sexta-feira, fevereiro 22, 2008

Notícias da Semana

Títulos
- Terceira Edição do Palheta Bendita;
- Homenagem a Alexandre Castanheira, CANTADORES DA RUSGA e homenagem a ZECA AFONSO;
- Festival de Flamenco;
- Irish Dance & Music no Teatro Ibérico;


Desenvolvimento

- A Associação Cultural Tirsense, através do grupo GAITEIROS DA PONTE VELHA, organiza nos próximos dias 1 e 2 de Março, na Escola Secundária Tomaz Pelayo em Santo Tirso, a terceira edição do Palheta Bendita. Este ano, o evento que inicialmente era dedicado à afinação da gaita-de-foles e que tinha sido adiado mais ou menos para esta altura, alarga-se a outras actividades: construção de instrumentos musicais, cabeçudos e serrote musical - um instrumento da tradição circense do qual encontramos em Portugal vários intérpretes em famílias de saltimbancos. Todos os interessados podem participar nas seguintes oficinas: construção de aerofones, orientada por Carlos Guerreiro dos GAITEIROS DE LISBOA, construção de pandeiros, orientada por Paulo Meirinhos dos GALANDUM GALUNDAINA, serrote musical com o artista circense TONI DAS GAITAS, manutenção de percussões, com os percussionistas Nuno Encarnação e Paulo Capela, uma oficina infantil de construção de cabeçudos orientada por Eduarda Silva e uma oficina de afinação de gaitas-de-foles. No Sábado, dia 1 de Março à noite, decorrerá um jantar convívio entre todos os participantes e posteriormente haverá um serão com "jam-session" aberto a todos os que se queiram associar à festa. Informações e inscrições pelo telemóvel 917883031 ou na página www.palhetabendita.net. Como graça, veja o vídeo de serrote musical com o artista de circo TONI DAS GAITAS em: http://www.youtube.com/watch?v=UBgbO-Vegps.

- Recebemos da VS Produções um convite e que reza assim: (…) o poeta Alexandre Castanheira assinala 80 anos de vida no próximo dia 28 deste mês (quinta-feira). Quem conhece a sua história de vida sabe que o seu passado antifascista é muito intenso e foi dos que muito contribuiu para que o 25 de Abril tenha sido possível e cá continua na luta por um sonho que nós também continuamos a acompanhar. Assim, um grupo de amigos vai realizar um convívio em sua homenagem no dia 28 na Incrível Almadense, em Almada. Participam, para além de teatro pelo grupo local, participarão musicalmente FRANCISCO NAIA, o grupo coral da alma alentejana CANTADEIRAS ALENTEJANAS e o grupo tradicional CANTADORES DA RUSGA (…) Fica o convite e a sugestão. Entretanto, este último grupo tem andado recentemente numa roda-viva de concertos porque, entre outras coisas, tem nos seus “quadros” um músico experiente e um grande dinamizador cultural de nome VÍTOR SARMENTO que pertence a projectos tão interessantes como os ERVA DE CHEIRO, CANTAREMOS ADRIANO, entre outros e que apresentarão já dia 23, sábado, um concerto de homenagem a ZECA AFONSO onde evocarão o poeta, cantor e cidadão num café concerto organizado pela Sociedade Recreativa Operária do Vale de Santarém (Santarém) a partir das 22h, precisamente 21 anos depois do seu desaparecimento.

- O flamenco, género maior da música espanhola de raiz, vai ter uma bela mostra em Lisboa, talvez a maior e mais abrangente que alguma vez teve em território português. Com organização da Alto & Bom Som Produções, o Festival de Flamenco inclui três espectáculos musicais dedicados à guitarra, ao canto e à dança flamenca e ainda exposições, filmes, palestras e workshops. Os espectáculos, todos na Aula Magna em Lisboa, são protagonizados pelo guitarrista PEPE HABICHUELA (dia 29 de Março) e pelo cantor MIGUEL POVEDA (dia 19 de Abril), entre outras actividades e artistas. O programa fica completo com exibição de filmes, exposições (destaca-se a participação de Mário Pacheco), palestras e workshops de guitarra, canto e dança. Mais informações aqui ou aqui. Fonte: Raízes e Antenas.

- Com a organização da Tradballs da responsabilidade do incansável Matias, haverá já este sábado um dia dedicado à Irlanda, o dia "Irish Dance & Music", com workshops de danças irlandesas a partir das 11 horas para as classes infantis e à tarde, a partir das 15h, para adultos. Haverá ainda workshops de instrumentos irlandeses com Luís Peixoto e os concertos à noite com PADDY B e os TOR. Tudo isto no Teatro Ibérico na Rua Xabregas, 54 em Lisboa. Mais info em http://www.tradballs.com/.
André Moutinho