sexta-feira, março 07, 2008

Notícias da Semana

Títulos

- CÉSAR PRATA (Canções do Ceguinho);
- Março, mês da Francofonia;
- DEOLINDA;
- Passeios de burro, a tradição e gaita-de-foles;
- Intercéltico do Porto;
- Dossier Sines (2) e outros;



Desenvolvimento

- Os espectáculos de CÉSAR PRATA com as suas “Canções do Ceguinho vão voltar em 2 próximos espectáculos: 07 Março em Sernancelhe e 15 de Março em Lalín, na Galiza. O espectáculo “Canções do Ceguinho” relembra uma prática que quase caiu no esquecimento - embora haja ainda quem se lembre dos folhetos vendidos e cantados por cegos em mercados e romarias. Esses cegos, que se faziam acompanhar por uma concertina ou um bandolim, cantavam histórias de uma violência tão real que parecia inventada. Ao mesmo tempo vendiam folhetos que continham os versos e algumas ilustrações a condizer. Muitas vezes eram ajudados pela mulher ou por uma criança que estendia a mão à caridade. Outras vezes eram apenas acompanhados por um cão. Os folhetos inscrevem-se na tradição da literatura de cordel e são preciosos documentos sobre um quotidiano feito de violência: sangue, faca e alguidar. Voltam as canções que povoavam o universo sonoro das feiras e romaria. A mãe que matou os três filhos à machadada; a costureira que descobriu que o noivo a enganava e se matou no dia do casamento; a Maria da Graça que foi enganada pelo Manuel Celestino e atirou o filho recém-nascido para o telhado ou mesmo o coveiro de Pínzio que desenterrava os mortos para lhes tirar a roupa. Tudo isto para ouvir com CÉSAR PRATA que tocará adufe, concertina, kazoo, samples, sanfona, viola, viola beiroa, viola toeira e voz.
- Março é, de facto, o mês da Francofonia. Andorra, Bélgica, Canadá, França, Luxemburgo, Marrocos, Roménia, Senegal, Suíça e Tunísia celebram a Francofonia, no âmbito da diversidade cultural que ela defende com cinema, poesia, teatro, literatura, ciência, exposições, conferências, gastronomia e, claro está, a música. Desde ontem e que se prolongará até 20 de Março, a Festa da Francofonia estará presente um pouco por todo o país. Em Lisboa no Instituto Franco-Português, no Porto e em Coimbra e ainda em muitas escolas e Universidades portuguesas com conferências, filmes, exposições e concursos dirigidos aos alunos e professores de francês. O programa tem a sua maior extensão em Lisboa a partir de hoje e até ao dia 19, encerrando com um passeio gastronómico. O Instituto Franco-Português é o epicentro mas haverá incursões noutros locais da cidade como o espaço Zé dos Bois e o Palácio das Necessidades. Programa e informações aqui.
- Os músicos Ana Bacalhau, na voz, José Pedro Leitão, no Contrabaixo, Pedro da Silva Martins e Luís José Martins, nas Guitarras Clássicas, criaram uma personagem própria de uma história de banda desenhada inspirada nos devaneios artísticos de uma jovem urbana com alma de fadista. “O seu nome é DEOLINDA e tem idade suficiente para saber que a vida não é tão fácil como parece, solteira de amores, casada com desamores, natural de Lisboa, habita um rés-do-chão algures nos subúrbios da capital. Compõe as suas canções a olhar por entre as cortinas da janela, inspirada pelos discos de grafonola da avó e pela vida bizarra dos vizinhos. Vive com 2 gatos e um peixinho vermelho…”, lê-se no MySpace da Banda. É esta DEOLINDA que, na segunda quinzena de Abril, editará o seu primeiro álbum, “Canção ao Lado”. O disco, produzido pela própria DEOLINDA e por Nélson Carvalho, ainda não tem alinhamento definido, nem editora/distribuidora. Mas uma coisa é certa, pérolas da nossa canção portuguesa, escritas por Pedro da Silva Martins, como “O Fado Não É Mau”, “Contado Ninguém Acredita” (já editado na compilação Novos Talentos da Fnac), “Fado Castigo”, “Fon Fon Fon”, “Lisboa Não é a Cidade Perfeita”, “Movimento Associativo”, “Ai Rapaz”, “Não Sei Falar de Amor”, “Fado Toninho”, “Mal Por Mal”, “Canção Ao Lado” (que dá título ao disco) e “Eu Tenho Um Melro” constituem parte dos cerca de três quartos de hora que dignificam a música cantada na nossa língua. Sem artifícios, sem quaisquer artistas convidados, “Canção ao Lado” será um disco 100%-puro-estilo-Deolinda gravado com a preocupação de não perder a autenticidade dos espectáculos. “Gravámos todos em conjunto e gostamos muito do resultado final. Pensamos que conseguimos captar a essência do que é a Deolinda ao vivo, e ao mesmo tempo, aproveitar o estúdio para brincar e experimentar e enriquecer o universo sonoro do grupo”, refere Ana Bacalhau. “Canção Ao Lado” deverá ser apresentado ao vivo em Lisboa na segunda quinzena de Maio e marcará o arranque de uma nova digressão que irá passar pelo festival Med de Loulé. Fonte: DEOLINDA e Crónicas da Terra.
- A AEPGA [ Associação para o Estudo e Protecção do Gado Asinino] vai realizar entre os dias 14 e 17 de Março a V Edição do Passeio de Burro "Por Tierras De L Rei" que terá início em Fonte de Aldeia. Eles convidam-nos a comemorar o início da Primavera na companhia de um burrico e conhecer o Planalto Mirandês, as suas aldeias e gentes tão peculiares. Também referem a delícia da gastronomia local e que nos devemos enamorar pela música tradicional e as histórias antigas que lhe vão contar. Não é difícil, digo eu… É, pois, com enorme prazer, que eles desafiam-nos a participarem neste passeio pelas bonitas paisagens transmontanas ao som da gaita mirandesa. O programa e mais informações aqui. Pode, em alternativa contactar o 96 6151131 (Miguel Nóvoa) ou o 96 0050722 (Joana Braga). E-mail: burranco@gmail.com.
- A 17ª edição do Festival Intercéltico do Porto irá realizar-se entre os próximos dias 11 e 12 de Abril no Cinema Batalha, segundo informação do site Divergências. E, no cartaz, está um programa de grande qualidade. Senão vejamos: a abertura, dia 11, é feita pelo grupo de música tradicional da Madeira ENCONTROS DA EIRA e, ainda, pelo grupo irlandês BEOGA- com a particularidade de que são duas concertinas a comandar a festa na interpretação dos temas tradicionais. Na segunda noite, os mirandeses GALANDUM GALUNDAINA que abrem o palco que é depois ocupado por um dos mais respeitados e virtuosos gaiteiros galegos: XOSÉ MANUEL BUDIÑO. Para já, não se sabe se vai haver os consagrados after-hours como o ano passado, mas sabe-se que há novamente uma extensão do festival em Arcos de Valdevez, com as Noites Intercélticas a serem ocupadas, na Casa das Artes daquela vila, com concertos dos GALANDUM GALUNDAINA, dia 11 de Abril e dos BEOGA, dia 12 de Abril.
- Para falar outra vez do FMM de Sines, é sempre mais fácil, para os mais interessados deste dossier, dirigir-vos o convite para visitarem regularmente o Crónicas da Terra do amigo Luís Rei que está sempre ao corrente deste e de grande parte dos assuntos da música do mundo. Mas adiantamos que, depois de dois concertos memoráveis em Sines e no Seixal, TOUMANI DIABATÉ vem tocar à Casa da Música no Porto já no próximo dia 28 de Maio e à Culturgest em Lisboa, dia 31 do mesmo mês, segundo avança o site que vos referi atrás. O mestre maliano da kora (uma harpa mandinga) apresenta-se, desta vez, em solo absoluto, ou seja, sem a SIMMETRIC ORCHESTRA, interpretando temas do seu mais recente álbum “The Mandé Variations”, todo ele dedicado inteiramente e em exclusivo aos sons da kora. Ao que parece, um facto raro numa carreira cheia de colaborações riquíssimas e em que é preciso recuar quase vinte anos para se encontrar outro álbum deste artista exclusivamente dedicado à kora, o “Kaira”. Fonte: Raízes e Antenas.
André Moutinho