sexta-feira, março 21, 2008

Notícias da Semana

Títulos

- Fest-i-Ball;
- RODA DE CHORO e Academia de Recreio Artístico;
- Homenagem às vozes de Abril;
- MU;
- Sky Fest;

Desenvolvimento

- No final deste mês irá decorrer mais uma edição Fest-i-Ball como sempre dedicado à promoção e divulgação da música tradicional europeia. De 28 a 30 de Março todos os que passarem pelo Teatro da Luz em Lisboa poderão aprender e aperfeiçoar o seu conhecimento sobre as danças tradicionais, uma vez que durante a tarde decorrerão workshops de dança e, à noite, os famosos bailes-concertos para fazer gosto ao pé. Por este motivo convidamo-lo a consultar o programa do festival e o respectivo cartaz, no site da Tradballs, que organiza, uma vez mais, este tipo de evento.
- O grupo RODA DE CHORO DE LISBOA actua sempre e agora às terças-feiras na Academia de Recreio Artístico em Lisboa. A RODA, composta por: Múcio Sá (bandolim e cavaquinho), Luís Bastos (clarinete), Carlos "Bisnaga" Lopes (acordeão), Nuno Gamboa (violão de 7 cordas) e Alexandre "Barriga" Santos (percussão) são os chorões que se vão esmerar todas as terças-feiras, sempre às 22h30 e prestar prova do que andam a fazer com a música de Ernesto Nazareth, Jacob do Bandolim, Waldyr Azevedo e muitos, muitos outros... Do lado de lá do palco estará o bailarino Ricardo Ambrozio e seu par prometendo contagiar a plateia para um pézinho atrevido de dança. Esta é a fórmula encontrada para fazer das noites de terça-feira na Academia de Recreio Artístico uma das mais animadas da nossa bonita Lisboa. Para isso basta comparecerem neste magnífico espaço, acompanhados de alegria e boa disposição. O resto já lá estará à vossa espera!
Sobre o espaço, a Academia de Recreio Artístico foi fundada em 15 de Agosto de 1885 e é uma das mais antigas associações de Lisboa ainda em funcionamento. Situada em plena Baixa Pombalina, esta associação tem sido um grande pólo de desenvolvimento do movimento associativo, tendo cedido as suas instalações para ensaios de bandas filarmónicas, nomeadamente a da Carris, e tendo dado origem a outras associações como é o caso da Tuna Comercial de Lisboa e a da Casa do Concelho de Arcos de Valdevez. Desenvolve ainda um conjunto de diversas actividades, das quais se destacam o grupo de teatro amador, as noites de fado, os saraus de poesia e as noites de cinema. Morada: Rua dos Fanqueiros, 286, 1º andar, L (Baixa Pombalina).
- Grande e importante movimentação com concertos que vão decorrer, dia 4 de Abril, no Coliseu dos Recreios de Lisboa com uma homenagem às vozes de Abril, promovida pela Associação 25 de Abril e que, segundo a agência Lusa, juntará no mesmo palco JOSÉ MÁRIO BRANCO, LUÍS CÍLIA, VITORINO, WALDEMAR BASTOS, BRIGADA VICTOR JARA, CARLOS ALBERTO MONIZ, CARLOS MENDES, ERMELINDA DUARTE, JOÃO AFONSO, FERNANDO TORDO, PAULO DE CARVALHO, JANITA SALOMÉ, TINO FLORES, JOSÉ JORGE LETRIA e MANUEL FREIRE, entre outros, e ainda as três bandas das forças armadas. O espectáculo, que também servirá para recordar JOSÉ AFONSO e ADRIANO CORREIA DE OLIVEIRA será transmitido pela RTP no dia 25 de Abril. Fonte: Lusa.
- Os portuenses MU editam, na segunda quinzena de Abril, o segundo disco com o sugestivo nome “Casa Nostra”, através da MU - Associação Cultural que o grupo entretanto criou. A banda de HUGO OSGA e de NUNO ENCARNAÇÃO irá editar o sucessor de “Mundanças” em regime de edição de autor. “Casa Nostra” não será, para já, distribuído nas grandes superfícies. O projecto irá apostar na venda online e nos locais de espectáculo e, tão cedo, não efectuará qualquer “showcase” de apresentação deste disco nas Fnac’s em Portugal. O novo álbum dos MU foi gravado no Estúdio da Aguda por Quico Serrano (que também compõe o tema “Lara”, toca sintetizador em dois temas e canta em “Oi na Goni”) e conta ainda com as participações especiais de HELENA MADEIRA (ex – DAZKARIEH – voz em “Karpa”, “Miosótis”, “Iara”) e do colectivo de percussão mandinga SEMENTE (no tema “Saltimbanco”). “Casa Nostra” é maioritariamente composto por temas originais, fortemente influenciados, como de costume, por tradições dos Balcãs e do Báltico. O alinhamento do disco é o seguinte: “Karpa”, “Oi Na Gori”, ”Carrossel”, ”Casa Nostra”, ”Circlone”, ”Chapeloise de Asterix”, ”Ayla”, ”Emma Kalisz”, ”Mog’ur”, ”Saltimbanco”, ”Miosótis”, ”Lara” e ”Viens ma fleur”. Esse trabalho será oficialmente apresentado ao vivo, no dia 18 de Abril, no Cinema Passos Manuel (Porto), num espectáculo conjunto com os PÉ NA TERRA que também lançam nesse dia o seu primeiro disco gravado pela etiqueta Açor de EMILIANO TOSTE.
- O “Sky Fest” abre a porta do Casino de Lisboa, entre os dias 7 e 13 de Abril, ao saudável convívio entre o jazz, o blues e as várias músicas tradicionais dos quatro cantos do mundo, contaminadas por todo o tipo de referências contemporâneas. Do cartaz seleccionado, saltam à vista os nomes de uma das grandes vozes femininas do flamenco actual, ESTRELLA MORENTE, o projecto argentino de renovação do Tango, TANGO CRASH, a cabo-verdiana NANCY VIEIRA, o novo meio de transporte de GUIDA DE PALMA, OLISSIPO ELÉTRICO, a figura do canção pop suburbana lisboeta, DEOLINDA, que edita em Abril o primeiro album “Canção ao Lado” e o ska-fado dos almadenses O’QUESTRADA, entre muitos outros nomes. Eis o programa com os grupos da música do mundo: 7 Abril com os ROSA NEGRA, na Bolacha, pelas 23h30; dia 8 Abril com os O’QUESTRADA na Bolacha, pelas 23h30; dia 9 Abril com os DÂNA no Multiusos, pelas 22h30; dia 10 Abril com NANCY VIEIRA na Bolacha, pelas 00h30; dia 11 Abril com LADY G BROWN & DR. BASTARD (electro world music) no Multiusos, pelas 00h30, dia 12 Abril com ESTRELLA MORENTE no Auditório dos Oceanos, pelas 22h e DEOLINDA na Bolacha, pelas 00h30. Finalmente, dia 13 Abril, CANTO DA TERRA no Multiusos, pelas 22h30 e TANGO CRASH (electro world music) na Bolacha, pelas 23h30. A não perder… Fonte: Crónicas da Terra.

André Moutinho