sexta-feira, fevereiro 29, 2008

Notícias da Semana

Títulos

- XVII Gala Internacional de Acordeão em Vila do Bispo;
- COUPLE COFFEE ;
- FUMP - Festival Universitário de Música Popular;
- Dossier Sines;
- RÃO KYAO;

Desenvolvimento

- No próximo dia 2 de Março, os sons do acordeão voltam a entoar, pelas 15h30, no Auditório do Centro Cultural de Vila do Bispo. Trata-se da XVII Gala Internacional de Acordeão, que irá trazer alguns dos melhores talentos do mundo, como LAURENT DERACHE (França) e PIETRO ADRAGANA (Itália), campeões mundiais. A Gala conta, ainda, com a participação de CORONEL (Roménia), NADIA ZAGANOVA (Bulgária) e dos portugueses CRISTINA MAURÍCIO, RODRIGO MAURÍCIO, TINO COSTA e FRANSCISCO SABOIA. O evento é organizado pela Associação Rodas do Relógio e conta com o apoio da Câmara Municipal de Vila do Bispo. Mais info aqui.
- A Associação Recreativa e Cultural Universitária do Minho (ARCUM) prepara mais um FUMP - Festival Universitário de Música Popular, com uma Semana cultural que teve início no passado dia 25 e um conjunto de actividades (workshops, danças e bailes tradicionais, concertos, feira de artesanato, desfile etnográfico, etc.) que decorrerão em Braga até ao dia 1 de Março. A XIVª edição do FUMP já começou, por isso, a ganhar forma, uma vez que este ano todo o festival andará em torno do tema COM/Tradições. Entre um concurso de fotografia, uma feira de artesanato urbano e tradicional a realizar também no dia 1 de Março no Largo do Paço em Braga e um grande espectáculo no novo auditório VITA no Seminário Menor de Braga, é intenção dos organizadores mostrar aos estudantes da cidade de Braga que a música popular não é sinónimo de aborrecimento, velhadas e reco-reco. O Festival Universitário de Música Popular, danças e vozes do mundo, surgiu em Março de 1992 com o objectivo de divulgar e reviver as nossas raízes, de dar corpo e voz às tradições portuguesas, mas também de divulgar as tradições de outros povos. Esta iniciativa é única no nosso país, por isso apostamos no sucesso e continuidade do festival ao longo dos anos. Uma das finalidades do convite a grupos de outros pontos do país e estrangeiro é o intercâmbio de tradições, que permite um enriquecimento cultural do público e de todos os participantes. Uma das apostas no intercâmbio está presente nos temas adoptados para o Festival, em todas as suas edições. Mais info aqui.
- Agora, um ponto de situação dos dois grandes acontecimentos da música do mundo na localidade de Sines: são eles o festival 25 de Abril e o mais conhecido FMM- Festival Músicas do Mundo. Fazendo um apanhado sobre os assuntos acima citados, a partir dos dois grandes sites de referência deste tipo de música (e também habituais sítios na internet onde vou “roubar” informação), o Raízes e Antenas e o Crónicas da Terra, ficamos a saber que os BEIRUT, estão oficialmente confirmados para o FMM, estando o seu concerto marcado para dia 24 de Julho no Palco do Castelo. Também com concertos anunciados para o FMM estão a cantora suíça ERIKA STUCKY, que regressa a Sines a 26 de Julho com um espectáculo de homenagem a JIMI HENDRIXx, a “trupe” norte-americana HAZMAT MODINE (18 de Julho, em Porto Covo) e o grupo de canto polifónico e de percussões LO CÒR DE LA PLANA, de Marselha. Todos eles a juntarem-se a outros nomes do programa entretanto já conhecidos como os dos MARFUL, ORCHESTRA BAOBAB e KASAI ALLSTARS. Entretanto, que se saiba, nenhum dos nomes já confirmados para as comemorações do 25 de Abril em Sines virão depois ao FMM, mas nenhum deles deslustraria no cartaz do festival, avança António Pires, responsável pelo 1º blog mencionado atrás. Ora veja-se só: dia 24 de Abril, na Avenida Vasco da Gama, há concertos com JÚLIO PEREIRA, recentemente regressado aos álbuns com “Geografias” e o grupo feminino galego MAVELA, onde pontifica a cantora UXÍA. Um dia depois, no Centro de Artes, o cantor e guitarrista guineense MANECAS COSTA e o actor e humorista galego CARLOS BLANCO protagonizam o espectáculo cómico-musical “Humor Neghro”, enquanto no dia 26 o mesmo palco do Centro de Artes é ocupado por um concerto dos CHUCHURUMEL.
- Depois de terem editado o ano passado o álbum “Co'as Tamanquinhas do Zeca”, de homenagem, pois claro, a ZÉCAFONSO, os COUPLE COFFEE vão agora gravar um álbum de comemoração do 50º aniversário da bossa-nova. O álbum, de nome “Young and Lovely - 50 Anos de Bossa Nova” será gravado ao vivo no espaço do Musicbox, em Lisboa, dias 1 e 2 de Março. A banda composta por Luanda Cozetti (voz) e Norton Daiello (baixo eléctrico) estarão mais uma vez com os seus músicos convidados RUCA REBORDÃO nas percussões e SÉRGIO ZURAWSKI na guitarra eléctrica, interpretando temas de JOBIM, JOÃO GILBERTO, VINICIUS DE MORAES, CARLOS LYRA, ROBERTO MENESCAL e NILTON MENDONÇA, entre outros. A não perder…
- Notícia retirado do jornal “Diário de Notícias”. “Porto Interior” é o nome do projecto de RÃO KYAO com YANAN, uma talentosa chinesa, residente no Porto, exímia tocadora de Pi'pa. "Com este encontro pretendemos, através da música, continuar a celebrar a convivência de vários séculos entre Portugal e a China, que Macau historicamente tão bem exemplificou", explicouo mestre da flauta ao jornal. Este projecto já passou por várias salas do país e estará disponível em disco a partir de dia 1 de Março, altura em que será vendido em conjunto com o jornal “Diário de Notícias”. O alinhamento será tocado com base em alguns temas como: Coloane, Taipa, Macau, Tema Clássico Chinês, Fado Oásis, Machadinha, Oliveirinha da Serra, Variações Sobre Fado Menor e Celebração da Paz. Mais info em 21 441 62 00 ou http://www.uguru.net/ uguru@uguru.net.
André Moutinho