocente Inclinação Para o Mal” e, que desta vez, ao contrário dos anteriores (que divulgaram alguns novos poetas portugueses), recorre apenas à poesia da escritora Maria Rodrigues Teixeira. O novo álbum d'A Naifa - que tem Mitó na voz, Luís Varatojo na guitarra portuguesa, João Aguardela no baixo eléctrico e Paulo Martins na bateria – apresenta as canções: “Filha de Duas Mães”, “Um Feitio de Rainha”, “Na Página Seguinte”, “Esta Depressão Que Me Anima”, “Um Rapaz Mal Desenhado”, “Dona de Muitas Casas”, “O Ferro de Engomar”, “Apenas Durmo Mal”, “Pequenos Romances”, “Na Aula de Dança”, “O Ar Cansado dos Meus Vestidos”, “Nas Tuas Mãos Vazias”, “Uma Ligeira Indisposição” e “Apanhada a Roubar”. O álbum estará disponível, a preço de lançamento, a partir de amanhã, nas bilheteiras dos teatros por onde vai passar a digressão de apresentação. Uma digressão que tem datas marcadas para Abril em Coimbra (dias 3 e 4), na Horta (Cine-Teatro Faialense, dia 5), Guarda (Teatro Municipal, dia 11), Tondela (ACERT, dia 12), Lisboa (Teatro Maria Matos, dias 18 e 19), Sesimbra (Fortaleza de Santiago, dia 24) e Portalegre (CAE, dia 26). Em Maio estará em Santarém (Teatro Sá da Bandeira, dia 3), Águeda (Cine-Teatro S. Pedro, dia 9), Setúbal (Fórum Luísa Todi, dia 10), Moita (Fórum J.M. Figueiredo, dia 16), Montemor-o-Novo (Cine-Teatro Curvo Semedo, dia 17), Loulé (Convento de Sto. António, dia 23), Aveiro (Teatro Aveirense, dia 30) e Braga (Theatro Circo, dia 31). Mais informações aqui. Fonte: Raízes e Atenas.

André Moutinho