sexta-feira, abril 04, 2008

Notícias da Semana

Títulos

- Folk-Lore Vídeo Magazine;
- Tocar de Ouvido 2008;
- Bolsa de instrumentos da Pé de Xumbo;
Festival S.I.R.E.N.E.S.;
- Festival “Sons e Ruralidades”;


Desenvolvimento

- Um realizador de vídeo guarda imagens, pois elas são o seu material de trabalho. Depois entretém-se com elas: corta, cola, mistura, faz andar p’rá frente, p’ra trás… A ideia é contar histórias, as dos outros e a sua. TIAGO PEREIRA, realizador de vídeo (recordo os premiados filmes “Arritmia” e “11 Burros Caem no Estômago Vazio”, entre outros) e recente colaborador (videasta) dos CHUCHURUMEL, com mais de cem horas de recolhas vídeo gravadas, decidiu dar-lhes uso, usando-as de forma livre e criativa. Se as recolhas ficarem na fita ou no computador (hoje as gavetas já pouco guardam) seremos uns monstros que comem tradições mas não as digerem, não as transformam. É urgente usar as tradições e transformá-las para que não fiquem nas barrigas dos monstros. O resultado, de tudo isto, chama-se “Folk-Lore Vídeo Magazine”, como diz o nome, um vídeo magazine trimestral sobre cultura popular. O primeiro sairá ainda hoje (espera-se) e o tema central serão as relações da dança com a Igreja. Estão convocados Benjamim Pereira, Padre Fontes, Tiago Pereira, Tia Toneca, D. Maria, Pedro Mestre e população da aldeia de Sete (em Castro Verde), senhoras de Vilar de Perdizes e Saca Sons (grupo de mulheres da Zebreira, Idanha-a-Nova). Este magazine contará, ainda, com animações de Manuela Gandra e Inês Ramos. Folk-Lore Vídeo Magazine estará disponível em http://modularvideo.blogspot.com/, em http://www.myspace.com/tiagopereira e em diversas salas e festivais perto de si. A estreia está marcada para o dia 3 de Maio, no festival “Sons e Ruralidades” (Vimioso) que referimos neste bloco noticioso.
- Mais um “Tocar de Ouvido” em Évora de 1 a 4 de Maio. Esta iniciativa não é mais que um encontro de tocadores de instrumentos tradicionais, que junta os tocadores mais velhos com músicos de novas gerações, em oficinas de aprendizagem informal. Cada oficina conta com a presença de um Tocador tradicional, músico que transmite não só as técnicas de execução, mas também a sua experiência e história de vida, bem como o conhecimento dos contextos da tradição. A ligação com o público far-se-á, em alguns casos, com o apoio de um pivot, um músico urbano que faz a ponte e apoia o trabalho que se desenvolve entre o Tocador e os seus aprendizes. Por exemplo, em Canto, a monitora será a Paula Coimbra. Mas há mais, vejamos, na concertina o tocador é Julinho da Concertina com a pivot Dulce Cruz; Na Gaita-de-foles, o tocador é João da Pena e o pivot será Francisco Pimenta; Na harmónica, António Caturra; Na rabeca brasileira, o tocador e Zé Gomes (Brasil) e na viola braguesa e cavaquinho, o tocador é José Correia, sendo pivot José Barros. A informação mais detalhada em http://www.gaitadefoles.pt/tocardeouvido/2008/oficinas.htm e também aqui, aqui ou aqui.
- Desde 1 de Março e até 10 de Abril, encontram-se abertas as inscrições para a tão importante e tradicional Bolsa de Instrumentos, uma iniciativa da Pé de Xumbo (associação eborense e criadora, entre outras coisas, do Andanças) que visa dar a oportunidade aos tocadores de experimentarem, durante 11 meses, um instrumento antes de decidirem pela sua compra. A entrega dos instrumentos será feita durante o evento “Tocar de Ouvido”, a decorrer em Évora entre os dias 1 e 4 do próximo mês de Maio [e que foi referido na notícia anterior]. Os instrumentos disponíveis são: 1 acordeão, 2 concertinas, 2 gaitas-de-foles galegas, 1 gaita-de-foles transmontana, 2 flautas tamborileiro e 1 bandolim. Os/as interessados/as deverão enviar Curriculum vitae e carta de motivação, recordo até dia 10 de Abril, para luisa@pedexumbo.com. Os resultados serão divulgados dia 20 de Abril e a entrega dos instrumentos será feita dia 1 de Maio.
- Há um novo festival no horizonte, o Festival S.I.R.E.N.E.S., que pretende ser itinerante mas, para já, tem a sua primeira apresentação marcada para o Cine-Teatro de Estarreja, dias 25 e 26 de Abril, datas escolhidas a dedo pelo seu simbolismo. O festival, segundo os seus organizadores, quer ser uma mostra de sonoridades singulares no panorama musical e a sigla S.I.R.E.N.E.S. significa «Soluções Irreverentes Revelam Ao Espectador Novos Estilos Sonoros». Do elenco do festival constam JORGE CRUZ (o ex-SUPEREGO, agora com um novo disco a solo, “Poeira”), os DEOLINDA (em tempo de lançamento do seu álbum de estreia,”Canção ao Lado”) e as TUCANAS, todos no primeiro dia. No segundo dia, os COUPLE COFFEE (com JP SIMÕES será o convidado) e JACINTA (que interpretará temas do seu álbum “Convexo”, dedicado a José Afonso). Integrada no festival está também a exposição “A Cor do Som Português”, com fotografias de Jorge Neto. Mais informações aqui e aqui. Fonte: Raízes e Antenas.
- Já temos os pormenores sobre a edição 2008 do tradicional transmontano Festival “Sons e Ruralidades” e que vai para a sua 3ª edição, com o programa musical conhecido já há mais tempo. Assim, de 1 a 4 de Maio, em Vimioso, decorre o já carismático “Sons e Ruralidades” que incluirá no 1º dia, dia 2, concertos dos MOSCA TOSCA (do nosso companheiro Matias) e dos TRASGO. No dia seguinte, a vez dos PÉ NA TERRA (quase aí com um trabalho de estreia) e dos espanhóis MAYALDE, incluindo ainda o festival uma feira de burros, oficinas, palestras e a estreia do novo projecto do realizador Tiago Pereira, o vídeo-magazine “Folk-Lore”, que referimos anteriormente. Mais informações, sobre o Festival “Sons e Ruralidades”, aqui.
André Moutinho